Este módulo é um recurso para professores 

 

Materiais de ensino adicionais

 

Esta secção inclui links para materiais que podem auxiliar a lecionação, como apresentações Powerpoint, vídeos e casos práticos, os quais podem ajudar o palestrante a transmitir os conhecimentos abordados por este Módulo. Os palestrantes podem adaptar os slides e demais recursos consoante as suas necessidades.

Apresentação em PowerPoint

  • Apresentação do Módulo 4 (TBI)
 

Vídeos

  • Esta coleção de vídeos sobre iniciativas de ação coletiva, desenvolvida pelo Centro de Ação Coletiva do Instituto de Basel sobre Governança, inclui entrevistas com alguns reputados especialistas em anticorrupção e ação coletiva que explicam o que é a ação coletiva, quais os benefícios que estas acarretam para os mercados e para a sociedade, quem está envolvido nas mesmas e quais as estratégias de sucesso para o desenvolvimento de Iniciativas de Ação Coletiva.
  • O que é a corrupção? (2018). Phil Nichols, Universidade da Pensilvânia (15 minutos). Este vídeo faz parte de um curso online sobre corrupção oferecido pela Universidade da Pensilvânia, disponível em Coursera.
  • Os riscos da corrupção na contratação pública (2018). African Maths Initiative (7 minutos).
 

Websites

  • The Safra Centre at Harvard University Working Paper Series – Esta base de dados dispõe mais de 500 artigos sobre corrupção, publicados pelos antigos e atuais membros do Edmond J. Safra Research Lab da Universidade de Harvard
  • ANTICORRPAs Políticas Anticorrupção Revisitadas: As Tendências Globais e as Respostas Europeias ao Desafio da Corrupção (ANTICORRP) é um projeto de investigação financiado pela Comissão Europeia. Este projeto consiste em 20 grupos de pesquisa de 15 países da União Europeia e oferece várias publicações sobre questões relacionadas com a corrupção.
 

Estudos de casos, notícias e blogs

 

Outros materiais

  • KickBack: The Global Anti-Corruption Podcast. » Este podcast apresenta entrevistas regulares com os principais especialistas na luta contra a corrupção, desde a academia, à política, ativistas, jornalistas, etc. O podcast tem como objetivo promover o debate e discussões sobre questões importantes no campo da corrupção, a partir de diferentes perspetivas. Dada a duração de cada episódio (média: 45 minutos), o palestrante pode indicá-lo como uma tarefa a ser realizada pelos alunos antes da palestra.
 
Seguinte: Guia para desenvolver uma disciplina autónoma
Regressar ao início