Este módulo é um recurso para professores 

 

Assistência para o desenvolvimento de legislação nacional sobre armas de fogo

 

A harmonização da legislação interna sobre armas de fogo com os instrumentos globais e regionais tem sido um processo lento, e os países foram confrontados com vários desafios colocados pela natureza técnica de algumas das normas. Várias disposições contidas em instrumentos internacionais, como o Protocolo sobre Armas de Fogo ou o Tratado sobre o Comércio de Armas não são exaustivas, mas deixam amplo espaço para os legisladores nacionais preencherem as lacunas existentes ou interpretarem a maneira pela qual certos requisitos podem ser implementados. Por esse motivo, as organizações internacionais desenvolveram ferramentas técnicas para ajudar os Estados-parte e orientar os formuladores de políticas, consultores jurídicos e legisladores que desejam revisar ou alterar seu arcabouço jurídico interno ou adotar nova legislação de maneira consistente com esses instrumentos. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) desenvolveu diretrizes legislativas e técnicas, bem como modelos de leis e publicações especializadas para apoiar a implementação do UNTOC e de seu Protocolo de Armas de Fogo, que são projetados para serem adaptados às necessidades de cada Estado, qualquer que seja sua tradição legal e condições sociais, econômicas, culturais e geográficas. Várias dessas ferramentas são introduzidas no Módulo 5. O presente Módulo fornece alguns detalhes adicionais e exemplos específicos das orientações fornecidas por essas ferramentas aos legisladores e formuladores de políticas nacionais. 

Lei Modelo do UNODC (2014)

A Lei Modelo do UNODC contra a fabricação e o tráfico ilícitos de armas de fogo, suas peças e componentes e munições (Lei Modelo) foi desenvolvida em resposta à solicitação da Assembléia Geral das Nações Unidas ao Secretário-Geral para promover e auxiliar os esforços dos Estados Membros a se tornarem parte na implementação do UNTOC e do Protocolo de Armas de Fogo. A Lei Modelo também é uma resposta às necessidades específicas de assistência técnica identificadas pelos Estados Membros, a fim de harmonizar a legislação nacional com os requisitos da Convenção e do Protocolo. Cada capítulo da Lei Modelo inclui um comentário que explica os requisitos do Protocolo de Armas de Fogo e indica a fonte da provisão e a natureza obrigatória ou opcional da provisão referenciada no Protocolo. Assim, por exemplo, o Capítulo IV da Lei Modelo é dedicado aos requisitos de marcação no Protocolo de Armas de Fogo. Ele fornece a seguinte linguagem para regulamentar a marcação de armas de fogo no momento da fabricação, no artigo 7 da Lei Modelo, que pode ser adotado na legislação nacional: 

“1. Todo fabricante de armas de fogo deve aplicar uma marca de identificação a cada arma de fogo, no momento da fabricação, de acordo com o parágrafo 2 deste artigo. 

2. A marca de identificação exclusiva aplicada a todas as armas de fogo fabricadas em [nome do Estado], de acordo com o parágrafo 1 deste artigo, deve indicar: (a) Que [nome ou iniciais do Estado] é o país de fabricação; b) o nome do fabricante; e (c) o número de série único”. 

As disposições da Lei Modelo devem ser interpretadas e revisadas em conjunto com o Guia Legislativo do UNODC, a fim de obter melhor entendimento sobre as opções disponíveis abertas ao legislador nacional. A Lei Modelo não pretende ser incorporada como um todo, é preciso que seja realizada uma revisão cuidadosa de todo o contexto legislativo de um determinado Estado. Nesse sentido, a Lei Modelo não pode ser autônoma e a legislação interna que implementa as disposições da Convenção é essencial para que ela seja eficaz. Onde relevante e útil, a Lei Modelo também fornece uma parte adicional contendo disposições opcionais de modelo que tratam de áreas relacionadas não explicitamente incluídas no Protocolo, mas relevantes para sua implementação. Exemplos desse tipo incluem as disposições adicionais sobre o estabelecimento de uma autoridade de licenciamento, ou as disposições relativas aos critérios de licenciamento, ou as razões para a suspensão ou retirada das licenças ou autorizações, que não são mencionadas explicitamente como requisitos do Protocolo, mas cuja existência é pressuposta por ela (artigos 61 a 70 da Lei Modelo). 

Modelo de legislação sobre marcação e rastreamento de armas de fogo, de acordo com a Convenção Interamericana contra a Fabricação e o Tráfico Ilícitos de Armas de Fogo, Munições e Outros Materiais Relacionados (Convenção CIFTA) (2007)

Em 2007, o Comitê Consultivo aprovou uma legislação modelo sobre a implementação da Convenção CIFTA, com foco específico na marcação de armas de fogo e seu rastreio. As disposições legislativas modelo expandem o conteúdo da Convenção e fornecem mais detalhes e orientações sobre os aspectos técnicos relacionados à marcação. Ela estipula, por exemplo, que todas as armas de fogo devem ser marcadas de maneira legível e visível de uma maneira que não seja suscetível de ser prontamente obliterada, alterada ou removida. Além disso, especifica as obrigações de marcação de armas de fogo fabricadas, que devem ostentar uma marcação incluindo o nome do fabricante, o local de fabricação e o número de série. A colocação de marcações adicionais, sempre que possível, também visa auxiliar no processo de rastreamento, incluindo informações sobre o modelo, calibre ou medidor. Ademais, a legislação modelo estabelece requisitos sobre o local das marcações na arma de fogo, especificando que a parte obrigatória a ser marcada é a armação ou o receptáculo, e sempre que possível, os outros componentes da arma de fogo, como o cano ou slide. 

Tratado de Comércio de Arma: Lei Modelo para os Estados do Pacífico (2014)

O Governo da Nova Zelândia, juntamente com o Small Arms Survey, desenvolveu um modelo de lei para a implementação do Tratado sobre o Comércio de Armas para ajudar os Estados do Pacífico no processo de ratificação do instrumento e harmonização de sua legislação nacional. A lei modelo é um documento abrangente, que contém sete partes e inclui um exemplo de uma lista de produtos controlados, bem como um anexo com os regulamentos modelo, que visam implementar a legislação primária. 

A Lei Modelo fornece informações detalhadas sobre as definições a serem usadas e sua interpretação, uma lista detalhada de disposições sobre licenciamento de exportação e a avaliação de risco a ser conduzida pelas autoridades nacionais. Ele continua com as disposições sobre licenciamento de importação, fornece exemplos de como regular o trânsito e o transbordo, e as disposições para registrar corretores e atividades de corretagem de licenças. A Lei Modelo trata também de tópicos relacionados à manutenção de registros pelas autoridades estaduais, corretores e outros atores envolvidos na importação e exportação de armas. 

Orientação legislativa e técnica

Várias organizações comprometeram-se a prestar assistência à implementação dos instrumentos legais por meio de guias legislativos e técnicos que podem ser usados em conjunto com o desenvolvimento da legislação nacional. Esta seção fornece uma breve visão geral de seu escopo e aplicação. 

Guia Legislativo da UNODC (2004)

O Guia Legislativo para a Implementação do Protocolo Contra a Fabricação e o Tráfico Ilícitos de Armas de Fogo, suas Peças e Componentes e Munições, que complementa a Convenção das Nações Unidas contra a Criminalidade Organizada Transnacional, foi desenvolvido em 2004 logo após a introdução da Convenção e de seus Protocolos para ajudar na interpretação e compreensão dos quatro instrumentos. É dividido por instrumentos e possui vários capítulos substantivos: escopo, disposições técnicas do Protocolo e sua relação com a Convenção; definições; medidas de controle; direito penal substantivo; e troca de informações. Cada capítulo é precedido por uma breve descrição que resume os principais pontos contidos nele. Em seguida, os principais artigos do Protocolo de armas de fogo são descritos em seções separadas. O Guia fornece uma introdução para cada disposição, um resumo dos principais requisitos, os requisitos obrigatórios e medidas opcionais, incluindo questões opcionais e recursos de informação. 

O Guia agrupa as disposições do Protocolo de Armas de Fogo em três categorias: medidas que são obrigatórias; medidas que os Estados-parte devem considerar aplicar ou procurar aplicar; e medidas que são opcionais e, assim, chamam a atenção dos redatores da legislação nacional para o fato de que nem todas as disposições do Protocolo têm o mesmo nível de obrigação. Por exemplo, em referência ao artigo 8 do Protocolo de Armas de Fogo, “Marcação de armas de fogo”, o Guia introduziu esta disposição obrigatória com uma visão geral do objetivo da marcação de armas de fogo – a marcação única de cada arma de fogo permite sua identificação, apoia o estabelecimento de um sistema de manutenção de registros e auxilia no processo de rastreamento de armas de fogo apreendidas. 

O Guia fornece uma justificativa da importância do requisito de fornecer informações de marcação sobre o país importador, especialmente para armas de fogo que estão em circulação há muitos anos e explica que a marcação de importação pode agilizar o processo de rastreamento identificando o último país em que a arma de fogo foi importada e, sempre que possível, o ano de importação. O Guia também recomenda que os requisitos básicos para marcar itens sejam estabelecidos pelo legislador em disposições estatutárias, enquanto que a autoridade para promulgar especificações detalhadas a respeito do que deve constar na marcação e como deve ser feita pode ser delegada aos oficiais se as regras, especificações ou outras disposições regulamentares estiverem devidamente elaboradas e publicadas. Essa abordagem mantém o estado de direito e o princípio da legalidade, enquanto ainda permite ajustes técnicos aos requisitos à medida que novas técnicas de marcação são desenvolvidas e que itens diferentes que exigem marcação são encontrados. 

O Guia declara que, no caso das marcações de importação, a pessoa que deve ser obrigada a fixar as marcações não é especificada, deixando aos legisladores a opção de impor o requisito ao fabricante, exportador ou importador. Uma vez que o exportador geralmente está fora da jurisdição do legislador, a legislação que impõe o requisito aos exportadores geralmente toma a forma de uma disposição que proíbe a entrada de armas de fogo, a menos que adequadamente marcada antes da entrada. A imposição do requisito aos importadores, que estão sob a jurisdição do legislador, assumiria a forma de um requisito para marcar adequadamente a arma em algum momento imediatamente após a importação e uma pena por não o ter feito dentro de um período determinado. Uma combinação dessas duas formulações também pode ser adotada, colocando o ônus no importador para garantir que as marcações sejam aplicadas, mas deixando a disposição de implementação flexível o suficiente para permitir que a marcação seja aplicada pelo importador ou pelo exportador. 

O Guia Legislativo tem sido amplamente utilizado pelos Estados-parte, por acadêmicos e também pelo UNODC para ajudar em seu apoio de assistência legislativa prestado aos Estados-parte. A título de exemplo, em 2018, o UNODC usou o Guia Legislativo no processo de assistência à Bósnia e Herzegovina no desenvolvimento de legislação subsidiária nacional sobre marcação de armas importadas, o que resultou na adoção de dois atos subsidiários. 

Guia Técnico do UNODC (2011)

O Guia Técnico do UNODC para Implementar o Protocolo contra a Fabricação e Tráfico Ilícitos de Armas de Fogo, suas Peças e Componentes e Munições (Guia Técnico) foi desenvolvido para fornecer conselhos práticos e simples sobre as medidas que os Estados podem adotar para implementar as disposições do Protocolo de Armas de Fogo. O Guia Técnico tem como objetivo ajudar os formuladores de políticas, agentes da lei e profissionais envolvidos em transferências e investigações de armas e pessoas envolvidas no desenvolvimento de medidas de controle na implementação do Protocolo de Armas de Fogo e na criminalização da fabricação e tráfico ilícitos de armas de fogo. Contém capítulos sobre as medidas de controle que os Estados-parte precisam implementar para impedir o desvio de armas de fogo no mercado ilícito. O objetivo é também ajudar os Estados a desenvolver a capacidade de responder proativamente quando ocorrer desvio de armas de fogo e munição, intervir de maneira oportuna e confiável e detectar possíveis pontos de desvio para canais ilícitos. O Guia vai além dos rígidos requisitos do Protocolo de Armas de Fogo e recomenda a implementação de medidas e políticas que considerem outros instrumentos regionais e internacionais para o controle de armas pequenas. 

O Guia Técnico, por exemplo, contém informações para auxiliar os Estados-parte no desenvolvimento de medidas e sistemas harmonizados para marcação, registro e rastreamento de armas de fogo, suas peças e componentes, para evitar a fabricação e/ou tráfico ilícito e o desvio para o mercado ilícito, implementando assim o artigo 8 do Protocolo de Armas de Fogo. Inclui uma visão geral dos diferentes métodos de marcação que podem ser usados pelos Estados e tipos de marcação que devem ser aplicados de acordo com o Protocolo de Armas de Fogo no momento da fabricação, importação e transferência de estoques do governo para uso civil e para garantir a rastreabilidade das armas de fogo. O Guia Técnico fornece informações detalhadas sobre as marcações clássicas e de segurança fornecidas, além de instruções sobre os possíveis locais para colocação dessas marcações e os métodos que podem ser usados para marcar. Também são discutidas várias medidas para impedir a remoção e alteração de marcações e os custos de marcação, com base nas técnicas utilizadas. O Guia Técnico também elabora os requisitos do Artigo 9 "Desativação" do Protocolo de Armas de Fogo e fornece informações sobre a organização do processo de desativação em nível nacional. Discute ainda várias técnicas de desativação e apresenta uma comparação útil entre os diferentes métodos. O Guia Técnico dedica o capítulo VI aos requisitos para licenciamento de exportação, importação e trânsito e fornece informações que auxiliam os Estados a controlar melhor o movimento de armas de fogo e munições e a minimizar o risco de desvio. 

Guia Prático do PNUD para Armas leves e Armas Pequenas (2008)

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) desenvolveu um guia para apoiar as autoridades nacionais no processo de revisão e alteração da legislação existente, com o objetivo de adotar um enquadramento legal eficaz e abrangente para regular as várias etapas do ciclo de vida das armas de fogo: fabricação, posse, transferência e provisões sobre rastreamento. O programa contém referências importantes sobre o processo de revisão dos regulamentos nacionais e os principais fatores que devem ser considerados. Sublinha a importância da coleta de informações durante essa fase, do estabelecimento de objetivos específicos e do desenvolvimento de políticas nacionais sobre armas de fogo, do engajamento em um processo consultivo dos atores relevantes e levando em consideração a aplicação, o treinamento, a conscientização e as comunicações. O PNUD também desenvolveu um Guia sobre o Estabelecimento e Funcionamento das Comissões Nacionais de Armas Pequenas e Armas Leves (2008) para apoiar o estabelecimento de estruturas institucionais que abordem a implementação destas questões, incluindo a legislação, de maneira coordenada. 

Diretrizes de Melhores Práticas para a Implementação da Declaração de Nairobi e do Protocolo de Nairobi  sobre Armas Pequenas e Armas Leves (2005)

O Centro Regional de Armas Pequenas e Armamento Leve (RECSA) publicou as Diretrizes de Melhores Práticas para a implementação do instrumento regional sobre armas de fogo, com o objetivo de alcançar a harmonização em diferentes legislações nacionais. Uma seção importante do Guia abrange os regulamentos relativos à gestão de estoques, posse legal não estatal e regulamentos de armas de fogo em posse estatal durante o tempo de paz. As Diretrizes levam em consideração os diversos sistemas legais na sub-região e os diferentes níveis de capacidade dos órgãos de aplicação da lei, incluindo sua capacidade humana e recursos técnicos. O objetivo é estabelecer padrões mínimos de gerenciamento, manutenção de registros, marcação, coleta e disposição de estoques nos Estados-parte. As Diretrizes contêm ainda instruções sobre os delitos que devem ser incluídos na legislação nacional e fornecem formulações e exemplos úteis. 

Guia para Harmonização da Legislação Nacional sobre Armas Pequenas e Armas Leves na África Ocidental (2010)

O Centro Regional das Nações Unidas para a Paz e o Desarmamento na África (UNREC) assistiu a Comissão da CEDEAO no desenvolvimento de um guia para harmonizar a legislação nacional das armas pequenas e de armamento leve dos seus Estados-parte, que se concentra na implementação das disposições da Convenção da CEDEAO sobre Armas Pequenas e armas leves, munições e outros materiais relacionados. O objetivo é introduzir “um entendimento compartilhado de princípios comuns para o controle de armas pequenas e armamento leve colocados pela Convenção e para usar linguagem harmonizada”. Os beneficiários do Guia são as instituições e funcionários dos Estados-parte da CEDEAO que irão supervisionar a harmonização da legislação nacional, bem como vários atores em atividades relacionadas ao controle de armas de fogo. O guia identifica sete áreas de harmonização legislativa, que estão ligadas às áreas operacionais de controle de armas de fogo cobertas pela Convenção da CEDEAO, incluindo definições, transferências, fabricação, transparência e troca de informações, mecanismos operacionais, acordos institucionais e sanções. Contém recomendações que tratam dos vários aspectos funcionais do controle de atividades relacionadas a armas de fogo. Isso inclui discussões e comentários para orientar as autoridades nacionais no processo de implementação dos requisitos da Convenção. O Guia faz uma distinção entre as disposições que devem ser implementadas pelos Estados-parte e aquelas a serem implementadas pela Comissão da CEDEAO. 

Melhores práticas para uma legislação eficaz sobre corretagem de armas (2016)

O objetivo do Acordo de Wassenaar sobre Controles de Exportação de Armas Convencionais e Bens de Tecnologia de Dupla Utilização (Acordo de Wassenaar) é “contribuir para a segurança e estabilidade regional e internacional, promovendo transparência e maior responsabilidade nas transferências de armas convencionais e bens de dupla utilização e tecnologias, evitando acumulações desestabilizadoras”. Os Estados Participantes no Acordo de Wassenaar trabalham na implementação de regulamentações nacionais para garantir que "esses itens não contribuam para o desenvolvimento ou aprimoramento das capacidades militares que minam esses objetivos, e não sejam desviados para apoiá-los". Os Estados Participantes reúnem-se regularmente para discutir e adotar diretrizes e melhores práticas, que orientarão suas autoridades nacionais na consecução de seus objetivos. Nesse processo eles adotaram, entre outras diretrizes, as Melhores Práticas para Legislação Efetiva em Corretagem de Armas, que fornecem instruções específicas sobre a definição a ser usada na legislação nacional para atividades de corretagem e as recomendações para regular as atividades de negociação ou celebração de contratos, vender, negociar ou organizar a transferência de armas e equipamentos militares relacionados. As Melhores Práticas também preveem o estabelecimento de um sistema de licenciamento, ou outra forma de controle, pelas autoridades competentes, e cooperação e transparência aprimoradas através do intercâmbio de informações sobre atividades de intermediação de armas. 

MOSAIC (2018)

As Nações Unidas, em colaboração com vários parceiros, desenvolveram o Compêndio Modular de Implementação do Controle de Armas Pequenas (MOSAIC), com o objetivo de fornecer orientações práticas sobre o estabelecimento de controles efetivos sobre as armas pequenas e o armamento leve, durante o curso de seu ciclo de vida e, assim, impedir seu desvio para o mercado ilícito, com base nas disposições contidas nos instrumentos internacionais existentes, em particular no Protocolo de Armas de Fogo, ATT, PoA e ITI. O Compêndio contém seis séries de notas, que não têm peso legal, mas combinam o melhor conhecimento em armas pequenas e o maior denominador comum resultante de uma leitura conjunta dos diversos instrumentos internacionais, com foco na implementação prática. As notas contidas na série 03 sobre questões legislativas e regulamentares são relevantes para este módulo. Elas fornecem orientações sobre o estabelecimento de controles nacionais sobre manufatura, transferência internacional, usuário final e uso final das armas pequenas e do armamento leve transferidos internacionalmente, acesso civil e mecanismos de coordenação nacionais.

 
Seguinte: Resumo
Regressar ao início