Este módulo é um recurso para professores 

 

Materiais de ensino adicionais

 

Esta secção inclui links para materiais que podem auxiliar a lecionação, como apresentações Powerpoint, vídeos e casos práticos, os quais podem ajudar o palestrante a transmitir os conhecimentos abordados por este Módulo. Os palestrantes podem adaptar os diapositivos e demais recursos consoante as suas necessidades.

Apresentação em PowerPoint

  • Apresentação do Módulo 7: Corrupção e Direitos Humanos (a ser incluído). 
 

Vídeos

  • Corrupção e pobreza (2018). Cheryna Rusly (3:02 minutos). Um vídeo elucidativo da relação entre corrupção e pobreza. Este vídeo pode servir de material de apoio à discussão de tópicos abordados entre os conteúdos programáticos do Módulo e aborda, igualmente, a violação de direitos económicos e sociais.
  • Como os juízes mostram respeito (2016). Victoria Pratt, TED New York (15:56 minutos). Nesta TED Talk, a juiz Victoria Pratt fala da importância de se tratar os indivíduos com respeito durante os processos judiciais e da forma como tal comportamento os motiva a obedecer à lei e ao direito. Trata-se de um vídeo muito perspicaz e que demonstra claramente a ligação entre eficácia e eficiência da justiça e o nível de corrupção numa determinada jurisdição.
  • O impacto da corrupção nos direitos humanos (2017). FIFDH Genéve (2:28 minutes). Neste filme, o qual foi apresentado no Festival Internacional de Cinema e no Fórum de Direitos Humanos de Genebra, um conjunto de especialistas explica como a corrupção conduz à violação de direitos humanos na Índia, no continente africano e na Malásia.
 

Estudos de caso, notícias e blogs

 
Seguinte: Guia para desenvolver uma disciplina autónoma
Regressar ao início