Este módulo é um recurso para professores 

 

Avaliação dos alunos

 

Esta secção fornece uma proposta de trabalho a realizar após a aula com o objetivo de avaliar a compreensão dos estudantes sobre o Módulo 6. As sugestões de tarefas pré-aula ou a realizar durante a aula encontram-se na secção “Exercícios”.

Para avaliar a compreensão dos estudantes sobre o presente Módulo, propõe-se a realização, após a aula, de um dos seguintes exercícios:

1. Escreva um texto sobre as formas e abordagens de deteção da corrupção. Se o mesmo for iniciado durante a aula, peça aos estudantes que selecionem o método para a deteção da corrupção de que mais gostam, e peça-lhes que escrevam um relatório (3-5 páginas). O relatório escrito deve descrever detalhadamente o método escolhido, nomeadamente as suas vantagens e desvantagens. Este exercício de avaliação pode ser ainda mais desafiante se incluir uma componente de investigação, pedindo-se aos estudantes que pesquisem sobre outras abordagens e as distingam. Para um desafio ainda maior, o palestrante pode encaminhar todos ou alguns dos trabalhos para uma ONG de combate à corrupção ou para um departamento governamental para futura discussão e feedback, os quais podem depois ser partilhados com a turma, se tal for apropriado.  

2. Avaliação dos mecanismos de denúncia da corrupção. Forneça aos estudantes informação detalhada sobre uma denúncia de corrupção que alguém deseja realizar. Deixe os estudantes identificar o método apropriado para a denúncia e explicarem o porquê de o terem escolhido (3-5 páginas). Este exercício deve incluir um meio de avaliação do método de denúncia, o qual pode ser gerado pelo professor, ou até desenvolvido em conjunto com os estudantes, p.e. se é fácil de utilizar, a sua simplicidade, links para informações adicionais. 

3. Entrevistas e denúncias. Divida os estudantes em equipas e peça-lhes para identificarem denunciantes de corrupção, seja no seu país de origem, seja no plano internacional. Sob a orientação do professor, e dependendo dos recursos e da logística disponíveis, incumba cada equipa da tarefa de entrevistar pessoalmente as pessoas identificadas, através do Skype ou por e-mail. Peça às equipas que registem por escrito as entrevistas e as analisem (5 páginas). Este exercício de avaliação pode ser ainda mais desafiante ao introduzir-lhe uma componente de investigação, na qual os estudantes pesquisam sobre o contexto em que ocorreu o incidente e o mencionam como uma parte da sua análise. A componente de investigação pode ser inserida depois dos indivíduos terem sido identificados e antes da entrevista, seguida da sua incorporação no relatório escrito (7-10 páginas). 

4. Registo da experiência de um denunciante. Peça aos alunos que identifiquem um denunciante que experienciou retaliação. Em seguida, incumba-os de assumir a identidade do denunciante e escrever a sua experiência num jornal ou diário, como se tivessem sido eles a vivenciá-la (5-10 páginas). Inclua 1-2 páginas adicionais para que os estudantes reflitam sobre a sua experiência na redação do diário, ou sobre se isso afetou as suas perceções sobre a corrupção e a retaliação.

 
Seguinte: Materiais de ensino adicionais
Regressar ao início