Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de Estrutura de Aula

 

Esta secção contém recomendações para uma exposição organizada e temporalmente adequada dos conteúdos, com vista ao alcance dos objetivos da aprendizagem, numa palestra de três horas. O palestrante pode querer desconsiderar ou reduzir alguns dos pontos abaixo indicados para despender mais tempo com outras atividades, como a introdução, a realização de atividades quebra-gelo, a apresentação de conclusões ou a realização de pequenos intervalos. A estrutura pode ser adaptada a aulas mais curtas ou mais longas, considerando que a duração das mesmas varia de país para país.  

Introdução (15 mins)

  • Introduzir o tópico e apresentar o plano da aula. Enfatize, desde o início, a diferença entre género e sexo.
  • Discussão 1: discuta a desigualdade de género a partir de dados empíricos sobre homens e mulheres (dados discriminados por sexo).

Perceções versus Realidade (35 mins)

  • Realize o exercício 1, o quebra-gelo, pedindo propositadamente aos alunos menos participativos na Discussão 1 para distribuírem os papéis e canetas e para depois os recolher. Atue de acordo com as instruções do exercício.
  • Discussão 2: Quais as diferentes razões pelas quais as mulheres são frequentemente encaradas como sendo menos corruptíveis que os homens? Até que ponto essas perceções são baseadas em factos reais? (Alguns slides relevantes de PowerPoint foram incluídos na secção dos materiais de ensino adicionais).

Os impactos de género da corrupção (60 mins)

  • Discussão 3 (dê 20 mins): Porque a corrupção tem impactos de género? Que formas esses impactos podem assumir? Realize o exercício 2 (dê 20 mins) e, em seguida, o exercício 3 (dê 20 mins).

Possíveis soluções (60 mins)

  • exercício 4 conduz-nos ao tópico da integração de género. Introduza esse tópico de forma mais desenvolvida e prossiga para as apresentações dos estudantes do exercício 4. Dependendo do número de estudantes, as apresentações podem ser individuais ou em grupos. Dê espaço para a realização de questões e partilha de reflexões sobre cada uma das apresentações. 

Resumo (10 mins)

 
Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início