Reinventar a educação para um mundo mais justo: Inspirar e mudar juntos.

 

 

Enquadramento

Na recente Declaração sobre a comemoração do 75º aniversário das Nações Unidas, os Estados Membros salientaram que "a crescente desigualdade dentro e entre países está a comprometer os nossos esforços para assegurar o futuro que queremos [...] e conduz à falta de confiança das pessoas na capacidade das instituições públicas".

Relativamente ao sector da educação, esta situação foi exacerbada pelo surto da COVID-19, que criou a maior perturbação dos sistemas educativos da história, com 1,5 mil milhões de alunos em todo o planeta afetados pelo encerramento de escolas e pelos novos desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior. Com a transferência de uma parte do ensino tradicional em sala de aula para o domínio digital, uma parte significativa da população, que tinha um acesso limitado ou inexistente às tecnologias de comunicação, foi deixada de parte e o fosso digital já existente aumentou. Em alguns contextos, a pandemia COVID-19 levantou preocupações fundamentais sobre uma eventual erosão dos direitos humanos e do Estado de direito, durante o contexto atual e pós-pandemia.

Para o Estado de direito é fundamental, em todos os aspectos da sociedade, forjar relações de responsabilidade mútua, fiabilidade e reforço da confiança nos atores e instituições públicas. Reconhecendo o papel da educação na promoção do Estado de direito e no apoio ao avanço dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a UNESCO e o UNODC estabeleceram uma parceria num projecto para promover a Educação para a Cidadania Global, integrado na iniciativa Educação para a Justiça (E4J), no âmbito do Programa Global do UNODC para a Implementação da Declaração de Doha. A iniciativa E4J promove uma abordagem inovadora e criativa para fomentar o ensino de temas relacionados com o Estado de direito nas escolas (níveis primário e secundário) e instituições de ensino superior em todo o mundo. O E4J está a estabelecer parcerias com milhares de educadores e académicos em todo o mundo, reconhecendo o papel crucial que as escolas e instituições de ensino superior desempenham como lugares onde a próxima geração terá poder para se tornar os líderes de amanhã. Líderes necessários para reforçar a paz e a justiça em todo o mundo e dar prioridade à realização dos ODS.

Série Diálogos Globais Educação para a Justiça

Na sequência do sucesso da Conferência Internacional de Alto Nível E4J de 2019 e inspirado pela vasta gama de abordagens inovadoras de todo o mundo para assegurar que #LearningNeverStops, o UNODC acolherá de 1-4 de Dezembro de 2020 a Série de Diálogos Globais E4J, que se consubstancia em discussões em rede sobre os temas da educação para o Estado de direito, a voz da juventude e o papel das escolas e instituições de ensino superior na contribuição para os ODS, em particular o ODS 16. As discussões vão centrar-se nos níveis de ensino primário, secundário e terciário, com particular ênfase na forma como a comunidade educativa internacional necessita de responder aos crescentes desafios que a educação enfrenta actualmente.As discussões interactivas em rede proporcionarão também uma via para discutir o futuro da educação sobre questões relacionadas com a justiça, o Estado de direito, os ODS e a coesão social, na perspectiva dos numerosos parceiros internacionais, educadores e académicos que cooperam com a E4J, bem como representantes da juventude e outros beneficiários.

 
Seguinte: Dia 1
 Regressar ao início