Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de Estrutura de Aula

 

Esta seção contém recomendações para uma sequência de ensino com conteúdos e dinâmicas para alcançar os objetivos de aprendizagem em uma aula de três horas.

Primeira hora

  • Atividade pré-aula (o tempo varia): utilizando qualquer fonte de notícias, de preferência uma de sua região, os estudantes devem encontrar histórias sobre crimes e violências nas quais o autor usou uma arma de fogo. Eles devem determinar se alguma informação é revelada sobre o tipo, modelo ou outras características da arma usada. Se sim, devem descrever os termos usados pelo repórter para descrever as armas de fogo. Além disso, os estudantes devem tomar nota caso nenhuma informação sobre a arma de fogo tenha sido relatada. 
  • Atividade em sala de aula / quebra-gelo (10 a 15 minutos): em pequenos grupos, os estudantes compartilham os resultados de suas pesquisas sobre como as fontes de notícias relatam e descrevem as armas de fogo. Que implicações podem ser levantadas? 
  • Aula: faça uma breve exposição sobre como a comunidade internacional descreve as características das armas de fogo - tipos, funções, munição, registros etc (25-35 minutos). Pode-se utilizar vídeos. Este também é um momento apropriado para introduzir as diversas fontes de informação sobre armas de fogo, suas partes e munições (por exemplo, UNODC, Small Arms Survey). 
  • Quiz 1: utilizando fotos ou figuras de armas de fogo, suas peças e acessórios, faça um teste oral com os estudantes no qual devem identificar a figura. Os estudantes anotam as respostas e as compartilham em classe.
 

Segunda hora – Familiarizar os estudantes com as armas de fogo/APAL

  • Os estudantes participam de uma das seguintes atividades:
  • 1. Um funcionário policial local dá uma palestra sobre a identificação de armas de fogo e sobre a funcionalidade das armas de fogo.

    2. Visita a uma autoridade local competente para a aplicação da lei, onde os estudantes possam ver e manusear armas que foram apreendidas ou confiscadas em crimes.

    3. Assistir ou participar de um treinamento policial, onde os estudantes possam observar os desafios de lidar com uma ameaça.
 

Terceira hora

 
Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao inicio