Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de Estrutura de Aula

 

Esta secção contém recomendações para uma exposição organizada e temporalmente adequada dos conteúdos, com vista ao alcance dos objetivos da aprendizagem, numa palestra de três horas. O palestrante pode querer desconsiderar ou reduzir alguns dos pontos abaixo indicados para despender mais tempo com outras atividades, como a apresentação, a realização de atividades quebra-gelo, a apresentação de conclusões ou a realização de pequenos intervalos. A estrutura pode ser adaptada para aulas mais curtas ou mais longas, considerando que duração das mesmas varia de país para país.

Introdução (10 minutos)

  • O palestrante introduz à turma, de forma breve, os termos mais importantes para a compreensão do Módulo, como governo, governança, boa e má governança.

Significado e diferenças entre o governo e a governança (30 minutos)

  • O palestrante pede aos estudantes para se dividirem em grupos de três ou quatro elementos, e pede-lhes que expliquem porque é que as sociedades necessitam de um ‘governo’ e de ‘governança’. Alguns grupos apresentam as suas opiniões à turma. O palestrante explica os significados mais restritos e amplos de governança e discute as diferenças e similitudes entre a definição e as sugestões dos estudantes.  

Realização do Exercício 1 (30 minutes)

Os princípios da boa-governança (30 minutos)

  • O palestrante descreve os princípios da boa-governança e discute algumas suas dificuldades conceituais e práticas. (15 minutos)
  • O palestrante pede aos estudantes que se dividam em grupos de três ou quatro, para refletir sobre a sua compreensão em torno destes princípios, e para sintetizarem, em conjunto, os seus entendimentos de forma curta, clara e precisa. Alguns grupos apresentam as suas conclusões à turma, partilhando as suas visões sobre os princípios da governança. (15 minutos)

Indicadores de Governança (20 minutos)

  • O palestrante pede aos estudantes para mencionarem indicadores para medir os níveis de governança e discutir a sua relação com os níveis de corrupção. O palestrante descreve os indicadores deste Módulo e discute alguns dos seus problemas metodológicos conceituais e práticos.

Realização do Exercício 4 (30 minutos)

Ferramentas de governança (20 minutos)

  • O palestrante discute ferramentas potenciais de governança e pergunta aos estudantes quais é que eles qualificam como mais importantes, descrevendo alguns exemplos de que os mesmos já ouviram falar ou pensaram. Os seus pais queixam-se de injustiças no local de trabalho? Eles foram tratados de forma injusta ou foram afastados indevidamente de uma qualquer promoção? Existem normas e orientações que foram violadas? Peça aos estudantes para partilharem as razões pelas quais tal acontece. Que ferramentas de governança descritas no Módulo poderiam ajudar a prevenir tais problemas? 
  • Realize, alternativamente, o Exercício 5.

Discussão em turma (10 minutos)

 
Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início