Este módulo é um recurso para professores 

 

Materiais de ensino adicionais

 

Esta secção inclui links para materiais que podem auxiliar a lecionação, como apresentações Powerpoint, vídeos e casos práticos, os quais podem ajudar o palestrante a transmitir os conhecimentos abordados por este Módulo. Os palestrantes podem adaptar os slides e demais recursos consoante as suas necessidades.

Apresentação em PowerPoint

  • Apresentação do Módulo 1 (TBI)
 

Vídeos

  • The Struggle against Corruption (2018). Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (23 min). Esta curta-metragem da UNODC reúne especialistas da ONU e académicos, os quais analisam como é que a corrupção se manifestou ao longo da história, quais foram as suas implicações e como é que podemos trabalhar em conjunto para combater este crime.
  • Black Money (2009). PBS Learning Media (57 min). Neste vídeo, o jornalista de investigação Lowell Bergman analisa o mundo sombrio do suborno internacional.
  • Enron, The Smartest Guys in the Room (2005). Alex Gibney (1h 50min). Trata-se de um documentário sobre a empresa Enron, as suas práticas comerciais desviantes e corruptas e como é estas contribuíram para a sua queda.
  • Dark Money (2018). Kimberly Reed (1h 39min).  » Trata-se de um thriller político que examina a influência do dinheiro não rastreável de empresas privadas nas eleições e representantes eleitos nos Estados Unidos da América.
  • What Is Corruption? (2017). Bonnie J. Palifka (14 min).  » Este vídeo explica algumas definições de corrupção e fornece exemplos de atos corruptos.
  • The Rise of the Super Rich (2013). Chrystia Freeland (15 min).  » Esta TED talk sobre a ascensão dos super ricos analisa a ascensão de uma nova classe de plutocratas que são extremamente poderosos graças à sua riqueza, explicando ainda como a riqueza promove um capitalismo clientelista que favorece a criação de legislação e de resultados mais favoráveis para os mais ricos.
 

Websites

  • The Safra Center for Ethics na Universidade de Harvard oferece uma base de dados online sobre corrupção institucional que contém inúmeros artigos e revistas de livre acesso.
 

Outros materiais

  • KickBack: The Global Anti-Corruption Podcast. Este podcast apresenta entrevistas regulares com os principais especialistas na luta contra a corrupção, desde a academia, à política, ativistas, jornalistas, etc. O podcast tem como objetivo promover o debate e discussões sobre questões importantes no campo da corrupção, a partir de diferentes perspetivas. Dada a duração de cada episódio (média: 45 minutos), o palestrante pode indicá-lo como uma tarefa a ser realizada pelos alunos antes da palestra.
 
Seguinte:  Guia para desenvolver uma disciplina autónoma
Regressar ao início