Este módulo é um recurso para professores 

 

Tópico quatro – Análise de abordagens que funcionam

 

A avaliação é o último passo em qualquer abordagem de resolução de problemas criminais. Este tópico final destaca a importância da avaliação e como a Campbell Collaboration e o EMMIE (e outras fontes de dados) fornecem agora o acesso a meta avaliações de medidas comuns de prevenção do crime. Alguns dos debates sobre a eficácia destes centros de informação e as diferentes abordagens do que constitui evidência podem ser abordados em leituras adicionais. O objetivo desta secção do módulo é apresentar os centros de informação e mostrar como é que as pesquisas podem ser realizadas de modo a identificar estudos relevantes.

 

A Campbell Collaboration

A Campbell Collaboration foi criada por criminologistas no ano 2000, para desenvolver um apoio baseado em provas para a prevenção do crime. A Campbell Collaboration é uma rede internacional de pesquisa sem fins lucrativos que se orgulha de conduzir e publicar revisões sistemáticas, de elevada qualidade, de intervenções relacionadas com o crime e com a justiça, educação, desenvolvimento internacional e bem-estar social (Campbell Collaboration, 2016). 

A declaração de missão da Campbell Collaboration é a seguinte: 

A Campbell Collaboration promove mudanças sociais e económicas positivas, por meio da produção e uso de revisões sistemáticas e síntese de conjuntos de dados que podem ser usados para promover políticas e práticas baseadas em evidências (Campbell Collaboration, 2018). 

As revisões sistemáticas sumariam e avaliam as melhores pesquisas disponíveis sobre programas e intervenções específicos (Campbell Collaboration, 2018). Os resultados de vários estudos de elevada qualidade são sintetizados para produzir a melhor prova possível. É dada grande importância à integridade do processo através do qual as referidas revisões sistemáticas são produzidas. O processo rigoroso requer a predeterminação dos procedimentos de procura pretendidos e critérios claros para inclusão e exclusão de estudos. Este processo garante a transparência e a integridade da revisão, pois outros investigadores podem replicar facilmente os resultados. 

Todos os estudos elegíveis são selecionados atendendo à sua qualidade, excluindo-se os estudos que apresentam uma opção metodológica considerada fraca. Realiza-se a codificação para todos os estudos e análises relevantes e, sempre que possível, realiza-se uma meta-análise. A combinação das “descobertas” de vários estudos desta maneira tem múltiplas vantagens, incluindo a de atenuar as deficiências dos estudos individuais; fornecer “pistas” para os casos em que são apresentados resultados ambíguos; e aumentar o poder estatístico e a capacidade de detetar os efeitos da dimensão da amostra com maior precisão. A estimativa do efeito da dimensão está dependente em grande parte do número de participantes no estudo, pois quanto maior o número, maior a precisão da estimativa. Assim, reunir os participantes de estudos semelhantes resultará no aumento da probabilidade de estimativas mais precisas, bem como na deteção de pequenos efeitos que, de outra forma, teriam passado despercebidos em estudos individuais. 

A biblioteca da Campbell Collaboration Publicou muitas revisões sistemáticas, sendo que uma parte importante se relaciona precisamente com intervenções relativas à prevenção do crime. As atividades ou intervenções de prevenção do crime podem ser classificadas como de prevenção primária, secundária ou terciária, consoante o modelo de saúde pública e os níveis de classificação de prevenção. 

A prevenção primária refere-se a atividades destinadas a prevenir o crime a um nível global, ou seja, abarca atividades de prevenção do crime direcionadas a toda a população. Os estudos relevantes de prevenção primária incluem: Intervenções escolares para reduzir a exclusão disciplinar nas escolas (2018); efeitos no comportamento criminoso e na vitimização em virtude da limitação do acesso dos jovens a certos locais (2016).

A prevenção secundária refere-se a atividades destinadas a grupos populacionais que ainda não se envolveram em comportamentos criminosos, mas correm o risco de fazê-lo. Os estudos de prevenção secundária relevantes incluem: Intervenções preventivas para reduzir a violência de gangues juvenis em países de baixa e média renda (2015); Intervenções de tutoria para gerir a delinquência juvenil e problemas associados (2013).

A prevenção terciária refere-se a atividades destinadas a impedir que aqueles que já se envolveram em atividades criminosas sejam reincidentes no futuro. Os estudos relevantes de prevenção terciária incluem: Programa policial direcionado a jovens para evitar futuros comportamentos delinquentes (2018); Tratamento de agressores sexuais por forma a reduzir a reincidência (2017). 

Informações adicionais sobre a Campbell Collaboration são disponibilizadas na secção Materiais adicionais deste módulo.

 

EMMIE

Os académicos da University College London desenvolveram o sistema de classificação e ordenação conhecido como EMMIE.EMMIE significa o seguinte:

Efeito

Impacto no crime

As evidências sugerem que a intervenção levou a um aumento, diminuição ou não teve impacto no crime.

Mecanismo

Como é que funciona

O que há na intervenção que poderia explicar os seus efeitos?

Moderadores

Onde é que funciona

Em que circunstâncias e contextos é provável que a intervenção funcione / não funcione?

Implementação

Como fazer

Que condições devem ser consideradas ao implementar uma intervenção localmente?

Custo Económico

Quanto é que custa

Quais são os custos diretos ou indiretos que estão associados à intervenção e, existem evidências da relação custo/benefício?

Para uma introdução ao EMMIE, por favor consulte Johnson, Tilley e Bowers, 2015

Com a introdução destas variáveis adicionais, o EMMIE procura ir além do que a Campbell Collaboration alcança. Ao fornecer alguns conhecimentos sobre o funcionamento de uma intervenção, variáveis moderadoras e quanto custa, o EMMIE é mais útil na definição de decisões dos decisores políticos do que limitar-se a, meramente, determinar se uma iniciativa funciona ou não. 

O kit de ferramentas para redução de crimes oferece uma visão geral dos resultados decorrentes de análises de várias formas de prevenção de crimes. Mais informações sobre o EMMIE e o Kit de ferramentas para redução de crimes são fornecidas na secção Materiais de Ensino Adicionais

 
Seguinte: Resumo
Regressar ao início