Este módulo é um recurso para professores 

 

Introdução

 

Este módulo aborda o mercado legal de armas de fogo e refere-se ao comércio geral de armas, incluindo as armas convencionais. Embora os outros módulos desta Série de Módulos Universitários E4J centrem-se predominantemente no mercado ilícito, deve-se lembrar que, salvo exceções, as armas de fogo são legais de facto. As exceções são as armas desviadas do mercado legal para o ilegal ou fabricadas ilegalmente (ver Módulo 4).

Como armas de fogo fabricadas ilegalmente representam uma pequena parte do mercado ilegal, isso significa que, na prática, a maioria das armas de fogo traficadas ilegalmente foi produzida de forma legítima. Esta mudança de “legal a letal” ou de “lícito a ilícito (Frorquin and King 2018) acontece de diferentes maneiras, algumas das quais (por exemplo, roubo de estoques; reativação de armas desativadas; desvio do destino original) serão contempladas no Módulo 4 e no Módulo 8.

Este Módulo apresenta uma breve história do Comércio Internacional de Armas, sua regulação e um esboço do status atual deste comércio. Entender o tamanho, a natureza e o desenvolvimento do mercado lícito irá preparar seus estudantes para o estudo do mercado ilícito.

 

Resultados de Aprendizagem

 
  • Entender o contexto e a história do mercado legal de armas
  • Entender como funciona o mercado legal de armas
  • Identificar os principais atores no mercado legal em termos de produção, importação e exportação
  • Compreender a importância de um enquadramento legal internacional juridicamente vinculativo
 
Seguinte: Questões chave
Regressar ao início