Este módulo é um recurso para professores 

 

Referências

 

Esta seção contém material que objetiva apoiar os professores e fornecer ideias para discussões interativas e análises de caso do tópico em questão. 

Exercício 1

Divida os estudantes em dois ou três grupos e peça que expliquem como o regime de controle de armas de fogo global é construído. Quais são seus elementos essenciais? Quais são as principais lacunas no regime e como essas lacunas afetam os esforços dos países em conter o tráfico ilícito de armas de fogo? Como as normas da UNTOC contribuem para os objetivos dos regimes de controle de armas de fogo; em particular, suas diretrizes sobre entidades legais, jurisdição, criminalização, e cooperação internacional? 

Exercício 2

Divida os estudantes em dois ou três grupos e peça que expliquem: os requisitos para marcação e conservação de registros de armas de fogo e os desafios de implementar esses requisitos na prática; o processo de rastreio de armas de fogo e seu papel nas investigações do tráfico ilícito de armas de fogo; o papel e a regulação de corretores e quais desafios os países podem ter implementando regulamentações de atividades de intermediação na venda de armas de fogo. 

Exercício 3

Divida os estudantes em dois ou três grupos e atribua a cada um: um instrumento global ou regional juridicamente vinculativo e um artigo do direito nacional. Peça aos estudantes que revisem o instrumento e a legislação nacional e esbocem uma análise das lacunas com um checklist de requisitos para auxiliar o país a harmonizar sua legislação interna. Compartilhe os resultados do grupo de trabalho e identifique as boas práticas nesse campo.

 
Seguinte: Exemplo de estrutura de aula
Regressar ao início