Este módulo é um recurso para professores  

 

Materiais de ensino adicionais

 

Esta secção inclui links para materiais que podem auxiliar a lecionação, como apresentações Powerpoint, vídeos e casos práticos, os quais podem ajudar o palestrante a transmitir os conhecimentos abordados por este Módulo. Os palestrantes podem adaptar os slides e demais recursos consoante as suas necessidades.

Apresentação em PowerPoint

 

Vídeos

  • Uma série de vídeos sobre iniciativas de ação coletiva, desenvolvida pelo Centro de Ação Coletiva do Instituto de Governança de Basel, oferece entrevistas com alguns dos maiores especialistas em anticorrupção e ação coletiva, os quais explicam o que é e ação coletiva, que benefícios acarreta para os mercados e a sociedade, quem está envolvido nas mesmas e exemplos de estratégias de iniciativas de ação coletiva de sucesso.
  • Ética Ilustrada: Como evitar Conflitos de Interesses (2018). Gabinete de Ética do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (4:43 mins). Este vídeo fornece conselhos práticos que os funcionários podem utilizar para identificar e evitar conflitos de interesses, responder apropriadamente a presentes oferecidos por vendedores, e assegurar que os mais elevados padrões de imparcialidade são respeitados.
  • Cultura Empresarial (2016). Duke University – The Fuqua School of Business (14:34 mins). Este vídeo fornece uma visão geral sobre um projeto de investigação que envolve cerca de 2000 executivos para apreender as suas visões sobre cultura empresarial.
  • O Risco de Corrupção nos Mercados Farmacêuticos e de Dispositivos Médicos (2016). Richard Bistrong (15:35 mins). Neste vídeo do 17.º Congresso Anual de Compliance Farmacêutica e Dispositivos Médicos, especialistas no combate à corrupção e em compliance discutem no painel “Por detrás do suborno: múltiplas perspetivas do mundo real sobre como o suborno internacional ocorre, é investigado, e pode ser prevenido”.
  • Corrupção no Brasil: a farsa que colocou os políticos atrás das grades (2017). The Economist (4:49 mins). Neste pequeno vídeo, os jornalistas do The Economist apresentam um dos maiores escândalos de corrupção do mundo, o qual começou com uma investigação numa empresa brasileira de lavagem de carros e que se espalhou por 16 países, envolveu mais de 1000 políticos e líderes empresariais e colocou bilionários atrás das grades.
  • MACN: Combatendo a corrupção marítima na Argentina (2019). BSR (5:14 mins). Este vídeo apresenta a Maritime Anti-Corruption Network (MACN) na Argentina e os seus esforços anticorrupção, incluindo um amplo programa de ação coletiva.
 

Websites

  • O FCPA Blog oferece mais de 7000 publicações de 60 autores distintos, incluindo notícias e comentários sobre crimes de colarinho branco, ações de fiscalização de atuação conforme à legislação anticorrupção, em particular com o Foreign Corrupt Practices Act (FCPA).
  • FCPA Clearinghouse é uma plataforma online desenvolvida pela Faculdade de Direito da Universidade de Stanford que inclui vários materiais relacionados com o FCPA, como relatórios, artigos e estatísticas.
  • O website do Instituto de Governança de Basel oferece uma rica coleção de materiais de acesso livre sobre corrupção no setor privado, ação coletiva e compliance
 

Estudos de casos, notícias e blogues

 

Outros materiais

  • A luta contra a corrupção – Esta ferramenta de e-learning foi desenvolvida pelo Pacto Global das Nações Unidas e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. Utiliza seis módulos interativos de aprendizagem para maior entendimento do público sobre o 10.º princípio do Pacto Global das Nações Unidas e a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, bem como sobre como tais instrumentos se aplicam ao setor privado. Esta ferramenta é destinada a todos os que atuam em nome de uma empresa. Cada módulo apenas tem a duração de 5 minutos, revelando-se um modo de aprender rápido e eficaz. E divertido também!
 
Seguinte: Guia para desenvolver uma disciplina autónoma
Regressar ao início