Este módulo é um recurso para professores 

 

Avaliação dos estudantes

 

Esta seção fornece uma sugestão de tarefa a ser cumprida depois da aula, voltada à avaliação da compreensão do aluno sobre o Módulo. Na seção de Exercícios, fornecem-se sugestões de tarefas pré-aula ou em sala de aula.

Imagine: Como seria um mundo sem violência de gênero contra mulheres e meninas? Analise: O que é necessário para alcançar esse mundo?

Orientações para o professor

Este pode ser um exercício breve em sala de aula, ou um item de uma avaliação maior no final do Módulo.

Ao discutir ou avaliar esse exercício, os professores podem se referir ao Tópico Um, e ao “modelo ecológico” para explicar as maneiras pelas quais os fatores individuais se cruzam com os fatores comunitários e sociais, para criar situações em que a discriminação e a violência de gênero são permitidas, ou contestadas e erradicadas.  

Os estudantes podem se focar em uma forma de violência (como casamento infantil) ou em um tipo de intervenção – criando mudanças por meio da educação (por exemplo, como educamos adultos sobre a violência contra as mulheres? Como poderíamos educar as crianças pequenas ou adolescentes? Como contar histórias, ou criar lei em fomatos novos, pode contribuir para erradicar a violência?) 

Os alunos devem ser encorajados a se expressarem muito livremente neste exercício – podendo-se incluir desenhos, obras de arte, curtas-metragens, poesia ou um banner

Este exercício é proveniente da campanha V-Day/Monólogos da Vagina. Aqui tem uma entrevista de 2018 com a fundadora, Eve Ensler, que pode ser um bom recurso audiovisual final para a aula [3:38 minutos].

 
Seguinte: Materiais de Ensino Adicionais
Regressar ao início