Este módulo é um recurso para professores 

 

Avaliação dos estudantes

 

Redação de 2.500 palavras.

Neste exercício, os estudantes devem demonstrar ter alcançado os resultados de aprendizagem do módulo; eles devem ser capazes de:

  • Demonstrar que compreendem o funcionamento e desenvolvimento do mercado legal de armas;
  • Descrever os principais atores do mercado legal de armas e o impacto que podem ter na estabilidade regional;
  • Avaliar criticamente* os fatores políticos, sociais e econômicos que influenciam a importação e exportação de armas de fogo para os Estados;

Discutir criticamente* a importância de critérios internacionais unificados para a importação e exportação de armas de fogo entre os Estados.

(*O alcance da avaliação crítica e da síntese dependerá do nível de estudo dos estudantes).

Você assumirá o papel de assessor de seu país “Erehwon”.

Contexto

O governo de Erehwon deseja exportar um número considerável de armas de fogo para o seu aliado regional, Ecalpemos, que está envolvido em um conflito armado com separatistas que desejam substituir o governo.

Ambos os lados do conflito em Ecalpemos (governo e separatistas) foram acusados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha e pela Anistia Internacional de cometer atos equivalentes a crimes contra a humanidade.

O seu governo teme que, sem as armas de fogo adicionais, o governo de Ecalpemos caia, o que levaria à instabilidade regional.

Tanto Erehwon quanto Ecalpemos são Estados-Membros das Nações Unidas e assinaram e ratificaram o Tratado de Comércio de Armas.

Exercício

Escreva um relatório descrevendo as etapas que seu governo precisará executar para garantir que a exportação de armas de fogo siga os requisitos estabelecidos no Tratado sobre o Comércio de Armas. Você também deve determinar se seu governo pode equilibrar suas obrigações nos termos do artigo 51 da Carta das Nações Unidas (autodefesa individual ou coletiva) com as obrigações do Tratado de Comércio de Armas.

 
Seguinte: Materiais de Ensino Adicionais
Regressar ao início