Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios

 

Exercício 1: Conceitos jurídicos de computadores, dados e redes

Peça aos alunos que consultem como sistemas informáticos, dados informáticos, provedores de serviços e dados de tráfego são definidos pela legislação local. Responda à pergunta: qual é a diferença entre as definições da Convenção do Conselho da Europa sobre Cibercriminalidade (2001) e a legislação local? 

Diretrizes para o professor

Os alunos provavelmente descobrirão que os conceitos legais usam termos distintos. Eles devem tentar descrever como a diferença redacional pode afetar a forma pela qual o ordenamento jurídico identifica um sistema informático, dados informáticos ou uma rede. 

Exercício 2: Velocidades de carregamento de páginas da Web

Peça aos alunos que meçam a velocidade de carregamento de uma página da web. Abra uma página da web no Google Chrome. Clique nos três pontos no canto superior direito do Chrome. Clique em "Mais ferramentas" -> "Ferramentas de desenvolvedor" -> "Desempenho". Pressione Ctrl + E para iniciar a gravação e atualizar a página da web. Depois que a página da web for carregada, pare a gravação e verifique quanto tempo levou para carregar diferentes partes da página. Por que diferentes partes da página web foram carregadas em tempos diferentes? 

Diretrizes para o professor

Os alunos devem tentar explicar por que diferentes partes da página web foram carregadas em velocidades diferentes. Com base no que aprenderam em aula, eles podem discutir a maneira como os computadores se comunicam entre si, ou mesmo como o DNS afeta o tempo de carregamento. 

Exercício 3: Taxas de penetração da Internet

Muitas pessoas superestimam as taxas de penetração da Internet em seus países. Isso pode levar a discussões interessantes sobre grupos que têm acesso e grupos que não têm acesso à Internet.

Responda a algumas das seguintes perguntas:

  • Qual é a taxa de penetração da Internet em seu país?
  • Quais grupos têm mais dificuldade em se conectar à Internet e por quê?
  • Todos os que estão conectados à Internet têm as mesmas oportunidades? 

Diretrizes para o professor

O objetivo deste exercício é familiarizar os alunos com métodos estatísticos e com a coleta e verificação de dados. As duas últimas perguntas tratam de habilidades de pensamento crítico e se relacionam às ciências sociais. O professor sempre deve avaliar as evidências que os alunos apesentam para qualquer solução que proponham. O instrutor também deve tentar avaliar a verossimilhança e a razoabilidade da resposta.

Exercício 4: Investigação de quebra de sigilo de dados

Vazamentos de dados na Internet são relativamente comuns no noticiário. Alguns relatos, no entanto, contêm poucos detalhes.

Peça aos alunos que pesquisem os maiores vazamentos de dados que ocorreram em seu país. Os alunos podem identificar o tipo de vulnerabilidade que levou à quebra do sigilo de dados?

Pode ser que os alunos não encontrem explicações técnicas sobre as violações de dados. Nesse caso, peça aos alunos que discutam o que pode ter acontecido, evidenciando por que pensam isso. 

Diretrizes ao professor

O professor deve responder às seguintes perguntas: 

  • Os alunos identificaram uma violação real de dados a partir das notícias?
  • A vulnerabilidade que causou a violação foi identificada?
  • A vulnerabilidade encontrada pelo aluno está baseada em evidências?
 
Seguinte: Exemplo de Estrutura de Aula
Regressar ao início