Este módulo é um recurso para professores 

 

Introdução

 

Ao longo das últimas duas décadas, um novo campo de investigação tem expandido o discurso em torno da corrupção para lá dos seus efeitos adversos para o Estado de Direito, segurança e governança e no acesso a serviços e a oportunidades. Estamos a referir-nos ao estudo da relação entre género e corrupção. O presente Módulo explora três temáticas essenciais que integram este campo de investigação: (1) a influência do género na ocorrência de atos de corrupção; (2) os impactos por género derivados da corrupção; e (3) a relação entre a integração de género e a mitigação da corrupção na teoria e na prática. Este Módulo propõe a realização de um conjunto de atividades letivas interativas e a análise de um caso de estudo verídico para se proceder à aplicação prática do conceito de género. Os estudantes são encorajados a analisar criticamente teorias sobre género e corrupção e a identificar processos de socialização e estruturas de oportunidade com base no género, ao invés de se concentrarem exclusivamente na análise de diferenças inatas relacionadas com o sexo. Esta perspetiva fornece um pano de fundo para a discussão de iniciativas institucionais destinadas a abordar a corrupção e a desigualdade de género, ao mesmo tempo que reconhece que as relações entre género, cultura, contexto e corrupção são complexas. Este Módulo é complementado pela discussão sobre as dimensões do género que consta do Módulo 9 da Série de Módulos Universitários da Educação para a Justiça («E4J») sobre Integridade e Ética.

 

Objetivos de Aprendizagem

 
  • Distinguir entre sexo e género e reconhecer os benefícios e inconvenientes dos dados discriminados por sexo no que respeita à compreensão do género e da corrupção.
  • Compreender as teorias que apoiam ou criticam a ideia de que as mulheres são, em média, menos corruptíveis que os homens.
  • Analisar o impacto que o género pode ter sobre a corrupção em diferentes contextos.
  • Avaliar como a corrupção pode manter ou exacerbar a desigualdade de género.
  • Criar formas de integração do género em programas de combate à corrupção.
 
Seguinte: Questões chave
Regressar ao início