Este módulo é um recurso para professores 

 

Questões chave

 

Visão geral

A exposição ao uso indevido de armas de fogo é uma questão de grande interesse em muitas regiões do mundo, atraindo ampla atenção da mídia. Filmes de ação e videogames geralmente apresentam violência com uso de armas, o que pode produzir um efeito de naturalização nas pessoas em relação ao que estão vendo. Em muitos lugares do mundo, a violência armada é uma realidade cotidiana, com milhões de pessoas cada vez mais afetadas pela violência associada às armas de fogo. As questões que envolvem armas de fogo e sua proliferação, tráfico, aquisição e uso ilícitos e suas consequências e impacto na paz, na segurança e no desenvolvimento, envolvem uma variedade de fatores e elementos inter-relacionados. Compreender a complexidade do problema consiste é um pré-requisito importante para avaliar as respostas existentes e suas possíveis lacunas e limitações, assim como para promover a tomada de decisão informada e baseada em evidências sobre esses tópicos sensíveis e complexos.

Dois termos semelhantes, mas não idênticos, estão em uso, tanto na prática quanto nas políticas das Nações Unidas: 'armas de fogo' e 'armas pequenas e armas leves' (APAL). Como será explicado com mais detalhes, este módulo da Série de Módulos Universitários da E4J sobre Armas de Fogo empregará, em geral, o termo 'armas de fogo' e apenas utilizará o outro termo - APAL - quando for relevante e explicitamente referido na literatura específica em questão.

Este Módulo oferece uma visão geral sobre a questão das armas de fogo e apresenta a maioria dos temas que serão desenvolvidos nos módulos seguintes, a fim de fornecer uma visão abrangente. A primeira parte do Módulo estabelece os conceitos e definições relacionados às armas de fogo e fornece uma introdução geral ao seu mercado lícito e ilícito, uma estimativa de sua dimensão e características, bem como as consequências e impacto de sua fabricação, aquisição e tráfico clandestinos sobre a segurança, a paz e o desenvolvimento. O funcionamento desses mercados paralelos e os métodos usados ​​para desviar armas de fogo para posse, tráfico e uso ilícitos são descritos mais detalhadamente nos Módulos 34. Este módulo descreve ainda diferentes visões para o uso legal e uso indevido de armas de fogo, e as respostas políticas adotadas em níveis nacionais e internacionalmente, que serão desenvolvidos nos Módulos 5-9. Também é abordado aqui o impacto do tráfico de armas de fogo e da violência armada na paz, no desenvolvimento e na segurança, e o importante papel desempenhado pela sociedade civil e pelas comunidades no enfrentamento das causas básicas do problema. Por fim, é reconhecida a importância de compreender melhor esse fenômeno complexo, incluindo o uso de melhores dados e informações baseadas em evidências e o desenvolvimento de políticas.

As seções que se seguem abordam os seguintes temas centrais: 

 
 Seguinte: Enquadrando o problema das armas de fogo e as consequências de seu tráfico e uso ilícitos
Regressar ao início