• عربي
  • 中文
  • English
  • Français
  • Português
  • Русский
  • Español

 

MUNs, Prevenção do Crime e Educação para a Cidadania Global: Percursos educativos para reforçar o conhecimento sobre o Estado de Direito entre jovens /
MUN, prevención a la criminalidad y educación para la ciudadanía global: Vías educativas para fortalecer el conocimiento del estado de derecho entre jóvenes

 

Date
Thursday, 3 December 2020
Host
Time (CET)
16:00 - 17:30
Language
Portuguese, Spanish
 

O modelo das Nações Unidas (MUN) é uma ferramenta educacional interativa que reúne milhões de jovens e educadores a cada ano em uma plataforma social e acadêmica para aprender juntos, debater e encontrar soluções para os mais variados desafios globais, enquanto aprendem como a ONU opera.

O E4J desenvolveu um guia para apoiar os MUNers que desejam integrar as questões de prevenção ao crime e justiça criminal em suas simulações. Mais de 300.000 estudantes de todo o mundo já utilizaram o guia para aprender sobre os desafios globais do Estado de Direito que estão sendo discutidos no núcleo das Nações Unidas.

Esta sessão visa a reunir profissionais da área de políticas públicas, estudantes, educadores e participantes de Conferências de MUNs de países de língua portuguesa e vizinhos para discutir seu papel educacional no fortalecimento do engajamento de jovens nos níveis secundário e terciário da educação para promover o Estado de Direito. A atividade também objetiva desenvolver uma compreensão profunda de como o Guida Recursos do E4J para MUNs pode encorajar jovens a aprender sobre os desafios globais na prevenção do crime, justiça criminal e o Estado de Direito através dos Modelos das Nações Unidas.

Jovens dedicados, tomadores de decisão e professores de países de língua portuguesa e demais países vizinhos, assim como convidados especiais, serão convidados a refletir sobre oportunidades e desafios para criar uma rede regional de MUNers engajada nas áreas de prevenção ao crime e justiça criminal.

Agenda

  • 16:00 – 16:10: Abertura: Rodrigo Araujo, UNODC Brasil
    • É possível promover o estado de direito e a prevenção à criminalidade através de Modelos das Nações Unidas?
  • 16:10 – 16:20: Eduardo Giugliano, ABRAMUN
    • Desafios e oportunidades para criar uma rede de Modelos das Nações Unidas engajada na promoção do estado de direito e na prevenção à criminalidade
  • 16:20 – 16:30: Sec. Luiz Alvaro Salles de Menezes, SRI – São Paulo
    • Como institucionalizar MUNs como políticas públicas de sucesso: o caso do MONUEM-SP
  • 16:30 – 16:40: Prof. Matias Penhos, Universidad Nacional de Quilmes
    • (em espanhol) O papel de educadoras e educadores no fortalecimento de lideranças jovens através de Modelos das Nações Unidas
  • 16:40 – 16:50: Dussu Djabula, HeForShe Lisboa
    • Impactando pessoas através de MUNs: o caso da violência contra meninas e mulheres em Portugal
  • 16:50 – 17:25: Debate com o público
  • 17:25 – 17:30: Considerações finais
 

Panellists

Moderator

Rodrigo de Sousa Araujo

Ponto-focal da iniciativa Educação para a Justiça no Brasil e sobre assuntos relacionados a Modelos das Nações Unidas, Escritório de Ligação e Parceria do UNODC para o Brasil

Rodrigo Araujo é o Assistente Sênior do Escritório do UNODC no Brasil e o ponto focal nacional para projetos nacionais e globais sobre prevenção à criminalidade entre jovens, e sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É Coordenador do Programa Embaixadores da Juventude. Rodrigo é Mestre em Criminologia Transnacional, Justiça e Segurança pela Universidade de Glasgow, Escócia, e possui ampla experiência na gestão de Modelos das Nações Unidas (MUNs) nos níveis secundário e terciário de educação. Antes de juntar-se ao UNODC, Rodrigo atuou como Gestor Executivo de Projetos da Rede de Aprendizagem sobre Desenvolvimento Global (GDLN).

https://www.linkedin.com/in/rodriigosa | Twitter: @unodcprt

Speakers

Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes

Secretário Executivo, Secretaria Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo

Luiz Álvaro de Menezes atualmente exerce as funções de Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo. Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), pós-graduado em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Nos anos de 2012 e 2014, também foi o Gerente Executivo da Bienal Internacional do Livro de São Paulo e em 2015, assumiu a Gerência de Relações Internacionais da CBL e se tornou responsável pelo projeto Brazilian Publishers, parceria entre a Câmara Brasileira do Livro e Apex-Brasil.

 

Eduardo Giugliano

Presidente, Associação Brasileira de Modelos das Nações Unidas (ABRAMUN)

Eduardo Giugliano é Presidente da Associação Brasileira de Modelos das Nações Unidas (ABRAMUN) e é acadêmico de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui mais de 6 anos de sólida experiência com MUNs. Trabalha para fomentar a cooperação e a integração acadêmica e administrativa entre MUNs de todo o país, além de buscar expandir o universo das simulações para que mais estudantes possam conhecer e participar dos debates.

 

Matías Pascual Penhos

Professor e Mestre em Sociologia da Cultura, Universidad Nacional de Quilmes (Argentina)

Professor de Direitos Humanos na Universidade Nacional de Quilmes e professor de Criminologia e Pesquisa Educacional na Escola Nacional de Gendarmerie. Sociólogo pela Universidade de Buenos Aires. Mestre em Sociologia da Cultura (IDAES, Universidade Nacional de San Martín) e doutorando em Ciências Sociais e Humanas na Universidade Nacional de Quilmes. Desde 2011, coordena o Projeto de Extensão Universitária "Levante sua mão: O direito de experimentar o espaço intersubjetivo", que, através do Modelo das Nações Unidas da Universidade Nacional de Quilmes – MONUUNQ, dissemina conhecimento e liderança entre jovens dos três níveis de educação formal.

https://www.instagram.com/monuunq/
 

Dussu Djabula

Diretora, HeforShe Lisboa

Dussu Djabula nasceu na Guiné-Bissau e vive atualmente em Portugal. Nos últimos anos, tem atuado na área da igualdade de gênero através do movimento HeForShe, tendo presidido a HeForShe UNL. Atualmente é Diretora na HeForShe Lisboa, centrando seu trabalho no apoio à criação e gestão de projetos sobre educação para jovens em questões de gênero. Dussu também é Assistente de Pesquisa no NOVA Centre for Business, Human Rights and the Environment (NCBHRE).

https://www.heforshelisboa.org/página-inicial

 

Back to Day 3
To top