United Nations Office on Drugs and Crime
Regional UNODC Websites

Login

Search

UNODC is cosponsor of the Joint United Nations Programme on HIV/AIDS - UNAIDS

SHIS QI 25 conj 3 casa 7, CEP 71660-230 Brasília, DF, Brasil
 Telefone: +55 61 3367-7353 / Fax: +55 61 3367-7228
E-mail: unodc.brasil@unodc.org




NOTA PARA A IMPRENSA


 

MUNICÍPIOS SÃO IMPORTANTES NA PREVENÇÃO AO CRIME, DIZ UNODC

 

Brasília, 03 de outubro de 2003 - Uma prevenção mais efetiva da criminalidade urbana deve envolver o fortalecimento de comunidades locais e a chamada prevenção situacional (ou ambiental), estratégias que são mais eficazes quando os municípios se envolvem na execução das políticas de segurança pública. Esta é a opinião do representante do UNODC para o Brasil e o Cone Sul, Giovanni Quaglia, expressa na abertura do I Fórum Metropolitano de Segurança Pública da Baixada Santista, promovido pela Prefeitura de Cubatão (SP).

Na sua palestra, o representante do UNODC explicou que a criminologia trabalha com duas categorias básicas de prevenção ao crime: a prevenção social e a prevenção situacional. O primeiro grupo atua sobre as causas sociais do delito e procura reduzir a motivação criminal. Já a prevenção situacional tem a finalidade de reduzir as oportunidades de se cometer um delito criminal.

Entre as abordagens de prevenção social estão as intervenções voltadas para a infância, a melhoria dos indicadores sociais da população e o fortalecimento de comunidades locais afetadas pela criminalidade. Esta última, ao lado da prevenção situacional, são abordagens de prevenção ao crime que apresentam inovações e conceitos mais recentes, explicou o representante do UNODC durante sua palestra.

Os conceitos de parceria e cooperação multi-agencial entre sociedade e Poder Público reaparecem como novos conceitos de segurança urbana voltada para o fortalecimento comunitário. Em relação à segurança situacional, os novos conceitos se referem às idéias de "vitimização repetida" e "pontos quentes" (ou "hot spots").

Durante sua palestra, o representante do UNODC explicou que essas novas formas de prevenção buscam articular esforços da sociedade e do governo no sentido de controlar a incidência de diversos tipos de crime, sem reduzir a importância do aparato policial e da justiça criminal. Ele lembrou ainda que, para as Nações Unidas, os municípios são "centros de interesse da seguridade comunitária" e têm um papel decisivo na implementação de policias de prevenção ao crime. Clique aqui para ler a íntegra da palestra.



back to top