Este módulo é um recurso para professores 

 

Casos práticos

 

Disponibilizam-se vários estudos de casos, para ilustrar as diferentes abordagens da prevenção da criminalidade e podem ser usados como apoio ou incluídos nas secções relevantes da aula. Chama-se a atenção para o facto de muitos destes estudos de caso serem considerados clássicos – estes estudos foram fundamentais para demonstrar que as principais abordagens à prevenção do crime são eficazes. Estes estudos têm, necessariamente, uma referência geográfica. Podem ser construídos estudos de caso relevantes, a nível regional ou local, visualizando materiais disponibilizados pelas entidades regionais e locais responsáveis ou envolvidas na prevenção da criminalidade. 

Estudo de caso 1 (Prevenção criminal comunitária): Moonbeam - Centro de Formação para Jovens (Quénia)

Moonbeam, o centro de formação para jovens, em Mavoko, Nairobi, faz parte do Programa de Empoderamento da Juventude das Nações Unidas (Youth Empowerment Programme – YEP). O objetivo do centro é melhorar os meios de subsistência dos jovens que vivem e trabalham em urbanizações clandestinas ou bairros sociais degradados, com fraco desenho urbano e desadequação dos espaços públicos, através da formação e da aquisição de competências (UN-HABITAT, 2008). 

O centro de formação Moonbeam tem como objetivo a construção de alojamento sustentável e de baixo custo em áreas desfavorecidas, treinando os jovens dessas áreas para a aquisição de competências em tecnologias alternativas da construção civil. O programa de treino visa capacitar os jovens através da formação profissional, liderança e autoajuda, além de transformar as habitações “básicas” em soluções sustentáveis e permanentes. 

Uma vez concluído o programa de treino, os jovens, recebem um certificado e têm a oportunidade de realizar estágios em carpintaria, coberturas, fabrico de tijolos, alvenaria, instalação elétrica, canalização ou em outra área relacionada e para a qual sintam vocação. 

Para além de formação na área da indústria da construção, o centro oferece também formação prática nas áreas de desenvolvimento de negócios e tecnologias de comunicação da informação. A combinação de competências na área da construção civil, complementada com aptidões para a área de negócios, permitirá aos jovens potenciar as suas futuras oportunidades de emprego (UN-HABITAT, 2008). 

UN-HABITAT (2008). Youth Empowerment Programme (YEP), Moonbeam Youth Training Centre: a ray of hope for youth living in slums. Nairobi: UN-HABITAT. 
 

Estudo de caso 2 (Prevenção criminal Comunitária): Programa Stay Alive (Brasil)

No final do século XX, observou-se um aumento acentuado das taxas de homicídio na cidade de Belo Horizonte, Brasil, bem como noutras capitais de estado brasileiras. A maioria desses homicídios ocorreu nas “favelas” das cidades e envolveu jovens do sexo masculino com menos de 24 anos. 

Em 2002, o Centro de Estudos sobre Crime e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais desenvolveu e monitorizou o programa Stay Alive nas áreas mais violentas das “favelas” de Belo Horizonte. Vários parceiros comunitários foram chamados a participar ativamente no desenvolvimento e implementação das intervenções para a prevenção do crime. Esses parceiros incluíram o Município de Belo Horizonte, a Secretaria Estadual de Defesa Social, polícia local e federal, organizações empresariais, ONGs e comunidades locais. 

Muitas das intervenções foram dirigidas aos jovens e incluíram componentes relacionadas com o apoio social, educação e atividades recreativas. Também foram realizados vários workshops, abordando questões como violência, drogas e doenças sexualmente transmissíveis, através de programas focados no desporto, desempenho artístico, formação profissional e competências informáticas. Além disso, foi facultada formação sobre prevenção do crime e da violência às polícias locais, membros da comunidade, assistentes sociais, profissionais de saúde e professores. A polícia militar também estabeleceu uma patrulha de rotina nas “favelas”. 

Foi criado um fórum comunitário para proporcionar um espaço onde os membros da comunidade pudessem reunir, mensalmente, para discutir questões como desemprego, prevenção da criminalidade e educação. Este fórum conseguiu facilitar a mobilização da comunidade e a coesão social. 

Trinta meses após a implementação do programa, houve uma diminuição dos crimes violentos nas áreas monitorizadas. Os homicídios diminuíram 47%, as tentativas de homicídio diminuíram 65% e os assaltos a padarias diminuíram 46%. Simultaneamente, noutras áreas “não violentas” da cidade registou-se um aumento de 11% no crime violento.  

International Centre for the Prevention of Crime (2005). Urban crime prevention and youth at risk: compendium of promising strategies and programmes from around the world. Bangkok: International Centre for the Prevention of Crime.
 

Estudo de caso 3 (Prevenção criminal através do desenvolvimento): Programa de visitas domiciliares pré-natal e infantil Elmira (Estados Unidos da América)

Atualmente, é amplamente reconhecido que os primeiros anos de vida de uma criança são críticos para o seu crescimento e desenvolvimento (UNICEF, 2018). As crianças criadas em ambientes afetuosos e seguros, são capazes de desenvolver capacidades essenciais para a vida, que lhes permitem abraçar as oportunidades e suportar as adversidades (UNICEF, 2018). Os programas que ajudam e apoiam os novos pais (especialmente os de origem desfavorecida) têm um grande potencial dado poderem influenciar positivamente o futuro de uma criança e garantir resultados benéficos para a sociedade. 

O programa de referência de visitas domiciliares pré-natal e infantil Elmira forneceu apoio a 400 jovens mães que ou eram solteiras ou pertenciam a um nível socioeconómico baixo, na cidade de Elmira, Nova Iorque. Este programa pretendia abordar questões relacionadas com problemas ocorridos durante o parto, maus-tratos infantis, dependência de apoios estatais e outros desafios associados ao curso de vida difícil das mães. Os enfermeiros visitavam as jovens mães, quinzenalmente, até que os filhos atingissem os dois anos de idade. As sessões de visitas domiciliares foram focadas em fornecer assistência pré-natal, cuidados médicos ao bebé e apoio para manter a vida das jovens mães no “trilho”, ajudando-as a encontrar emprego, a planear o seu futuro ou encontrar uma forma de as vincular a serviços que se revelavam necessários, disponíveis dentro da comunidade.

O programa de visitas domiciliares Elmira apresentou resultados muito positivos. Os participantes do programa de visitas domiciliares apresentaram os seguintes resultados em comparação com o grupo de controlo (Olds et al., 1999, p. 44): melhores resultados na gravidez; melhores aptidões parentais; maior emprego materno; menos e mais espaçadas gestações; mais mães voltaram ao sistema de ensino; menos abuso e / ou negligência das crianças; menos consumo de tabaco e álcool; e quando os filhos tinham 15 anos, menos detenções e condenações (para mãe e filho). 

O programa de visitas domiciliares também teve êxito ao proporcionar a economização de custos considerável para o governo. Cada $ 1USD gasto no programa de visitas domiciliares resultou em uma poupança de $ 4USD (Olds, et al., 1999, p. 56; Olds, 2002). 

Olds, D. L, Henderson, C. R, Kitzman, H. J, Eckenrode, J. J, Cole, R. E, and Tatelbaum, R. C. (1999). Prenatal and infancy home visitation by nurses: recent findings. Future Child, vol. 9, No.1. p. 44-65. 
Olds, David L (2002). Prenatal and Infancy Home Visiting by Nurses: From Randomized Trials to Community Replication. Prevention Science, vol. 3, No.3. 
 

Estudo de caso 4 (Prevenção criminal através do desenvolvimento): Programa pré-escolar Perry

O programa pré-escolar Perry foi projetado para providenciar educação pré-escolar a crianças que vivem na pobreza e avaliar os efeitos, a longo prazo, dessa intervenção. 

O estudo do programa pré-escolar Perry Envolveu 123 participantes que residiam em Ypsilanti, Michigan, e que nasceram entre 1958 e 1962. Nesta área residencial, existia uma predominância de famílias afro-americanas de baixo nível socioeconómico. Os participantes selecionados para o programa tinham de reunir em simultâneo duas condições, nível socioeconómico baixo e as crianças tinham de demonstrar um desempenho intelectual baixo, à data de entrada no programa (Schweinhart, 2013, p. 391). Os participantes foram designados aleatoriamente, ou para integrar o grupo experimental, onde participariam no programa pré-escolar Perry, ou para integrar o grupo de controlo, que não receberia o programa pré-escolar. Os participantes designados para integrar o grupo experimental participaram num programa de pré-escola com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. O programa pré-escolar consistia em aulas diárias de 2,5 horas durante a semana e visitas domiciliares semanais de 1,5 hora a cada família. 

A recolha de dados dos participantes foi feita anualmente, entre os 3 e os 11 anos de idade. Posteriormente, a recolha de dados passou a ser realizada em períodos não regulares e foram obtidos dados para as seguintes idades: 14, 15, 19, 40 e 50 anos. 

Os resultados do estudo do programa pré-escolar Perry mostraram os efeitos acentuadamente positivos da educação precoce de elevada qualidade, tanto a curto como a longo prazo. Os participantes do grupo experimental tiveram um desempenho melhor que os seus colegas do grupo de controlo nos seguintes indicadores:

  • Atingiram níveis mais altos de escolaridade – 77% do grupo experimental concluiu o ensino secundário em comparação com 60% do grupo de controlo; analisando apenas as mulheres, observou-se que 88% das mulheres do grupo experimental concluiu o ensino secundário, enquanto apenas 46% do grupo de controlo o fizeram;
  • Analisando a empregabilidade registou-se uma diferença significativa entre o grupo experimental e o de controlo, pois, aos 27 anos, a percentagem de indivíduos com emprego era de 69% para o grupo experimental e de 56% para o grupo de controlo, e, aos 40 anos de idade, os valores eram de 76% para o grupo experimental e de 62% para o grupo de controlo; e
  • Menos detenções ao longo da vida por crimes violentos, crimes contra o património e crimes relacionados com drogas até os 40 anos de idade (mas não menos detenções por outros crimes).

Usando os números da inflação de 2013, foi calculado que o retorno do investimento do programa, que era de US $ 16,14 USD por US $ 1 USD investido (Schweinhart, 2013, p. 396).

Schweinhart, Lawrence J (2013). Long-term follow-up of a preschool experiment. Journal of Experimental Criminology, vol.9, No.4.
 

Estudo de caso 5 (Prevenção situacional do crime): Prevenção criminal através do desenho urbano (CPTED) na Coreia do Sul

Uma análise comparativa realizada por Ha, Oh e Park (2015), avaliou as taxas de criminalidade de duas cidades, Pangyo NewTown, que incorporou os princípios da CPTED no seu design Yatap Town. A Pangyo NewTown está localizada na Grande Seul e foi a primeira área urbana a ser desenvolvida que incorporou os princípios da CPTED no seu design, desde o início do seu planeamento. A cidade de Yatap foi escolhida para o processo de comparação devido à sua semelhança com a Pangyo NewTown, porque não foi planeada de acordo com os princípios de design da CPTED. 

O desenvolvimento da Pangyo New Town derivou dos princípios da CPTED, a partir de estudos de caso bem-sucedidos do Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. Os princípios da CPTED foram então modificados para se adequarem à cultura sul-coreana. Foram incorporados os seguintes recursos na Pangyo New Town: há uma entrada vigiada com o emblema do complexo, claramente visível; todos os estacionamentos são subterrâneos, com exceção para alguns lugares de estacionamento para pessoas com deficiência e veículos de emergência; os estacionamentos estão equipados com um elevador que permite aos moradores acesso direto às suas casas, usando uma senha ou um cartão de acesso; os caminhos foram bem projetados em todo o complexo, tornando óbvio quais são as áreas destinadas ao uso pedestre; as árvores e arbustos plantados ao longo do caminho estão organizados e bem conservados; os canos de gás do lado de fora de cada prédio são cobertos com tampas de aço inoxidável, especialmente projetadas para impedir que ladrões usem os canos para subir aos apartamentos do primeiro andar; e sinalização clara, boa iluminação e câmaras de CCTV estão distribuídas por todo o complexo, incluindo pelo estacionamento subterrâneo. 

Os dados policiais sobre taxas de roubo em Pangyo New Town e Yatap, entre 2009 e 2011, foram comparados e determinaram o impacto dos recursos de design. Em Yatap, a taxa de roubo foi quase o dobro da registada em Pangyo New Town, nos anos de 2009 e 2011. Em 2010, a taxa de roubo em Yatap foi quase o triplo da taxa de roubo de Pangyo New Town - 466,19 por 100.000 habitantes em Yatap, em comparação com 177,02 roubos por 100.000 habitantes em Pangyo New Town. 

Ha, Taehoon, Oh, Gyeong-Seok, and Park, Hyeon-Ho (2015). Comparative analysis of defensible space in CPTED housing and non-CPTED housing. International Journal of Law, Crime and Justice, vol. 43, No.4.
 

Estudo de caso 6 (Prevenção situacional do crime): Urbanismo social (Medellín, Colômbia)

Ao longo das décadas de 1980 e 1990, a cidade colombiana de Medellín era conhecida como uma das cidades mais perigosas do mundo. Em 1991, a taxa de homicídios atingiu 375 homicídios por 100.000 habitantes (Medical Examiner's Office, 2015). Este número é 35 vezes superior à definição de violência epidémica da Organização Mundial de Saúde (Maclean, 2015, p. 2). 

Os níveis extremos de violência urbana durante este período, foram amplamente atribuídos a gangues rivais de cartéis de drogas que lutavam para controlar o fornecimento de drogas ilegais, para o mercado de exportação. A violência tornou-se a maneira pela qual o poder e a autoridade foram conquistados nessas áreas (Maclean, 2015, p. 29). Os cartéis de drogas, gangues, milícias urbanas e grupos paramilitares ganharam poder ilegítimo ao fornecer trabalho remunerado a muitos jovens desempregados, além de prometerem mais mobilidade e segurança aos seus apoiantes. Num contexto de elevados índices de desemprego, insegurança social, oportunidades limitadas e capital social limitado - a perspetiva de emprego num gangue de traficantes surge como um apelo considerável. 

Adotaram-se em Medellín várias políticas e intervenções de recuperação , entre o final dos anos 90 e o início dos anos 2000. Estas intervenções, amplamente denominadas de “urbanismo social”, visavam reduzir a violência, abordando a desigualdade social e a exclusão espacial e promover uma melhor coesão social na comunidade. 

Os bairros mais pobres de Medellín receberam grandes investimentos em infraestrutura urbana. No passado, os bairros localizados nos arredores da cidade tinham sido negligenciados, resultando em áreas com um elevado índice de crime e exclusão social. As novas políticas tiveram como objetivo “mudar a cara da cidade” (Maclean, 2015, p. 55) e as intervenções incluíram investimentos em sistemas de transporte público, espaços públicos e edifícios icónicos. 

Uma das intervenções mais notáveis é a introdução do Metrocable, em 2004. O Metrocable é um serviço de transporte de teleférico que faz a ligação entre os bairros marginalizados de Medellín, localizados na periferia montanhosa, com o resto da cidade. A implementação do Metrocable possibilitou maior mobilidade entre os bairros periféricos da cidade e o centro da cidade, tendo como resultado uma maior inclusão social e um aumento das oportunidades de emprego. 

Parte da estratégia de urbanismo social incluía a construção de “parques de bibliotecas”, nas áreas mais pobres de Medellín. Os “parques de bibliotecas” são espaços públicos que consistem num prédio de bibliotecas rodeado por espaços verdes. Esses espaços funcionam não apenas como bibliotecas, mas também como um local para atividades educacionais, culturais e recreativas. Geralmente, os parques de bibliotecas oferecem uma variedade de recursos educacionais e programas de formação, que podem incluir cursos de informática e programas de inglês. A seleção dos arquitetos que iriam projetar os parques de bibliotecas foi realizada mediante um processo internacional competitivo. O investimento significativo e o design exclusivo desses parques de bibliotecas significam para a comunidade que vale a pena investir nessas áreas e, posteriormente, tornaram-se marcos de grande orgulho da comunidade. 

Outras intervenções implementadas em Medellín, incluem o desenvolvimento e a melhoria de parques públicos, parques de futebol, obras de arte públicas, cozinhas comunitárias, moradias sociais, pontes pedestres e recuperação de riachos poluídos. Além disso, 260 milhões de dólares americanos foram investidos na disponibilização de programas e projetos sociais entre 2004 e 2007. Estes programas proporcionavam educação em saúde, educação básica e secundária, proteção e assistência a grupos vulneráveis da população, assistência à reintegração para veteranos e atividades para jovens. 

A estratégia de urbanismo social implementada em Medellín foi considerada um sucesso. Mudanças no design da paisagem urbana alteraram a maneira como as pessoas utilizam esses espaços e interagem entre si. Teve o efeito de criar espaços mais habitáveis e diminuir a exclusão social. Medellín emergiu como um “modelo” de regeneração urbana, para outras cidades que experimentam elevadas taxas de violência. 

Observando apenas as estatísticas de crimes, a taxa de homicídios de Medellín em 2015 foi de 20 homicídios por 100.000 habitantes (Medical Examiner's Office, 2015), o que representa um declínio acentuado em relação aos 375 homicídios por 100.000 habitantes em 1991. O gráfico abaixo mostra o declínio acentuado dos homicídios em Medellín nas últimas décadas.

 

Taxa de homicídios por 100.000 habitantes em Medellín e na Colômbia

Cerda e outros (2012), compararam as taxas de criminalidade de bairros com acesso ao Metrocable com bairros próximos e com características semelhantes, mas que não têm acesso ao Metrocable. Os resultados revelaram que entre 2003 e 2008, os bairros servidos pelo Metrocable sofreram uma redução de 66% na taxa de homicídios em comparação com os seus homólogos não servidos pelo Metrocable

Borraez (2015) comparou as taxas de homicídios nos bairros periféricos antes (1999-2003) e depois (2004-2008) da implementação do Metrocable. Nos bairros com uma estação Metrocable, a taxa de homicídios diminuiu em média 88% entre 2004-2008, em comparação com a taxa do período 1999-2003. Nos bairros sem uma estação Metrocable, observaram-se duas situações distintas, bairros onde a taxa de homicídios diminui em menos de 20%, e outros bairros onde até se verificou um aumento nas taxas de homicídios entre 1999-2003 e 2004-2008.

Bea, David C (2016). Transport engineering and reduction in crime: the Medellín case. Transportation Research Procedia, vol. 18.
Magdalena Cerda and others (2012). Reducing violence by transforming neighbourhoods: a natural experiment in Medellín, Colombia. American Journal of Epidemiology, vol. 175, No. 10.
Maclean, Kate (2015). Social urbanism and the politics of violence, the Medellín miracle. Hampshire and New York: Palgrave Macmillan.
As estatísticas referentes ao crime na cidade de Medellín podem ser consultadas nesta página interativa: Estatísticas de crime e segurança - Medellín.
 

Estudo de caso 7 (Prevenção criminal comunitária): Comunidades que cuidam

Communities That Care (CTC) é um sistema de prevenção baseado na comunidade (Hawkins, Catalano e Arthur, 2002). O CTC visa promover o desenvolvimento saudável de crianças e jovens, mediante o planeamento comunitário de longo prazo, a fim de prevenir problemas sociais e de saúde. O CTC aborda os fatores que influenciam, de forma positiva, o desenvolvimento de uma criança, designados por fatores de proteção, e também os fatores que podem influenciar negativamente o desenvolvimento de uma criança, designados por fatores de risco. 

O CTC orienta as comunidades para a identificação e a compreensão das necessidades locais, estabelece prioridades e implementa intervenções eficazes, baseadas na evidência, para colmatar essas necessidades. O modelo CTC foi implementado em vários países e está ativo atualmente em mais de 500 comunidades nos Estados Unidos da América. 

O CTC baseia-se na “Estratégia de Desenvolvimento Social”, e é uma estratégia que promove o desenvolvimento positivo dos jovens, através da organização dos dados relacionados com os fatores de proteção, traçando uma estratégia simples de ação. Esta estratégia compreende os seguintes componentes: 

  • Crenças saudáveis e bons padrões de comportamento– é mais provável que os jovens se envolvam em comportamento pró-social e responsável quando estão rodeados por professores, pais e uma comunidade que comunica crenças e padrões saudáveis
  • Vinculação – os jovens precisam desenvolver e manter relacionamentos fortes com aqueles que mantêm crenças saudáveis e bons padrões
  • Oportunidades–devem ser disponibilizadas aos jovens oportunidades de desenvolvimento apropriadas, para que estes possam ter uma participação ativa e interação significativa com outros indivíduos que vivam de forma plenamente integrada na sociedade
  • Competências – os jovens devem aprender as competências necessárias para ter sucesso na vida
  • Reconhecimento – elogios e reconhecimentos específicos e consistentes devem ser dados aos jovens pelos seus esforços, melhorias e realizações (CTC, 2018) 

Decorridos 8 anos, os resultados obtidos revelam que:

  • Os estudantes das comunidades CTC eram mais propensos do que os estudantes das comunidades de controlo a absterem-se de usar drogas, fumar e delinquir; e
  • Eles também eram menos propensos a cometer atos violentos (CTC, 2018). 
Mais informação sobre o CTC e os seus programas de prevenção. 
 

Estudo de caso 8 (Prevenção Criminal Comunitária): Line Up Live Up

Esta pesquisa mostra o impacto da formação em competências para a vida como forma para evitar comportamentos antissociais. Os programas de educação desportiva, por exemplo, têm o potencial de melhorar as competências pessoais e sociais e aumentar o conhecimento entre os jovens em risco. O desporto atrai muitos jovens e incentiva o seu envolvimento social. Com isso em mente, o UNODC desenvolveu um programa de formação em competências para a vida baseado no desporto, chamado Line Up Live Up, que visa fortalecer a resiliência dos jovens dos 13 aos 18 anos e reduzir o seu envolvimento em comportamentos de risco e antissociais, concentrando-se em: 

  • formação em competências essenciais para a vida (incluindo a capacidade de resistir a pressões sociais negativas, lidar com a ansiedade e comunicar efetivamente com os colegas);
  • aumentar o conhecimento sobre as consequências do crime, violência e uso de drogas;
  • atitudes dos jovens e como eles são afetados pelo modo como encaram a lei. 

O Line Up Live Up é uma ferramenta de prevenção primária que inclui dez sessões muitíssimo interativas direcionadas a diferentes competências e áreas do conhecimento. O programa pode ser administrado com grupos de ambos os sexos em centros desportivos, escolas (como atividades curriculares ou extracurriculares) ou em outros locais da comunidade. O programa requer poucos recursos, pelo que é adequada a sua implementação em situações onde os recursos são escassos. Cada sessão inclui uma introdução, uma ou duas atividades desportivas e uma sessão de esclarecimento. Durante os jogos, os jovens alcançam alguns dos objetivos de aprendizagem propostos. No entanto, é durante a fase de discussão, que ocorre no campo desportivo imediatamente após os exercícios, que os jovens mais e melhor integram o processo de aprendizagem. 

O programa foi testado no Brasil em 2017 e será implementado em vários países nos próximos anos. 

 

Estudo de caso 9 (Prevenção pela Justiça Criminal – Policiamento orientado pelos problemas): Corridas de Carros a Alta Velocidade (Chile)

A polícia local da cidade de Ankud, no sul do Chile, adotou uma abordagem de policiamento orientada para a resolução do problema das corridas de carros a alta velocidade, que estavam a ocorrer na via pública. Os moradores da comunidade tinham manifestado preocupação com as questões de segurança e ruído que resultavam dessas corridas de rua. Muitos dos carros usados nas corridas de rua foram modificados para gerar muito ruído. Não se tratava apenas de corridas de alta velocidade, atendendo a que muitas vezes também havia consumo de álcool. 

A polícia local conseguiu apurar que os participantes nas corridas pertenciam a um clube de carros chamado "Ankud Tuning". Entrevistas com membros do clube revelaram que não havia outro local adequado para a realização dessas corridas, razão pela qual optaram por usar as vias públicas durante a noite. O clube é uma organização formal e legal, mas não tinha espaço físico para realizar as suas atividades. Além disso, não existiam infraestruturas recreativas ou instalações de entretenimento na comunidade Ankud. O chefe de polícia também apurou que os jovens não estavam cientes dos riscos associados à condução a alta velocidade. 

A resposta inicial foi impor multas pesadas por excesso de velocidade. Mas isso não resolveu o problema, uma vez que os participantes nas corridas conseguiram fugir da polícia. As corridas eram realizadas em locais secretos e os horários mudavam regularmente. 

A polícia procurou então um local alternativo para as corridas, negociando com o aeroclube local, para que as corridas pudessem ser realizadas no aeródromo uma vez por mês. As autoridades locais, o clube automóvel, a Associação de Segurança do Chile e o aeroclube trabalharam juntos na coordenação de futuras corridas. 

A polícia também realizou uma série de eventos educacionais para informar os jovens sobre os riscos associados às corridas ilegais de alta velocidade, especialmente em locais que não são adequados para esses eventos. Os membros do clube ainda participaram numa série de oito workshops educacionais sobre acidentes de trânsito. 

A aplicação destas medidas resultou na interrupção das corridas de carros ilegais durante a noite e na diminuição das queixas que lhes estavam associadas. O aeroclube permitia que as corridas acontecessem uma vez por mês e os moradores da comunidade local eram convidados a participar nesses eventos, o que lhes dava a oportunidade de participar em mais atividades recreativas.

Munoz, Juan (2008). Police intervention: solution to a road safety problem. Chile: Planning and Development Major Division.
 
Seguinte: Exemplo de Estrutura de Aula
Regressar ao início