Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios

 

Esta secção do Módulo oferece sugestões aos docentes para atividades a serem desenvolvidas nas aulas, incluindo um teste para avaliar a compreensão do Módulo pelos alunos, o qual é sugerido numa secção separada.

A estrutura ideal da turma para a realização destes exercícios será de não mais de 50-60 alunos, num espaço que permita que os alunos se juntem em grupos pequenos de seis a dez alunos por grupo. O objetivo dos grupos pequenos consiste em permitir um debate mais intenso, bem como gerir a participação ativa para todos os participantes.

Apesar de ser possível ter o mesmo tipo de estrutura criada para pequenos grupos em turmas maiores, até 100-150 alunos, a turma pode ser dividida em quatro grupos maiores, atribuindo diferentes questões para discussão sobre os casos apresentados. Todos os exercícios nesta secção são apropriados para os níveis da licenciatura e de pós-graduação.

 

Exercício 1

Avaliação crítica de videoclipes ou documentários de TV/stream, como possíveis estímulos no início do Módulo de modo a abordar as vítimas de crime e a justiça para as vítimas.

Orientações para os docentes

A secção intitulada "Materials de Vídeo" contém links para vários vídeos curtos que se focam em diversos aspetos da justiça para as vítimas. Os docentes podem escolher filmes desta lista ou podem optar por identificar vídeos localmente relevantes que abordem questões específicas do contexto cultural e jurídico regional, nacional ou local. Depois de assistirem ao vídeo, podem ser usadas um conjunto de perguntas abertas, de modo a apresentar os tópicos do Módulo e envolver os alunos.

Perguntas abertas para começar:

  • Quais são os seus sentimentos depois de ver o vídeo? Quais são os sentimentos expressos pela(s) vítima(s)?
  • Quais são os danos sofridos pelas vítimas? Avaliar possíveis consequências físicas, mentais e económicas.
  • O que é que esta vítima e qualquer outra vítima colateral ou indireta precisa depois do que aconteceu?
  • O que poderia ser feito para o/a ajudar? O que poderia aumentar o risco de dano futuro ou nova vitimização?
  • Conhece alguém que esteja a passar por algum dos sentimentos expressos pela vítima?
 

Exercício 2

As perguntas seguintes destinam-se a promover discussão e foram elaboradas para incentivar os alunos a refletir sobre o material apresentado no Módulo. Estas questões são apropriadas para serem discutidas pelos alunos em pequenos grupos (3-4 alunos).

Orientações Para Docentes

Os docentes podem optar por adaptar estes exemplos e cenários à sua situação nacional, conforme seja relevante.

Lista de perguntas para discussão:

  • Quais são os riscos de se apresentar o crime como uma violação à lei, em comparação com a perspetiva do crime como violação dos direitos e necessidades das pessoas?
  • O que significa culpar as vítimas e quais são as suas consequências?
  • Que vantagens e mudanças trouxe o movimento em prol das vítimas no sentido do desenvolvimento da justiça para as vítimas?
  • Por que motivo algumas vítimas apresentam uma menor probabilidade de relatar a vitimização por que passaram?
  • Do que precisam as vítimas após a ocorrência de um crime? São tais necessidades levadas em consideração pela maioria dos sistemas de justiça criminal?
  • Quais são os possíveis papéis das vítimas durante o julgamento?
  • Quem são as vítimas diretas? Quem é considerado uma vítima indireta ou colateral?
  • Quais são os Princípios das Nações Unidas estabelecidos na Declaração de 1985?
 
Seguinte: Análise de casos
Regressar ao início