Este módulo é um recurso para professores 

 

Leitura avançada

 

As leituras abaixo são recomendadas para aqueles estudantes que tenham interesse em aprofundarem os temas deste Módulo, e para professores que ministrem o Módulo:

Os três relatórios abaixo da ONU contêm análises acessíveis, claras e aprofundadas, incluindo referências à literatura acadêmica relevante para o assunto:

  • United Nations Secretary General (2006). In-depth study on violence against women, A/61/122/Add.1. New York: United Nations.  » Este relatório contém uma visão geral das obrigações do Estado para lidar com a violência contra as mulheres, informações sobre os vários tipos de violência e capítulos muito interessantes sobre coleta de dados e custos da violência contra as mulheres.
  • UN Women (2015). Preventing Conflict, Transforming Justice, Securing the Peace: A Global Study on the implementation of UN Security Council Resolution 1325 . New York: UN Women.  » Este relatório contém informações sobre como os Estados estão implementando suas obrigações para com as mulheres em situações de conflito e pós-conflito – particularmente para garantir a prevenção, investigação e processamento da violência contra mulheres e meninas, e para garantir que as mulheres possam participar da pacificação e da construção da paz. Há um capítulo muito interessante sobre o efeito que a participação das mulheres tem na construção de paz, que a paz é mais durável quando as mulheres participam de negociações pela paz.
  • UN Women (2018). Turning Promises into Action: gender equality in the 2030 Agenda for Sustainable Development. New York: UN Women.  » A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um programa de ação relevante para todos os Estados do mundo, desenvolvidos ou em desenvolvimento. Os Objetivos exigem ações em relação: à pobreza; fome; saúde e educação; acesso à água, saneamento e fontes de energia; e ações efetivas em relação às mudanças climáticas e à vida sustentável. A Agenda 2030 também inclui metas para reduzir a desigualdade dentro e entre os países, e garantir a paz, a justiça e o Estado de Direito. Há um Objetivo específico sobre a igualdade de gênero, que inclui um apelo a todos os Estados para erradicar a violência contra as mulheres e meninas. No entanto, a igualdade de gênero é central para a prossecução de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Este documento ilustra que os Estados precisam garantir que a igualdade de mulheres e meninas seja integrada às ações para implementar cada um dos Objetivos.

Para aqueles com acesso a uma biblioteca e com interesse em estudos adicionais, recomendam-se os livros seguintes:

  • Charlesworth, Hilary and Chinkin, Christine (2000). The Boundaries of International Law: A Feminist Analysis. Manchester: Manchester University Press.
  • Merry, Sally Engle (2006). Human Rights and Gender Violence: translating international law into local justice. Chicago: University of Chicago Press.
 
Seguinte: Avaliação dos Estudantes
Regressar ao início