Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios

 

Esta secção contém sugestões para exercícios no decurso da aula, prévios à aula, assim como tarefas a serem realizadas após a aula, para avaliar a compreensão do Módulo por parte dos alunos.

 

Exercício 1: Definição de arma de fogo

Defina o conceito de armas de fogo de acordo com a legislação nacional de seu país e discuta como a definição legal nacional se compara às definições dos instrumentos internacionais. 

Exercício 2: Armas de fogo na mídia

Utilizando qualquer fonte de notícias, de preferência uma de sua região, os estudantes devem encontrar histórias sobre crimes e violência nas quais o autor usou uma arma de fogo. Eles devem determinar se alguma informação é revelada sobre o tipo, modelo ou outras informações sobre a arma empregada. Nesse caso, os estudantes devem registrar os termos usados para descrever as armas de fogo pelo repórter, bem como as incidências em que nenhuma informação sobre a arma de fogo foi relatada.

Em pequenos grupos, os estudantes devem compartilhar os resultados de suas pesquisas sobre como as fontes de notícias reportam as armas de fogo. Que implicações podem ser traçadas? 

Exercício 3: Quiz – Identificando as armas de fogo

Usando fotos de armas de fogo, suas peças e acessórios, os estudantes participam de um teste no qual devem identificar as imagens apresentadas. Os estudantes podem anotar as respostas e compartilhá-las com a turma

Exercício 4: Memorizando o Aprendizado

Os estudantes compartilham as experiências da segunda hora de aula em pequenos grupos, levantam cinco pontos de aprendizado e escrevem em um quadro ou no Google Doc. 

Exercício 5: Entendendo as armas de fogo

Dê aos estudantes os seguintes materiais, ou outros materiais relevantes para o seu contexto, a fim de desenvolver questões de discussão como as que seguem abaixo:

1. Vídeos de um teste de comparação AR-15 vs AK-47

2. Uma cópia do guia de letalidade de armas

Questões de discussão

  • Qual o calibre de cada arma de fogo?
  • Quais características são usadas para mensurar a letalidade de cada arma de fogo?
  • Usando o guia de letalidade de armas de fogo, identifique qual a arma com maior pontuação e por quê.
  • Qual a diferença entre uma arma automática e semi-automática? 

Exercício 6: Questões atuais

a) Exemplo de pergunta para discussão: Quais são as implicações das armas de expansão acústica após os ataques de Paris?

b) O artigo da revista The Guardian trata do tema da disponibilidade de armas de fogo de nível militar para grupos da criminalidade organizada e terroristas. Com base nas conclusões do artigo, discuta as implicações da reativação e conversão, e o comércio ilícito dessas armas de fogo. Como você acha que se pode lidar com esse fenômeno?

Artigo

Exercício 7: Questões legais

Com base nas situações descritas nos artigos abaixo, nas quais armas de imitação (de brinquedo) foram usadas em um assalto, discuta as implicações legais e interpessoais ao usar uma arma de imitação em um ato criminoso.

Artigos

 
Seguinte: Exemplo de Estrutura de Aula
Regressar ao inicio