Este módulo é um recurso para professores  

 

Avaliação dos estudantes

 

Esta secção fornece sugestões de trabalhos pós-classe com o objectivo de avaliar a compreensão do Módulo por parte dos alunos. As sugestões de trabalhos pré-classe ou em sala de aula são fornecidas na secção Exercícios.

Exemplo 1

Usando a tabela de impactos da Small Arms Survey, Development Denied, (Pesquisa sobre Armas Pequenas, Desenvolvimento Negado), peça aos alunos que produzam um pôster acadêmico que aborde um dos impactos da limitação de desenvolvimento no estado ou na região em que reside.

As orientações para pôsteres acadêmicos podem ser encontradas aqui.

Tabela 1.6 Tabela dos Impactos no Desenvolvimento (Fonte: Small Arms Survey, 2003)
 

Exemplo 2

Relatório de 2.500 palavras

Ao realizar a avaliação, os estudantes devem demonstrar a sua compreensão dos resultados de aprendizagem do módulo.

Os estudantes devem ser capazes de :

  • demonstrar uma compreensão do funcionamento e do desenvolvimento do mercado legítimo de armas;
  • descrever os principais intervenientes no mercado legítimo de armas, e o impacto que isto pode ter na estabilidade regional;
  • avaliar criticamente* os factores políticos, sociais e económicos que influenciam a importação e exportação de armas de fogo para os Estados;
  • discutir criticamente* a importância de critérios unificados e internacionais para a importação e exportação de armas de fogo entre Estados.

(*A extensão da avaliação crítica e da síntese dependerá do nível de estudo do aluno).

Assuma o papel de conselheiro do governo do seu país, Erehwon.

Contexto

O Governo de Erehwon deseja exportar um número considerável de armas de fogo para o seu aliado regional, Ecalpemos, que está envolvido num conflito armado com separatistas que desejam substituir o Governo.

Ambos os lados do conflito em Ecalpemos (governo e separatistas) foram acusados pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha e pela Amnistia Internacional de cometerem actos que podem equivaler a Crimes Contra a Humanidade.

O seu Governo receia que sem as armas de fogo adicionais, o Governo de Ecalpemos caia, o que levaria à instabilidade regional.

Tanto Erehwon como Ecalpemos são Estados Membros das Nações Unidas e assinaram e ratificaram o Tratado sobre o Comércio de Armas.

 

Exercício

Escreva um relatório descrevendo as medidas que o seu Governo terá de tomar para assegurar que a exportação de armas de fogo siga os requisitos estabelecidos no Tratado sobre o Comércio de Armas. Deve também abordar se o seu Governo pode equilibrar as suas obrigações nos termos do Artigo 51 da Carta das Nações Unidas (auto-defesa individual ou colectiva) com as suas obrigações no âmbito do Tratado sobre o Comércio de Armas.

 
Seguinte: Materiais de ensino adicionais
Regressar ao início