Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios

 

Esta seção contém sugestões de exercícios educacionais para serem feitos antes e durante a aula, enquanto a tarefa destinada a avaliar a compreensão dos alunos sobre o Módulo é sugerida em uma seção separada.

Os exercícios desta seção são mais apropriados para turmas de até 50 alunos, onde os alunos podem ser facilmente organizados em pequenos grupos, nos quais se discutem casos ou se realizam atividades antes que os representantes de cada grupo forneçam feedback para o restante da turma. Embora seja possível ter a mesma estrutura de pequenos grupos em turmas grandes, com mais de cem alunos, é uma tarefa mais desafiadora, e o professor pode querer adaptar técnicas de facilitação para garantir tempo suficiente para as discussões em grupo e para fornecer feedback à turma. A maneira mais fácil de formar pequenos grupos em uma classe grande é pedir aos alunos que discutam os problemas com os quatro ou cinco alunos sentados perto deles. Dadas as limitações de tempo, nem todos os grupos poderão fornecer feedback em cada exercício. Recomenda-se que o professor escolha os grupos aleatoriamente e tente garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de fornecer feedback ao menos uma vez durante a atividade. Se o tempo permitir, o professor poderá facilitar uma discussão aberta, depois que cada grupo fornecer feedback.

Sugere-se que o professor divida a turma em grupos e faça com que os alunos concluam as seguintes tarefas

 

Exercício 1: As consequências das armas de fogo

Antes da aula, os alunos são designados para assistir a um vídeo da OTAN sobre o impacto das armas de fogo na sociedade e os esforços para tentar prevenir seu uso indevido (6 minutos, 24 segundos). NATO: Small Arms are Real Weapons of Mass Destruction? (OTAN: Armas de pequeno porte são armas reais de destruição em massa?)

Os alunos devem estar preparados para fornecer um breve relato sobre o vídeo e para fazer uma lista de perguntas sobre o que viram. Além disso, os alunos devem ser solicitados a indicar uma fonte de notícias que possa revelar incidentes envolvendo armas de fogo/APAL no cenário local ou internacional.

Exercise 2: Trabalho em grupo

Em pequenos grupos, os alunos fazem um breve resumo do vídeo que assistiram e formulam as perguntas sobre o papel das armas na violência.

Os alunos devem listar as perguntas no quadro ou no Google Doc.

Exercise 3: Consequências dos crimes com uso de armas de fogo

Em pequenos grupos, os alunos devem fazer um breve resumo das consequências/efeitos negativos que identificaram na reportagem que indicaram no Exercício 1.

Exercise 4: O impacto das armas de fogo

A fim de explorar até que ponto as armas de fogo são um sintoma e/ou causa de problemas sociais, os alunos devem refletir, em pequenos grupos, se as armas de fogo “causam” as consequências específicas cobertas no Módulo.

Exercise 5: Relação entre violência e desenvolvimento humano

Solicita-se aos alunos que determinem a relação entre a classificação de um país no Índice de Desenvolvimento Humano e os índices de paz, violência, homicídios, etc. Em grupos, solicita-se aos alunos que considerem questões como:

O que você pode concluir sobre os cinquenta países com menor IDH e os cinquenta países mais violentos?

Se as classificações não corresponderem exatamente, desenvolva explicações sobre o motivo, por exemplo, de um país violento não ter um IDH muito baixo ou vice-versa.

 
Seguinte: Exemplo de estrutura de aula
Regressar ao início