Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios

 

Esta seção contém sugestões de exercícios para o aprendizado que poderão ser realizados na sala de aula, ou anteriormente, ao passo em que as sugestões de atividades para casa, voltadas à avaliação da compreensão do Módulo por parte do estudante, estão dispostas em seção separada.

 

Exercício 1: Exibição preparatória e discussão em plenária

Escolha dentre as leituras e filmes seguintes, e coloque para os estudantes como leitura ou exibição a ser feita antes da aula. 

Orientações para o professor

Este exercício deve consistir em 30 minutos de discussão, com tempo adicional para exibição/leitura preparatória. Em uma plenária durante a aula, peça aos alunos que considerem a questão: A violência contra as mulheres tem sido uma prioridade global desde 1993. O que isso significa na prática? Quais são as causas da violência contra as mulheres? 

Exercício 2: O escopo do problema

Os professores devem distribuir cópias da página de dados da ONU Mulheres: “Feitos e cifras: acabando com a violência contra as mulheres”

Orientações para o professor: Peça aos estudantes que compartilhem, em discussão plenária, as suas primeiras impressões sobre como seria o mundo sem violência contra mulheres e meninas. O que poderia ser alcançado, quão diferente seria a textura da vida diária? Quais recursos seriam liberados para outras tarefas e prioridades se essa violência não fosse infligida a mulheres e meninas? Este exercício deve levar 20 minutos. 

Exercício 3: Aula curta e discussão em pequenos grupos

Os professores podem ministrar uma breve aula baseada na “abordagem ecológica”, daquilo que causa a violência contra mulheres. O artigo que se segue, sobre a abordagem do ciclo de vida da violência contra as mulheres, pode ser usado como base: “What causes violence against women? Ending violence against women requires change at all levels of the socio-political system” [O que causa a violência contra as mulheres? O fim da violência contra as mulheres requer mudanças em todos os níveis do sistema sócio-político]. 

Orientações para o professor

A classe deve, então, dividir-se em pequenos grupos e responder às seguintes perguntas: 

1. Liste todas as formas de violência de gênero: 

              a) sobre as quais vocês estavam cientes antes de se prepararem para esta aula.

              b) com as quais vocês se depararam, pela primeira vez, na leitura preparatória.            

Alguma dessas lhes surpreende?

 2. Que formas de violência contra as mulheres foram identificadas na Declaração da Assembleia Geral, em 1993? 

3. Quais formas de violência têm sido identificadas como persistentes nos dias atuais, de acordo com o material em vídeo? 

4. De acordo com os vídeos e o artigo de Lara Fergus, quais são as questões que contribuem para a persistência da violência contra as mulheres? 

5. Reflita novamente em pequenos grupos sobre a pergunta que foi colocada na discussão plenária: como seria a vida se a violência contra mulheres e meninas não fosse um problema global que afeta uma em cada três mulheres e meninas? 

Dê um retorno para a classe em plenária. Este exercício deve levar 30 minutos. 

Exercício 4: Jogo de Cartas Um Novo Mundo

O JOGO DE CARTAS UM NOVO MUNDO (extraído do recurso “The Change Makers” da ONU Mulheres, páginas 16 e 17). 

Orientações para o professor

Este recurso expressa perfeitamente a importância de ideias-chave nos direitos humanos (de integridade física e mental; de ser respeitado independentemente da identidade; de ter autonomia para tomar decisões; de ter autonomia sexual) e o que significa ter esses direitos impedidos ou violados por outros por causa de discriminação, e como o poder sobre os outros pode ser abusado. Essa atividade deve levar 45 minutos. 

Exercício 5: “Violência contra a mulher: é um assunto de homens”

O tempo de aula deve ser usado para os estudantes assistirem ao TedTalk de Jackson Katz de 2013, “Violence against women: it’s a men’s issue” (Violência contra as mulheres: é um problema de homens), com o professor presente durante toda a aula. 

Orientações para o professor

Esta apresentação de Jackson Katz e os materiais preparatórios propostos devem servir de base à discussão entre os estudantes em sala de aula. As discussões devem ocorrer primeiro em pequenos grupos, para que as opiniões possam ser expressas com mais confiança diante de poucas pessoas, antes de serem transmitidas à classe como um todo. 

Perguntas para estimular a discussão:

  1. Como é que os homens podem ser prejudicados pelas expectativas de género? As principais questões a abordar seriam: as normas sobre o uso da violência são apropriadas para os homens lidarem com problemas ou conflitos; espera-se que eles tolerem estoicamente a dor física e emocional e as dificuldades, o que leva a uma saúde física e mental deficiente e aumenta o risco de suicídio. 
  2. Por que precisamos desafiar a pergunta "e os homens?"? Esta questão pressupõe que não tomar medidas para lidar com a desigualdade de gênero – discriminação contra mulheres e meninas – não é aceitável. 
  3. Algum aluno concorda com a abordagem do Movimento pelos Direitos dos Homens? Nesse caso, os professores podem achar útil desafiá-los com base nos fatos reivindicados pelo Movimento pelos Direitos dos Homens – de onde eles obtêm as informações de que dispõem? 
  4. Como homens e meninos podem se aliar a mulheres e meninas em resposta à discriminação e violência de gênero? 

Exercício 6: Discussão sobre o conteúdo da Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combater à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica

Para esta sessão, os estudantes devem ler o "Folheto Geral sobre a Convenção de Istambul", publicado pelo Conselho da Europa, que está disponível em mais de vinte idiomas. 

Orientações para o professor

Com base no folheto sobre a Convenção de Istambul, os alunos devem discutir as seguintes perguntas: 

  • Quais são as iniciativas mais importantes para enfrentar a violência contra mulheres e meninas?
  • Quais são as mais interessantes e criativas?
  • Como seria uma ação efetiva no seu contexto?
  • Quem é responsável por colocar essas ações em prática?
  • Como a eficácia das ações pode ser medida ou avaliada?
  • Quais são os requisitos mais importantes para atender às necessidades imediatas de mulheres e meninas que foram vítimas de violência?
  • Quais são os requisitos mais importantes para garantir mudanças a longo prazo?
  • O seu país é signatário da Convenção de Istambul ou de qualquer outro tratado regional sobre os direitos humanos das mulheres? Se não, por que não? Se o seu estado ratificou alguma dessas convenções, isso provocou alguma mudança? 

Exercício 7: Círculos de Influência

Este exercício tem por base uma ferramenta da ONU Mulheres, The Change Makers, páginas 34-39. 

Orientações para o professor

Esse exercício se encaixa bem depois da discussão sobre as múltiplas obrigações dos Estados, de agir de acordo com os tratados internacionais e regionais sobre igualdade de gênero e violência contra as mulheres (mudança legislativa, policiamento, acesso a cuidados médicos, transformação de estereótipos sociais). Este exercício também incentiva os alunos a considerarem como as decisões individuais, sobre como lidar, no dia-a-dia, com a desigualdade de gênero em nossas vidas pessoais e profissionais, e como todos podem se posicionar contra a discriminação e a violência de gênero. 

Exercício 8: O que vou fazer de diferente em decorrência dessa aula?

Os alunos e os professores/facilitadores devem pensar sobre o que irão fazer de maneira diferente em suas próprias vidas – nas redes sociais, em suas relações pessoais, campanhas, doações, etc. 

Orientações para o professor

Este exercício requer uma ressalva importante – o compromisso assumido deve ser feito de modo privado ou público? Os professores podem convidar os alunos a decidir se gostariam de compartilhar os seus compromissos com o grupo ou se preferem mantê-los em sigilo. Sob nenhuma circunstância os estudantes devem se sentir obrigados a compartilhar seu compromisso ou qualquer outra informação pessoal, com a classe inteira. Essa deve ser uma escolha individual. Se o compromisso é mantido em sigilo pelo aluno, ele ou ela deve ser incentivado a anotar em algum lugar e refletir sobre seu progresso, após um determinado período de tempo.

 
Seguinte: Casos Práticos
Regressar ao início