Este módulo é um recurso para professores 

 

Materiais de ensino adicionais

 

Esta seção inclui links para materiais relevantes de apoio à aula, como apresentações de PowerPoint, vídeos, estudos de caso, e outros recursos que podem ajudar o professor a abordar os tópicos abrangidos por este Módulo. Os slides e demais recursos podem ser adaptados pelos professores.

Slides do PowerPoint

 

Vídeos

  • Chimamanda Ngozi Adiche, “We should all be feminists” (Sejamos Todos Feministas), 12 de abril de 2013, TedTalk [29:30 minutos]. >> Uma palestra inspiradora da nigeriana, romancista e feminista, Chimamanda Ngozi Adichie, sobre um mundo mais justo para homens e mulheres. 
  • Laura Bates,”Sexism and solidarity across borders” (Sexismo e solidariedade além das fronteiras), Janeiro de 2014, TedxEastEnd [18:55 minutos]. >> Uma palestra de Laura Bates, que fundou o projeto "sexismo cotidiano", após perceber que o sexismo havia sido aceito como parte da vida cotidiana. 
  • Tarana Burke, entrevista para a MTV com Gaby Wilson a respeito do movimento #MeToo, 21 de outubro de 2017 [18:20 minutos]. >> Uma entrevista com a fundadora do movimento #MeToo, sobre abuso sexual e ativismo para acabar com a violência de gênero. 
  • “Consenting to sex is like agreeing to have a cup of tea” [Consentir em fazer sexo é como concordar em tomar uma xícara de chá], curta-metragem educacional [2:49 minutos], com o site que acompanha. >> Um filme sobre a importância do consentimento ativo. 
  • Jackson Katz, “Violence against women: it’s a men’s issue.” [Violência contra mulheres: é um problema de homens], Tedtalk 2013 [17:40 minutos]. >> Uma convincente palestra que explica por que a violência contra mulheres é uma questão para homens – relacionada a definições de masculinidade. 
  • Eve Ensler, “Men need to join the fight to end violence against women.” [Homens precisam se unir à luta para acabar com a violência contra mulheres], 15 de Fevereiro de 2018, Time Magazine [3:38 minutos]. >> Eve Ensler fala sobre o que mudou desde que ela lançou “The Vagina Monologues” [Os Monólogos da Vagina] em 1998, e os passos que homens e mulheres podem dar, hoje, para acabar com a violência contra mulheres.
 
Seguinte:  Guia para desenvolver uma disciplina autônoma
Regressar ao início