|
SHIS QI 25 conj 3 casa 7, CEP 71660-230 Brasília, DF, Brasil
Telefone: +55 61 3204-7200 / Fax: +55 61 3204-7222
E-mail:
unodc.brasil@unodc.org
|
Assessoria de Comunicação
Fundo Mundial para o Esporte Une Jovens do Oriente Médio
Eventos têm como foco esporte como prevenção ao abuso de drogas e à violência
Viena, 19 de outubro - Mais de 100 jovens de todo o Oriente Médio estão reunidos em Jounieh, a 15km de Beirute, no Líbano, de 22 a 25 de outubro. O evento esportivo organizado pelo Fundo Mundial para o Esporte incentiva os jovens a preferir esportes a droga e criminalidade.
Os jovens, com idades entre 12-15 anos, do Bahrein, Iraque, Líbano, Omã, Catar e Iêmen, junto a jovens palestinos, irão participar de quatro dias de acampamento, com treinos de futebol, de formação, educação e encontros sobre como jogar limpo.
O Fundo Mundial para o Esporte é uma iniciativa conjunta entre o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Comitê Olímpico do Catar (QOC). O evento no Líbano é a primeira de uma série de encontros que irão ocorrer em todo o mundo: América do Sul, África e Ásia.
"Vindo de alguns dos países mais turbulentos do mundo, muitos desses jovens têm passado por estresse e adversidades", disse Antonio Maria Costa, Diretor Executivo do UNODC. "Hoje, vemos jovens, meninos e meninas, deixar a política de lado e ganhar a batalha da juventude e da vida".
Com a participação de 10 jovens iraquianos, 20 libaneses, e 15 palestinos, o acampamento envia também uma forte mensagem ao povo da região. Jovens vindos destes vários países têm muito em comum. Trabalham em conjunto, jogam de igual para igual. E isso é fundamental para o fortalecimento da sociedade.
"Através do esporte e de eventos, como o acampamento do Fundo Mundial para o Esporte, podemos dar pequenos passos adiante para as gerações futuras", disse Costa.
O campo de futebol foi inaugurado segunda-feira, na prefeitura de Jounieh, pelo xeque H.E. Saoud Bin Abdulrahman Al-Thani, Secretário-Geral do QOC; por Mohamed Al-Mulla, Coordenador do Programa Regional de Cooperação para o Golfo; Zaid Al-Khayyami, Diretor-Geral do Gabinete do Ministério libanês da Juventude e do esporte e por Juan Hobeich, prefeito da cidade de Jounieh.
Mais informações:
Carolina Gomma de Azevedo (
Carolina.Azevedo@unodc.org)
Assessora de Comunicação
Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime-UNODC
Telefone: +55 61 3204-7206 / Cel: +55 61 8143 4654
www.unodc.org.br
|