Este módulo é um recurso para professores 

 

Possível estrutura das aulas

 

A seguir, apresenta-se a estrutura recomendada para as aulas. Os alunos devem concluir as leituras da bibliografia básica antes das aulas. As aulas visam reforçar o aprendizado das leituras, e os exercícios são projetados para aplicação desse aprendizado. A divisão a seguir foi estabelecida para uma aula de três horas. Os professores podem adaptar a estrutura com base em suas necessidades e os horários das aulas.

Introdução às aulas e objetivos de aprendizagem

Exposição (10 minutos):

  • Faça uma breve introdução sobre o programa e seu conteúdo
  • Identifique e discuta os objetivos de aprendizagem das aulas
 

Notificação de cibercrimes

Exposição (30 minutos):

  • Discutir e avaliar práticas de notificação de crimes cibernéticos
  • Peça aos alunos que concluam o "Exercício 1 - Para quem você ligará?" na seção “Exercícios” deste Módulo antes da aula e que discutam suas conclusões em sala. [* Lembrete: Este exercício precisa ser concluído antes da aula].
 

Quem investiga os cibercrimes?

Exposição (40 minutos):

 

Pausa

Duração:  10 minutos

 

Obstáculos a investigações de cibercrimes

Exposição (50 minutos):

  • Explicar e avaliar criticamente os obstáculos encontrados durante investigações de crimes cibernéticos
  • Peça que os alunos concluam o "Exercício 2 – Uma hipotética investigação de cibercrimes" na seção “Exercícios” deste Módulo antes da aula e que discutam suas conclusões em sala. [* Lembrete: Este exercício precisa ser concluído antes da aula].

[Opcional: Peça aos alunos que façam o "Dever de Casa nº 2: Registro Regional da Internet

na seção “Avaliação dos Alunos” deste Módulo antes da aula e que discutam suas conclusões em sala de aula. Os alunos podem entregar um resumo de uma a três páginas de seus achados ou apenas preparar-se para discuti-los em sala de aula]. 

[Opcional: Instrua os alunos a concluírem o "Exercício 4 - GDPR e WHOIS" na seção “Exercícios” deste Módulo antes da aula e peça-lhes que discutam suas conclusões em sala. Os alunos podem entregar um resumo de uma a três páginas de suas descobertas ou apenas preparar-se para discuti-las em sala de aula].

 

Gestão do conhecimento

Exposição (40 minutos):

  • Descrever o papel da gestão do conhecimento nas investigações de crimes cibernéticos
  • Peça aos alunos que concluam o "Exercício 3 - Quem responde?" na seção “Exercícios” deste Módulo antes da aula e que discutam suas conclusões em sala de aula. [* Lembrete: Este exercício precisa ser concluído antes da aula].
 
Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início