Este módulo é um recurso para professores 

 

Guia para desenvolver uma disciplina autónoma

 

Este Módulo apresenta um esboço para uma aula de três horas, mas é possível desenvolver ainda mais o seu conteúdo num curso autónomo. O escopo do curso será determinado pelas necessidades específicas que se façam sentir em cada contexto, sendo apresentada, em seguida, uma sugestão de estruturação do curso.

Sessão

Tópico

Breve descrição 

1

Introdução

Introduzir os alunos aos principais termos e ideias

2

Prevenção da Criminalidade através da promoção do Desenvolvimento Social

Introduzir a prevenção do crime no desenvolvimento, fatores de risco e proteção, pesquisa e programas longitudinais.

3

Prevenção Criminal Comunitária

Introduzir a prevenção do crime comunitário com referência ao controlo social informal, eficácia coletiva e capital social.

4

Prevenção Situacional do Crime

Introduzir a prevenção do crime situacional e as principais teorias - modelo do agressor que faz escolhas racionais, teoria das atividades de rotina e teoria dos padrões do crime.

5

Prevenção da Criminalidade através do Desenho Urbano ou Espaço Construído

Introduzir a prevenção do crime através do design urbano, com referência a elementos-chave: vigilância, controlo de acesso, fortalecimento de alvos, reforço territorial, imagem / meio, apoio à atividade.

6

Policiamento para a Prevenção

Introduzir abordagens ao policiamento que procurem prevenir o crime, incluindo policiamento orientado a problemas, prevenção focada, policiamento orientado pelas informações e policiamento de segurança.

7

Reabilitação e Prevenção

Introduzir abordagens importantes para a reabilitação de infratores, incluindo os modelos Risco-Necessidade-Responsividade (Risk-Needs-Responsivity – RNR) e o Good Lives Model.

8

Abordagens para a resolução de problemas de criminalidade

Apresentar os 5Is da Ekblom e o modelo SARA.

9

O que funciona e Prevenção baseda na evidência

Introduzir a prevenção da criminalidade baseada na evidência e nos principais centros de investigação, como a Campbell Collaboration e o EMMIE. Discutir o que constitui evidência.

10

Ciência da Prevenção

Introduzir a ciência da prevenção e a evidência decorrente da saúde pública, promoção da saúde, tratamento do consumo de álcool e outras drogas e outros domínios relevantes para a prevenção do crime.

11

Políticas de Prevenção da Criminalidade

Introduzir a elaboração de políticas de prevenção do crime, com especial referência a ciclos de políticas, transferência de políticas e diretrizes e convenções internacionais.

12

Sumário e Conclusões

 

 

Regressar ao início