Este módulo é um recurso para professores 

 

Consequências da corrupção no setor privado

 

Uma vasta quantidade de literatura aborda a corrupção no setor público, mas são escassas as análises sistemáticas à corrupção no setor privado (Argandoña, 2003; Gopinath, 2008). Os esforços internacionais anticorrupção focam-se, de forma praticamente exclusiva, na corrupção no setor público (Sööt e outros, 2016). Torna-se, pois, difícil de estimar os exatos custos da corrupção no setor privado, embora seja claro que a mesma tem impactos sérios e duradouros na economia e na sociedade no seu todo.

A ocorrência da corrupção no setor privado é comprovadamente elevada. De acordo com a Pesquisa Global sobre Fraude e Crime Económico Global de 2018 da PricewaterhouseCoopers, 28% das empresas que reportaram corrupção interna nos últimos dois anos verificaram a existência de casos de má conduta negocial e 45% afirmaram ter sofrido de casos de apropriação indevida de ativos. Uma pesquisa do Banco Mundial sobre Empresas, que mede a incidência do suborno em empresas, mostra que, em alguns países, mais de 51% das empresas regista, pelo menos, um caso de suborno por ano. A corrupção privada afeta toda a cadeia de produção, distorce os mercados, mina a concorrência, aumenta os custos empresariais, previne a existência de um setor privado justo e eficiente, reduz a qualidade dos bens e serviços, e conduz à perda de oportunidades negociais (UNODC, 2013b).

Mesmo se considerarmos que o principal objetivo das empresas é o de aumentar a sua riqueza e lucros, a utilização da corrupção para os incrementar gera efeitos negativos para a empresa, como a diminuição da motivação dos funcionários, redução da produtividade, perda de confiança por parte dos acionistas e investidores, e danificação da reputação e das relações empresariais. As empresas têm ainda de arcar com os custos associados às investigações e ações corretivas (Lee-Jones, 2018). Alguns destes impactos são explicados abaixo. Por outro lado, em muitos contextos, “níveis mais altos de integridade empresarial correspondem a um desempenho empresarial mais sólido” (U4, 2017). Além disso, de acordo com o website do Pacto Global das Nações Unidas:

Existe um entendimento prevalecente – principalmente por parte de líderes empresariais e de investidores mais à frente – de que não basta às empresas preocuparem-se com os lucros a curto prazo, porque os desastres naturais, a agitação social ou a disparidade económica pode prejudicar a prosperidade a longo prazo. As empresas que compreendem este desafio e tomam atitudes estão um passo à frente.

Abaixo estão algumas das formas pelas quais a corrupção no setor privado afeta o desenvolvimento económico e o investimento:

  • Concorrência desleal: a empresa que oferece o suborno obtém uma vantagem injusta sobre os demais concorrentes, cujos bens e serviços não serão sequer considerados (Boles, 2014). Enquanto algumas empresas pagam subornos para obter vantagens, outras não estão dispostas a fazê-lo ou não o conseguem fazer. Assim, a corrupção mina a concorrência porque as empresas que se recusam a pagar subornos serão, muito provavelmente, excluídas do mercado.
  • Custos inflacionados: a falta de concorrência causada pela corrupção pode resultar em preços mais elevados e numa qualidade mais baixa dos bens e serviços, em última instância prejudicando os consumidores (Lee-Jones, 2018). Por exemplo, a empresa que já paga subornos para vender os seus produtos pode considerar que não é necessário investir em inovações, novas tecnologias, na formação dos seus funcionários ou em outras atividades que aumentam a sua produtividade e a qualidade dos serviços e bens que presta e produz.
  • Impacto societário: a corrupção nos negócios pode ter efeitos devastadores no ambiente e nos direitos humanos (Martini, 2014). Para uma discussão mais detalhada sobre como a corrupção afeta os direitos humanos, vide o Módulo 7 da Série de Módulos Universitários da Educação para a Justiça («E4J») sobre Anticorrupção.

Para uma discussão mais detalhada sobre os diferentes efeitos da corrupção, vide o Módulo 1 da Série de Módulos Universitários da Educação para a Justiça («E4J») sobre Anticorrupção.

 
Seguinte: Causas da corrupção no setor privado
Regressar ao início