Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de Estrutura de Aula

 

A seguir, apresenta-se a estrutura recomendada para as aulas. Os alunos devem concluir as leituras principais antes da aula. A aula visa a reforçar o aprendizado, e os exercícios são projetados para a aplicação do que aprenderam nas leituras e em sala. A divisão a seguir foi proposta tendo por base uma aula de três horas. Os professores são livres para adaptar tal estrutura tendo em conta suas necessidades e os horários das aulas.

Introdução às aulas e resultados da aprendizagem

Exposição (10 minutos):

  • Identifique e discuta os objetivos de aprendizagem da aula
  • Faça uma breve introdução à aula e ao seu conteúdo.
 

Infracções contra a confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados e sistemas informáticos

Exposição (40 minutos):

  • Discuta e avalie criticamente esta categoria de crimes cibernéticos e os crimes cibernéticos que  integram.

[Opcional: peça aos alunos que concluam o exercício em grupo, “Exercício 2: Casos de cibercrimes” na seção “Exercícios” deste Módulo antes da aula e peça que discutam suas descobertas em sala ou em qualquer das aulas seguintes. Os alunos podem entregar um resumo de uma a três páginas de suas conclusões ou preparar-se para discuti-las em sala de aula].

[Opcional: peça aos alunos que concluam o “Dever de casa 2: Algum cibercrime não foi estudado?” na seção “Ferramentas adicionais de aprendizagem” deste Módulo antes da aula e peça que discutam suas conclusões em sala ou em qualquer das aulas posteriores. Pode-se fazer aos alunos a pergunta neste exercício ou em qualquer das sessões abaixo. Os alunos podem entregar um resumo de uma a três páginas de suas conclusões ou preparar-se para discuti-las em sala de aula].

 

Infracções relacionadas a computadores

Exposição  (50 minutos):

  • Discutir e avaliar criticamente esta categoria de crimes cibernéticos e os cibercrimes nela incluídos

Discussão do estudo de caso (30 minutos):

 

Pausa

Duração:  10 minutos

 

Infrações relacionadas ao conteúdo

Exposição (40 minutos):

  • Discutir e avaliar criticamente esta categoria de crimes cibernéticos e os cibercrimes nela incluídos

[Opcional: instrua os alunos a concluir o “Dever de Casa 1: onde o spam se encaixa?” na seção “Ferramentas adicionais de aprendizagem” deste Módulo antes da aula e peça-lhes que discutam suas conclusões em sala. Os alunos podem entregar um resumo de uma a três páginas de seus achados ou preparar-se para discuti-los em sala de aula].

 
Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início