Este módulo é um recurso para professores 

 

Escopo das regulamentações de armas de fogo

 

O surgimento dos regulamentos de controle de armas de fogo está ligado às tentativas dos estados modernos de estabelecer um monopólio sobre o uso da força. O desenvolvimento das estruturas legais de armas de fogo foi gradual e, em alguns casos, fortemente influenciado por circunstâncias históricas e reflete a percepção de ameaças à sociedade e ao indivíduo. Às vezes, eventos ocasionais, como tiroteios em massa, podem influenciar ainda mais o desenvolvimento de políticas restritivas.

Exemplo: Alemanha

A tradição jurídica alemã não prevê o porte de armas como um direito constitucional. A evolução dos regulamentos nacionais sobre armas de fogo está intimamente ligada aos desenvolvimentos históricos no país e começou com a introdução de um sistema de licenciamento para posse de armas de fogo por meio da Lei de Armas de Fogo e Munições de 1928. Essa etapa foi desencadeada pela posse generalizada de armas de fogo em todo o país para uso privado como resultado da Primeira Guerra Mundial (Oswald, 1986). O regime de Hitler promulgou vários regulamentos restritivos com o objetivo de remover as armas de fogo concentradas nas mãos de seus oponentes políticos, seguidas por uma Lei de Armas de Fogo mais branda em 1938 (Oswald, 1986).

 

Exemplo: Reino Unido

No Reino Unido dois incidentes relacionados a armas de fogo tiveram um impacto importante na legislação nacional sobre armas de fogo. Em 1987, Michael Ryan usou rifles que ele possuía legalmente para atirar e matar dezesseis pessoas. Em 1996, dezesseis crianças de uma escola primária em Dunblane, na Escócia, foram mortas por Thomas Hamilton, também com suas armas de fogo com posse legal. Em um primeiro momento, uma proibição foi introduzida através de uma emenda da Lei de Armas de Fogo que proíbe a propriedade de rifles de alta potência, ao passo que após o tiroteio de Dunblane foi adotada uma emenda ao mesmo ato que restringiu severamente a propriedade privada de armas de fogo (Barnett, 2017).

 

Exemplo: Nova Zelândia

Em 2019, a Nova Zelândia testemunhou o tiroteio mais mortal de sua história moderna, quando 50 pessoas foram mortas e 20 ficaram gravemente feridas em duas mesquitas na cidade de Christchurch. O atacante transmitiu ao vivo os tiroteios antes de serem removidos dos sites de mídia social. Seis dias após os ataques, a Nova Zelândia introduziu mudanças radicais nas leis de armas de fogo proibindo a venda de rifles de assalto e semiautomáticas de estilo militar (MSSA), proibindo peças que podem ser usadas para converter armas de fogo em armas MSSA e introduzindo um esquema de recompra para armas MSSA em todo o país.

Hoje, as armas de fogo são regulamentadas em nível nacional por meio de constituições e legislação primária, ou seja, atos legais passados ​​por uma instituição legislativa como um parlamento, assembleia nacional ou congresso, bem como por meio de legislação secundária. A legislação secundária, também referida como legislação subsidiária, assume a forma de regulamentos, ordens, regras, instruções, estatutos, diretrizes etc., que são adotados pelo poder executivo do governo e fornecem detalhes sobre como implementar a legislação primária.

O escopo das regulamentações nacionais abrange o ciclo de vida das armas de fogo e regula as atividades associadas à sua fabricação, marcação, posse, uso, transferência, armazenamento, destruição e, em alguns casos, desativação e reativação, independentemente de o país ser ou não parte de um instrumento global ou regional sobre controle de armas de fogo. Dentro do escopo também se enquadram as disposições para estabelecer autoridades responsáveis ​​por sua implementação, como várias autoridades de licenciamento que controlarão os processos de fabricação, posse ou transferência de armas de fogo, bem como disposições que regulam as atividades de atores específicos, incluindo empresas de segurança privada e corretores. O escopo inclui sanções por não adesão às regras estabelecidas, prazos para o exercício das atividades autorizadas e requisitos para a implementação de medidas específicas de segurança a fim de impedir o roubo e o desvio de armas de fogo.

O escopo da legislação nacional não se sobrepõe necessariamente ao escopo dos instrumentos internacionais relevantes. Na maioria das vezes a legislação interna tem um escopo de aplicação mais amplo, pois geralmente refere-se a uma gama mais ampla de armas, incluindo explosivos, que não são cobertos pelos instrumentos internacionais de controle de armas e regulam requisitos específicos de maneira mais detalhada.

A título de exemplo, o Protocolo contra a Fabricação e Tráfico Ilícitos de Armas de Fogo, Suas Peças e Componentes e Munições (Protocolo de Armas de Fogo), complementando a Convenção das Nações Unidas contra a Criminalidade Organizada Transnacional (UNTOC), enfoca a dimensão da justiça criminal da fabricação ilícita e tráfico de armas de fogo, suas peças e componentes e munições, e sobre os aspectos relevantes para a prevenção, investigação e repressão desses crimes. Como tal, o Protocolo permanece silencioso sobre outros aspectos vinculados mas não essenciais aos seus objetivos, ou que os Estados-parte decidiram deliberadamente deixar para as leis nacionais definirem, como a questão da posse e propriedade civil de armas de fogo. O mesmo pode ser dito a respeito do Tratado sobre o Comércio de Armas, que se concentra na regulamentação do comércio legal e deixa aos tomadores de decisão nacionais as escolhas em relação à execução, sanções e medidas de cooperação internacional mencionadas, mas não desenvolvidas no Tratado.

Frequentemente, as disposições contidas em instrumentos internacionais permanecem genéricas ou implícitas em alguns requisitos, cabendo aos legisladores nacionais determinar o conteúdo específico. Um exemplo disso está contido no artigo 13 do Protocolo de Armas de Fogo, que exige que os Estados-parte tomem as medidas preventivas e de segurança apropriadas no momento da fabricação, importação, exportação e trânsito pelo território e aumentem a eficácia dos controles de exportação e trânsito de importação. Isso inclui controles de fronteira e cooperação policial e aduaneira transfronteiriça, a fim de detectar, prevenir e eliminar o roubo, perda ou desvio de, bem como a fabricação e o tráfico ilícitos de armas de fogo, suas peças e componentes e munições. A provisão não fornece mais orientações sobre o tipo de medidas que devem ser adotadas para obter o resultado esperado. Da mesma forma, o Artigo 10 do Protocolo prevê que cada Estado-parte estabeleça ou mantenha um sistema eficaz de licenciamento ou autorização de exportação e importação, mas não prescreve se esse sistema deve ser incorporado em uma única agência ou deve ser realizado por meio de um mecanismo interagências. Também não fornece orientação sobre os vários tipos de licenças que podem ser emitidas. Esses requisitos são estabelecidos em mais detalhes na legislação interna.

Abaixo está uma lista não exaustiva de tópicos cobertos pelos regulamentos nacionais de armas de fogo e alguns exemplos ilustrativos de aplicação nacional que mostram a diversidade dos regimes domésticos de controle de armas de fogo.

 

Manufatura 

A fabricação de armas de fogo está sujeita à autorização e regulamentação pelas autoridades nacionais relevantes. Normalmente a legislação nacional inclui uma disposição geral que proíbe essa atividade, e regulamentos detalhados dos atores e os requisitos que devem atender para se envolver em tal atividade. Nem todos os países fabricam armas de fogo; aqueles que não o fazem, importam armas de fogo para suas necessidades públicas e privadas. Onde existe uma indústria de manufatura, esta pode estar nas mãos do estado, como parte de seu monopólio, ou nas mãos de empresas privadas ou semi-privadas. Neste último caso, essas entidades estão sujeitas à autorização ou licença do estado para fabricar armas de fogo, peças, componentes ou munições. 

No Brasil, o artigo 21 (VI) da Constituição estipula que o Governo federal tem o poder de autorizar e supervisionar a produção e o comércio de armamentos. A Seção 9 do Decreto nº 3.665 estabelece que as atividades relacionadas à fabricação de produtos controlados, incluindo armas de fogo, devem ser registradas pelo Exército, que emitirá um Título de Registro. Na África do Sul, a Seção 45 da Lei de Controle de Armas de Fogo especifica que ninguém pode fabricar armas de fogo, portar armas de fogo carregáveis pela boca ou munições sem a licença do fabricante. Da mesma forma, a Seção 38 (1) da Lei de Controle de Armas e Munições da Tanzânia especifica que uma pessoa não deve fabricar ou montar armas de fogo ou munições, exceto de acordo com os termos da licença emitida pelo Conselho Consultivo de Controle de Armamento. 

A autorização para fabricar armas de fogo é emitida após o requerente atender a requisitos específicos definidos na legislação nacional por uma autoridade competente. A fabricação de armas de fogo e munições sem essa autorização é considerada crime na maioria dos países do mundo. A título de exemplo, a Seção 4 da Lei sobre Armas de Fogo e Munições das Ilhas Salomão prevê que qualquer pessoa será culpada de um crime e passível de multa de cinco mil dólares, prisão por dez anos, ou ambos, se fabricar qualquer arma de fogo ou munição, exceto em um arsenal estabelecido com a aprovação por escrito do Ministro e de acordo com as condições em que o Ministro possa ocasionalmente especificar por escrito. Disposições semelhantes podem ser encontradas em muitos outros sistemas jurídicos nacionais. 

Os requisitos para a fabricação de armas de fogo contêm critérios segundo os quais a autoridade nacional relevante avalia se o requerente é competente e / ou adequado para executar a atividade. Tais requisitos podem incluir, por exemplo, o fato de não ter condenações anteriores, ter um conhecimento comprovado específico do objeto, um limite de idade específico, certas condições de segurança das instalações de produção, disponibilidade de capital suficiente, etc. O Artigo 14 (1) da Lei Búlgara de Armas, Munições, Explosivos e Pirotecnia prescreve, entre outros, que as pessoas que desejam produzir armas devem ter à disposição locais para produção e armazenamento, próprios ou alugados, que atendam aos requisitos de proteção física, equipe qualificada, oficiais de segurança e especialistas que controlam a movimentação dos itens de produção. 

As autorizações para fabricação são geralmente limitadas no tempo e restringem o escopo dos itens que podem ser produzidos. No vencimento, eles podem ser renovados quando condições específicas forem cumpridas. A Seção 49 da Lei de Controle de Armas de Fogo da África do Sul prevê que o titular de uma licença de fabricante que deseja renovar a licença deve solicitar à entidade de registro a renovação na forma prescrita pelo menos 90 dias antes da data de vencimento da licença. Nenhum pedido será concedido, a menos que o requerente satisfaça os termos do Oficial de Registro de que ele ou ela continuou a cumprir os requisitos da licença nos termos da Lei. 

Durante o período de licenciamento, o fabricante precisa cumprir os regulamentos relacionados à manutenção da marcação das armas de fogo produzidas e da manutenção dos procedimentos de segurança. Na República Tcheca, os regulamentos da Lei de Prova de Armas de Fogo e seu Regulamento de Execução nº 335/2004 obrigam os fabricantes a carimbar um número de série, nome do modelo, país de origem e calibre, além de colocar as marcações em pelo menos uma das principais partes da arma, enquanto os números de série devem aparecer no cano, na armação e na culatra. As marcações devem ser afixadas durante o processo de produção antes da montagem final. Depois de cumprir esse requisito, as armas de fogo podem ser enviadas à Autoridade Tcheca de Prova de Armas e Munições para teste. 

Os regulamentos nacionais também preveem o direito de exercer a supervisão do processo de produção e realizar inspeções regulares. O objetivo dessas inspeções é verificar se o licenciado cumpre os vários requisitos legais que regem o processo de fabricação. Essas inspeções também são uma forma de aplicação dos regulamentos nacionais de armas de fogo. Na África do Sul, um oficial de polícia ou qualquer pessoa autorizada pelo Oficial de Registro pode entrar em qualquer fábrica de armas de fogo ou munição, ou qualquer local de negócios de um fabricante, e realizar as inspeções necessárias para determinar se os requisitos e as condições da legislação nacional estão sendo cumpridas (Seção 109 da Lei de Controle de Armas de Fogo). 

Outra área em que a regulamentação nacional de fabricação é relevante refere-se ao fenômeno emergente das armas convertidas ilicitamente e as armas de fogo reativadas. Na medida em que os legisladores e formuladores de políticas nacionais transponham e implementem completamente os requisitos do Protocolo de Armas de Fogo sobre fabricação e desativação ilícitas de armas de fogo, eles também poderão enfrentar melhor as ameaças emergentes, como o problema das armas de fogo ilicitamente convertidas e reativadas na Europa. Na prática, as descobertas dos ataques terroristas na França em 2015 revelaram que várias das armas utilizadas eram armas de fogo convertidas (Candea, 2016). Logo se constatou que importantes lacunas legais na fabricação ilícita e nas normas de desativação na UE e entre seus Estados-Membros haviam contribuído em parte para a situação paradoxal em que particulares podiam legalmente comprar pistolas a gás e pistolas de alarme fabricadas na Turquia, que eram facilmente capazes de ser convertidas em armas de fogo funcionais.

 

Marcação

A legislação nacional inclui requisitos para atribuir uma marca de identificação exclusiva a cada arma de fogo. A marcação de armas de fogo é um pré-requisito fundamental para o rastreamento e a investigação bem-sucedidos de crimes de armas de fogo, incluindo o tráfico de armas de fogo. O escopo da marcação inclui o momento em que a marcação deve ser aplicada, as informações que devem ser incluídas e quem deve aplicar a marcação. A legislação prescreve ainda os requisitos técnicos a serem observados durante o processo de marcação, incluindo o tamanho da fonte ou a profundidade da marcação. 

As armas de fogo são marcadas em vários pontos durante seu ciclo de vida. A marcação inicial é colocada durante o processo de fabricação e inclui informações sobre os principais identificadores da arma de fogo. No Brasil, as armas de fogo fabricadas no país devem conter as seguintes informações: nome ou marca do fabricante; nome ou código do país; calibre; número de série e ano de fabricação (artigo 5 da Lei Ministerial nº 7). Outro tipo de marcação – a marcação de importação – será aplicada quando a arma de fogo sair do país do fabricante e for transferida para outro país. Isto aumenta a eficiência do processo de rastreamento. Quando as autoridades de justiça criminal iniciam a fase internacional do procedimento de rastreamento, elas não perdem tempo enviando solicitações ao Estado fabricante, mas procuram as autoridades do Estado que importou a arma de fogo. 

As marcas de importação fornecem informações sobre o país e o ano de importação. Alguns países impõem requisitos mais elevados ao processo de marcação de importação, solicitando informações adicionais a serem marcadas e ampliando o escopo da marcação. Na Suíça, a lei prevê que armas de fogo importadas, seus componentes e acessórios essenciais, sejam atribuídos com os seguintes identificadores adicionais: o código de país de três letras da Suíça "CHE"; o número de marcação do armeiro licenciado que realizou a marcação; e os dois últimos dígitos do ano em que os objetos foram introduzidos na Suíça (artigo 31 de 2008, Ordenança de Armas). 

Em alguns países, a legislação especifica os requisitos técnicos para a marcação de importação, incluindo os métodos de marcação e os locais para marcação. Na Lituânia, a marcação de importação pode ser aplicada através de gravação a laser, marcação de prensas ou carimbo de rolo. O tamanho da fonte usada para marcação deve ser de 2 a 2,5mm. e deve ser colocado em um local que não seja entendido como parte da marcação inicial do fabricante (ordem 5-V-753). A obrigação de aplicar a marcação de importação cabe à entidade que importa as armas de fogo. A marcação de importação é aplicada por organizações e importadores licenciados. As marcas de prova, aplicadas pelas Casas de Prova nos países participantes da Convenção para o reconhecimento recíproco de marcas de armas pequenas em armas de fogo importadas, também são consideradas como cumprindo os requisitos da marcação de importação, uma vez que as Casas de Prova mantêm registros dos números de série das armas de fogo testadas e tempo de teste. 

Marcações adicionais podem ser aplicadas da seguinte forma: no momento da aquisição pelos serviços de segurança do estado, podem ser aplicadas marcas indicando o serviço e a unidade à qual a arma de fogo está atribuída; no momento da transferência de estoques governamentais para uso civil permanente; no momento da apreensão (se a arma de fogo não tiver marcações e for retida pelo estado); e no momento da desativação.

 

Manutenção do Registro

A legislação nacional prevê requisitos para manter registros de armas de fogo, suas peças e munições, e essa obrigação é imposta a vários atores. Os fabricantes precisam cumprir os requisitos de manutenção de registros relacionados à sua produção e manter informações completas sobre o processo de produção. Essas informações geralmente incluem a data de fabricação e as quantidades de armas de fogo produzidas, bem como o número de série, marca, modelo, calibre e informações sobre as vendas de armas de fogo. Os registros devem ser mantidos em papel ou eletronicamente, e atualizados regularmente. Além disso, os registros devem ser mantidos por um período suficientemente longo para permitir a recuperação e o rastreamento de armas de fogo antigas, embora não exista uma regra clara sobre isso. Como foi visto no Módulo 5, o Protocolo de Armas de Fogo e o Tratado de Comércio de Armas exigem que os Estados-parte mantenham registros por pelo menos dez anos, enquanto o Instrumento Internacional de Rastreio (IIR), de caráter não vinculativo, recomenda que os dados sejam mantidos idealmente para sempre, sem qualquer limitação de tempo. Os instrumentos regionais também não seguem uma abordagem unificada. A Seção 23 da Lei de Armas na Alemanha estipula que quem fabrica comercialmente armas de fogo deve manter um registro de armas registrando o tipo, a quantidade e o paradeiro das armas.

Na Bulgária, a lei prevê que os fabricantes mantenham um registro por um período de dez anos a partir da data de produção de armas de fogo ou munição (artigo 31 (1) da Lei sobre Armas, Munições, Explosivos e Pirotecnia). O registro deve conter informações sobre: as quantidades e a data das armas de fogo produzidas; informações para a identificação das armas de fogo produzidas; nome e endereço da pessoa que entregou as peças ou os componentes das armas de fogo quando o licenciado apenas monta as armas de fogo; e nome e endereço da pessoa que recebeu as armas de fogo. Os fabricantes devem compartilhar essas informações periodicamente com o Ministério da Administração Interna, por exemplo a cada trimestre, enviando uma cópia impressa e eletrônica dos dados.

Registros semelhantes devem ser mantidos pelos revendedores de armas de fogo, que devem manter informações sobre seus estoques de armas de fogo e as transações que ocorreram. Clubes de tiro e empresas de segurança privada também devem manter registros das armas de fogo em sua posse. 

Também existem regulamentos que especificam que as instituições que autorizam a propriedade civil devem manter informações sobre as licenças emitidas e coletar dados sobre armas de fogo em posse de civis. O mesmo requisito está previsto para instituições estatais – exército, polícia, serviços penitenciários – que devem manter registros de seus estoques e armas de serviço.

 

Posse e propriedade de armas de fogo

O acesso a armas de fogo e munição por civis, sua propriedade e uso, está sujeita a controles governamentais em todos os países do mundo. A principal razão para isso é o fato de que armas de fogo podem causar ferimentos e morte. As práticas nacionais podem variar significativamente nesse campo. Como ilustrado no Módulo 1, as abordagens variam de países que adotam uma postura muito restritiva e não permitem que os civis tenham armas de fogo (com poucas exceções), para países que seguem a direção oposta e consideram possuir uma arma de fogo como um direito constitucional. As leis e regulamentos nacionais sobre propriedade e posse geralmente se concentram no estabelecimento de controle sobre certos tipos e características de armas de fogo (às quais os civis podem ter acesso); e também na definição daquelas que lhes são proibidas por lei, bem como no uso civil de armas de fogo, os usuários civis, venda comercial e uso de armas de fogo em geral (MOSAIC 3.30).

Nem todas as armas de fogo podem ser adquiridas livremente por civis. Em muitas jurisdições, a aquisição de armas de fogo automáticas e munições perfuradoras de blindagem foi proibida. Na Rússia, a lei proíbe a posse pelos civis dos seguintes tipos de armas de fogo: qualquer arma automática de cano longo com uma capacidade de munição superior a 10 cartuchos; armas de fogo automáticas projetadas para imitar outros modelos, cartuchos com balas perfuradoras de blindagem, etc. (Seção 6 da Lei Federal sobre Armas). No Líbano, a lei declara que os civis não devem possuir armas de qualquer tamanho e calibre destinadas a uso militar, metralhadoras de qualquer tipo, tamanho e calibre, e também qualquer tipo de munição para tais armas, etc. (Artigo 25 da Lei de Armas e Munições). 

Na Espanha, os indivíduos com uso particular não podem possuir armas de fogo automáticas, disfarçadas de outros objetos ou munição perfuradora de blindagem (artigo 4 da Lei de Proteção à Segurança da Cidadania). A atual Lei de Controle de Armas de Fogo (1996) da República Popular da China, por exemplo, prevê a propriedade individual de armas de fogo apenas em condições excepcionais. Somente indivíduos que estão envolvidos em uma profissão específica ou exercem uma atividade regulamentada, como proteção da vida selvagem, tiro esportivo e caça, podem possuir rifles. Por outro lado, eles não podem circular com suas armas de fogo fora dos campos de caça ou pastorais pré-estabelecidos (Artigos, 6, 10 e 12 da Lei de Controle de Armas de Fogo). Por outro lado, as disposições constitucionais do México, Guatemala e Estados Unidos da América concedem a seus cidadãos o direito de possuir e portar armas de fogo. O artigo 10 da Constituição dos Estados Unidos Mexicanos prevê o direito de possuir armas de fogo em residências com a finalidade legítima de defesa e segurança. O artigo 38 da Constituição da Guatemala reconhece o direito de possuir armas de fogo para uso pessoal (não proibido por lei) na casa de uma pessoa, e a Segunda Emenda da Constituição dos Estados Unidos concede o direito do povo de manter e portar armas. 

Ao impor proibições a categorias específicas de armas de fogo, os legisladores levam em consideração vários fatores constitucionais, culturais e históricos. Além disso, aplicam a análise de risco, que é refletida nas categorizações de armas de fogo. A tabela abaixo fornece um exemplo de como as armas de fogo podem ser categorizadas com base no nível de risco identificado.

 

Tabela 1: Exemplo de categorias de armas de fogo baseadas no risco identificado (MOSAIC 03.30)

A questão sobre quem poderia ter permissão de ter uma arma de fogo não é regulamentada internacionalmente, e é deixada ao controle dos regimes nacionais. Embora todo Estado tenha o direito soberano de determinar quais tipos de uso e usuário são legais, alguns padrões gerais de uso legítimo desenvolveram-se ao longo do tempo. O MOSAIC 03.30 resumiu o uso legítimo de armas de fogo nas seguintes categorias: “caça, tiro esportivo, prestação de serviços de segurança privada, autoproteção, coleção e outras atividades, como encenação histórica, pesquisa histórica, teatro, televisão, filme, sacrifício humanizado de animais, eventos esportivos (por exemplo, pistolas de partida ou canhões)”. 

O Protocolo de Armas de Fogo menciona explicitamente a caça, tiro esportivo, coleções e reparos como um propósito legítimo e verificável para os proprietários exportarem temporariamente suas armas. No Japão, a lei concede a posse por um motivo específico, como caça, tiro ao alvo ou extermínio de pássaros e animais prejudiciais (artigos 3 e 4, Lei de Controle da Posse de Armas de Fogo e Espadas). Nos artigos 96-99 da Lei de Proteção da Segurança dos Cidadãos, a Espanha exige que os requerentes estabeleçam o motivo da obtenção de uma arma de fogo, que pode incluir caça, coleção, autodefesa, tiro ao alvo ou razões de segurança. A legislação nacional estabelece um regime de licenciamento para posse de armas de fogo e impõe condições específicas para a obtenção de várias categorias de licenças. As etapas necessárias para obter essa licença diferem de país para país, tanto nas informações necessárias para fornecer às autoridades nacionais quanto no número de etapas necessárias para emitir uma licença.

Para fins ilustrativos, uma comparação entre os Estados Unidos (cor verde), Índia (cor amarela) e Japão (cor vermelha) é reproduzida abaixo, baseada no estudo de como um indivíduo pode comprar uma arma de fogo em quinze países diferentes (Carlsen e Chinoy, 2018). O processo, como exemplificado na tabela abaixo, é simplificado até certo ponto, pois os Estados Unidos têm 50 Estados que podem ter suas próprias leis de compra de armas de fogo e algumas delas são mais ou menos restritivas.

Figura 1: Processo de comprar uma arma nos Estados Unidos, Índia e Japão, baseado nos dados de Carlsen e Chinoy, 2018.

A regulamentação nacional prevê vários critérios que os indivíduos devem cumprir antes de obter uma arma de fogo. Como pode ser visto nos exemplos apresentados na figura acima, o nível de exigências pode variar significativamente de país para país. Na Tanzânia, a lei especifica que uma pessoa deve ter 25 anos, obter um certificado de competência, ser mentalmente estável e não estar inclinada à violência, não ser dependente de nenhuma substância com efeito intoxicante ou narcótico e nunca ter sido condenada a fim de receber uma licença para possuir uma arma de fogo (artigo 11.o, n.o 1, Lei sobre controle de armas de fogo e munições). Na Noruega, a permissão para comprar uma arma de fogo só pode ser dada a pessoas confiáveis, de hábitos sóbrios, que precisam ou têm outras razões razoáveis para possuir armas de fogo e que não podem ser consideradas impróprias para fazê-lo por qualquer motivo especial (artigo 7 (1), Lei n. 1 Relativo a armas de fogo e munições). A Lei de Armas de Fogo em Israel, entre outras, obriga as pessoas a receber treinamento adequado sobre como usar as armas de fogo para as quais um pedido tenha sido feito (Seção 5C da Lei de Armas de Fogo). O Regulamento sobre Armas de Fogo que implementa a lei estabelece programas de treinamento nos quais a pessoa precisa se graduar antes de receber a licença. Na Nigéria, a Lei de Armas de Fogo (1990) regula a posse e o comércio de armas de fogo e munições. Para a implementação da Lei, o Governo adotou legislação subsidiária na forma de Regulamentos sobre Armas de Fogo, que fornece informações detalhadas sobre a duração da licença para posse de armas de fogo e o procedimento para sua renovação. Além disso, o Regulamento de Armas de Fogo para a implementação da Seção 33 da Lei determina, entre outros, o papel do Inspetor-Geral de Polícia na manutenção do registro de armas de fogo e licenças e o processo de solicitação de vários tipos de armas de fogo. 

As pessoas jurídicas também podem solicitar e obter licenças para possuir armas de fogo quando cumprem requisitos específicos. A legislação nacional prevê que as operações de empresas de segurança privada e clubes de tiro devem ser regulamentadas e que devem obedecer aos regimes existentes de armas de fogo. Na Alemanha, é reconhecida a necessidade de as empresas de segurança adquirirem, possuírem e portarem armas se puderem demonstrar com credibilidade que os contratos de segurança estão sendo ou serão executados, o que exige armas de fogo para proteger uma pessoa em perigo ou uma propriedade em perigo (Seção 28, Lei sobre Armas). A lei especifica ainda que a arma de fogo só pode ser carregada durante a execução de um contrato específico e a empresa de segurança deve tomar medidas adequadas para garantir que a equipe de segurança também cumpra esse requisito. Na Alemanha, o legislador também impõe obrigações estritas de relatório às empresas de segurança. Eles devem comunicar às autoridades competentes os nomes da equipe de segurança que irá possuir ou portar as armas de fogo do titular da licença sob suas instruções, nos termos de um contrato de trabalho. As empresas de segurança não podem transferir armas de fogo e munições para seu pessoal até que as autoridades competentes tenham dado seu consentimento. 

Os clubes de tiro geralmente também estão sujeitos a autorizações e controle estatal. O Ministério do Interior do Reino Unido impôs critérios extensivos que os clubes de tiro devem atender antes de receber uma licença para operar como tal. O clube precisa ser um clube de tiro ao alvo genuíno, com pelo menos dez associados o tempo todo, e deve ter uma constituição escrita. Ele deve nomear um membro para atuar como oficial de ligação com a polícia, para manter um registro da presença de todos os membros, juntamente com detalhes de cada visita e as armas de fogo que eles usaram. O clube precisa informar a polícia de qualquer titular de um certificado de arma de fogo que tenha deixado de ser sócio por qualquer motivo (Ministério do Interior, 2012). 

A legislação nacional também contém regulamentos sobre armas possuídas ou usadas em nome de instituições estatais. Tais regulamentos governam o regime de armazenamento e gerenciamento do estoque de armas de fogo e suas munições por várias agências governamentais, e seu uso por funcionários do estado. As provisões para gerenciamento de estoques regulam ainda mais a composição, os locais de estocagem, a segurança física, os procedimentos de manutenção de registros, as avaliações de risco, a determinação de estoques excedentes e o transporte de armas de fogo. A importância de um gerenciamento adequado de estoques não pode ser subestimada.

Conforme descrito no Módulo 4 sobre Os Mercados Ilícitos, armazenamentos inseguros do governo tornam-se frequentemente alvo de criminosos para obter acesso a armas. O uso de armas de fogo por instituições estatais, como forças policiais, é regulamentado na legislação primária e secundária. Os regulamentos podem prever tanto a necessidade de obter uma permissão para o uso da arma de fogo quanto a isenção deste requisito. Na África do Sul, um funcionário da Força de Defesa, Serviço de Polícia, Departamento de Serviço de Polícia ou Serviços Penitenciários não pode possuir uma arma de fogo sem uma permissão específica (Seções 95 e 98, Lei de Controle de Armas de Fogo). Os membros da Força de Defesa estão isentos da obrigação de obter uma licença em relação a armas de fogo militares que lhes são atribuídas enquanto desempenham funções oficiais sob comando militar (Seção 98, Lei de Controle de Armas de Fogo).

 

Transferências

A legislação nacional sobre controles de transferência inclui regulamentos a respeito das atividades de importação, exportação, trânsito, transbordo e corretagem. A base do regulamento é a emissão de autorização para a realização de qualquer uma dessas atividades, após o cumprimento de um conjunto de requisitos estabelecidos na lei. A autorização é emitida por uma autoridade nacional competente, que analisa o pedido, coleta mais informações sobre a solicitação, em alguns casos realiza consultas com outras instituições nacionais e toma uma decisão de conceder ou negar a autorização. Na Alemanha, todos os pedidos de autorização de transferência de armas de fogo são processados centralmente pelo Escritório Federal de Economia e Controle de Exportação, enquanto na Bulgária, a Comissão Interministerial de Controle de Exportação e Não Proliferação de Armas de Destruição em Massa analisa os pedidos de transferências de armas de fogo com base na experiência de funcionários de várias instituições nacionais. 

Muitas legislaturas nacionais também incluem uma lista de mercadorias, incluindo armas de fogo, que devem estar sujeitas a controles de transferência. Essas listas são revisadas e atualizadas periodicamente. Na Austrália, a Lista de Defesa e Mercadorias Estratégicas (DSGL) fornece informações sobre os bens que se enquadram no regulamento de transferência e representa uma compilação de bens militares e comerciais. A parte 1 do DSGL abrange bens que são "inerentemente letais", bem como bens de defesa e afins. A lista de munições 1 (ML1) contém informações sobre vários tipos de armas de fogo sujeitas a controle, incluindo espingardas e armas combinadas, armas de mão, metralhadoras, sub-metralhadoras e canhões. 

A lista de mercadorias controladas identifica, para os possíveis importadores ou exportadores de mercadorias, aquelas para as quais eles têm a obrigação de obter uma autorização da instituição nacional relevante mediante a apresentação de um pedido. No requerimento, fornecem informações conforme especificado na lei nacional. Na Estônia, para obter uma autorização sob a forma de uma licença, o solicitante deve fornecer informações como nome, endereço, código de identificação pessoal ou data de nascimento, se for uma pessoa não jurídica e/ou o código de registro de uma pessoa jurídica. Além disso, os mesmos dados serão coletados do destinatário da mercadoria ou serviço e do usuário final da mercadoria (Seção 13, Lei estratégica de mercadorias). As informações sobre o uso final e o usuário final geralmente estão contidas em um Certificado de Usuário Final, emitido pelo estado de importação. 

O requerimento também deve conter: uma descrição dos bens ou serviços e o campo e local de uso final; o país e localização; o país de origem; o país de remessa, o país de destino final das mercadorias; os códigos ISO dos países especificados; o código do tratamento de mercadorias aprovado pelas alfândegas; a jornada das mercadorias do país de remessa para o usuário final; o período de tempo para a importação, exportação ou trânsito de mercadorias ou para a prestação do serviço e o tempo de transferência de software e tecnologia; a quantidade e o valor das mercadorias; a marcação de uma arma e seus componentes essenciais, se isso for exigido pela Lei de Armas, etc. (Seção 13 da Lei de Bens Estratégicos). 

As autoridades nacionais analisam o pedido apresentado e o avaliam de acordo com critérios predefinidos. Os Estados-parte no Tratado de Comércio de Armas são obrigados a realizar avaliações de risco para determinar se os itens exportados contribuiriam para ou prejudicariam a paz e a segurança e se poderiam ser usados para cometer ou facilitar uma violação grave do Direito Internacional Humanitário, cometer ou facilitar uma violação grave da lei internacional de direitos humanos, cometer ou facilitar um ato que constitua uma ofensa sob convenções ou protocolos internacionais relacionados ao terrorismo dos quais o Estado exportador é uma Parte, ou cometer ou facilitar um ato que constitua uma ofensa sob convenções ou protocolos internacionais relacionados à Criminalidade Organizada Transnacional do qual o Estado exportador é Parte (artigo 7 do Tratado de Comércio de Armas). Com base nos resultados da avaliação, concede-se a licença ou o requerimento é negado. 

Muitos países exigem controle sobre os movimentos de armas de fogo transferidas após a emissão da licença de exportação, proibindo sua reexportação. O Certificado de Usuário Final solicitado pelo Ministério de Comércio, Turismo e Telecomunicações da Sérvia exige que o importador concorde em não desviar, re-exportar ou transferir as armas de fogo para qualquer outra pessoa ou país sem a permissão por escrito das autoridades competentes da República da Sérvia. Como parte do controle pós-embarque, o importador também concorda em confirmar o recebimento das mercadorias, mediante solicitação das autoridades sérvias competentes.

A legislação nacional sobre controles de transferência também regula as atividades de pessoas físicas ou jurídicas que atuam como corretores. Os corretores prestam serviços relacionados à importação, exportação, trânsito e transbordo de armas de fogo. Esses serviços podem incluir: “prospecção (identificação de potenciais compradores e vendedores); oferecer consultoria técnica, por exemplo, sobre sistemas de armas, modalidades de transporte e financiamento e características gerais do negócio; ou seja, identificar os tipos e quantidades de armas necessárias, consultar preços e esquemas de pagamento, etc.; mediar negociações; organizar esquemas de financiamento para a transação relevante; obter a documentação necessária, incluindo certificados de usuário final, autorizações de importação e exportação; organização do transporte de armas encomendadas (Small Arms Survey, 2001)”

Na Albânia, a atividade de intermediação é definida como qualquer ação realizada por uma pessoa física ou jurídica, facilitando (atuando como intermediário) a transferência internacional de mercadorias projetadas para fins militares, incluindo ações relacionadas ao financiamento e transporte de remessas, independentemente da origem desses bens e do território em que essa atividade ocorrerá (artigo 2 da Lei nº 9707). Normalmente, as pessoas físicas e jurídicas precisam se registrar como corretores e os Estados mantêm um banco de dados de corretores registrados. Na maioria dos casos, o registro é de duração limitada e sujeito a renovação. Na Estônia, os serviços de corretagem podem ser prestados por cinco anos após o registro (Seção 55 da Lei de Bens Estratégicos). 

Um fenômeno mais recente que exige que os legisladores e formuladores de políticas nacionais atualizem e fortaleçam seu regime de controle de armas de fogo diz respeito ao controle sobre transferências realizadas ou habilitadas pela Internet ou pela darknet, que está sendo cada vez mais usada para apoiar ou permitir o tráfico ilícito de armas de fogo, suas peças e componentes e munições, e que exige uma revisão e aprimoramento dos regimes de controle de transferências domésticas, entre outros.

 

Regulamentos sobre gerenciamento de estoques

Os regulamentos nacionais preveem requisitos de segurança e proteção dos estoques existentes. Esses regulamentos são geralmente emitidos pelos serviços nacionais relevantes que possuem e usam armas de fogo e munições. Os regulamentos fornecem diretrizes sobre as condições de armazenamento, incluindo quantidade de armas de fogo e munição que podem ser armazenadas com segurança em um único local, medidas de segurança que devem ser implementadas para garantir a prevenção de roubo, monitoramento das condições sob as quais armas de fogo e munição são mantidas e prazo de validade da munição; após o vencimento de uma duração específica, com base no tipo de munição, ela deve ser descartada e substituída por uma nova munição.

 

Destruição e desativação

A destruição e desativação de armas de fogo são métodos de descarte, com os quais o ciclo de vida de uma arma de fogo chega ao fim. A destruição torna as armas de fogo "permanentemente inoperantes" e é o método preferido de descarte (MOSAIC, 05:50). A legislação nacional contém vários requisitos para a destruição de armas de fogo. Na Tanzânia, qualquer arma de fogo ou munição relacionada a uma ofensa deve ser destruída, bem como qualquer arma de fogo ou munição encontrada em qualquer edifício, embarcação, aeronave ou local sem dono aparente (Seção 56 e 57, Lei sobre Controle de Armas e Munições). 

A desativação de armas de fogo é regulamentada em nível global pelo Protocolo das Nações Unidas sobre Armas de Fogo, que estabelece os princípios gerais para a desativação: todas as partes essenciais da arma de fogo devem ser tornadas permanentemente inoperantes, impossibilitando-as de serem removidas, substituídas ou modificadas de forma a permitir que a arma de fogo seja reativada de qualquer maneira (Artigo 9). No Canadá, a autoridade que administra o Registro de Armas de Fogo adotou o Guia Canadense de Desativação do Registro de Armas de Fogo, que deve ser seguido durante o processo de desativação. Para a desativação de armas de fogo de calibre 20mm ou menos, incluindo armas de fogo semiautomáticas, totalmente automáticas, seletivas e convertidas, um pino cego de aço endurecido com o diâmetro do furo ou maior deve ser encaixado com força através do cano na câmara e, quando for prático, simultaneamente através da armação ou receptor, para impedir o alojamento de munição. Além disso, o cano deve ser soldado ao chassi ou receptor para impedir a substituição e o receptor deve ser soldado e fechado para impedir a substituição do parafuso da culatra. 

Após os ataques terroristas na França em 2015, foi estabelecido que, além de armas convertidas, várias das armas utilizadas eram armas de fogo desativadas que foram reativadas ilicitamente (Candea, 2016). Os formuladores de políticas da União Européia (UE) identificaram a falta de harmonização legislativa e a existência de brechas na legislação europeia que governa a desativação de armas de fogo. Como resultado, a UE adotou uma legislação vinculativa, a Comissão de Implementação de Regulamento (UE) 2018/337 de 5 de Março de 2018,  alterando o Regulamento de Implementação (UE) 2015/2403 que estabelece diretrizes comuns sobre normas e técnicas de desativação para garantir que as armas de fogo desativadas serão tornadas inoperantes de modo irreversível, obrigando seus Estados-parte a seguir diretrizes mais rígidas sobre padrões e técnicas de desativação para garantir que armas de fogo desativadas sejam irreversivelmente inoperantes. As novas regras também preveem a colocação de uma marcação única nas armas de fogo desativadas e regulam a transferência de armas de fogo desativadas na UE.

 

Sanções

A legislação nacional sobre armas de fogo impõe várias sanções a indivíduos e entidades legais quando se constata que não estão em conformidade com os regimes reguladores de armas de fogo. As sanções podem ser de natureza administrativa ou criminal. O processo administrativo regula a interação entre pessoas físicas e jurídicas com as instituições estatais, neste caso, as autoridades responsáveis pela emissão de vários tipos de licenças de armas de fogo. Quando se considera que uma pessoa física ou entidade jurídica esteja infringindo os procedimentos estabelecidos, como uma violação, em algumas jurisdições isso pode ser definido como uma infração administrativa e a sanção geralmente é uma multa. A Seção 76c da Lei sobre Armas de Fogo e Munições da República Tcheca estabelece que uma entidade jurídica ou pessoa física comete uma infração administrativa se adquirir ou possuir uma arma de fogo e munição sem licença, e essa violação poderá ser sancionada com uma multa de até 50.000 CZK (cerca de US $ 2.228). Outra legislação nacional define a posse de uma arma de fogo sem licença como crime e impõe sanções penais por tal conduta. Por exemplo, o Código Penal do Canadá, na Seção 91 (1), criminaliza a posse de uma arma de fogo sem que se seja titular de uma licença e certificado de registro para a arma de fogo, resultando em uma pena de prisão por um período de até cinco anos.

 

Instituições para implementação e aplicação da legislação sobre armas de fogo

As leis nacionais sobre armas de fogo também estabelecem as instituições a serem responsáveis pela implementação dos regulamentos sobre armas de fogo e pela aplicação das sanções previstas quando os regulamentos não forem seguidos. A designação de tais instituições segue o ciclo de vida das armas de fogo e pode variar de país para país, e algumas vezes uma atividade pode ser regulada por várias instituições. Em algumas jurisdições, os Ministérios da Defesa ou Economia são os responsáveis por emitir autorizações para fabricação de armas de fogo e monitorar a conformidade dos produtores com a estrutura legal. O monitoramento da segurança nas instalações de produção pode ser uma responsabilidade compartilhada entre os Ministérios da Defesa e do Interior. A posse civil de armas de fogo costuma ser aplicada pelos Ministérios do Interior, que emite licenças para posse, uso e porte de armas de fogo. Os Ministérios do Interior também são responsáveis pelo gerenciamento de seus estoques e armas de serviço. Os Ministérios da Defesa são responsáveis por regular os estoques e o uso de armas pertencentes ao exército. 

As transferências internacionais de armas de fogo geralmente ficam sob a jurisdição dos Ministérios da Economia e Defesa. Em muitos países, a autorização para transferência exige um processo consultivo com outras autoridades nacionais, incluindo os Ministérios de Relações Exteriores e Serviços de Segurança. O Ministério das Relações Exteriores também lidera o processo de adesão a instrumentos internacionais e as respectivas negociações, apoiadas pelos Ministérios da Defesa, Interior e Justiça. Os Ministérios da Justiça são responsáveis por harmonizar as leis penais nacionais com as sanções previstas no UNTOC e no Protocolo de Armas de Fogo. As obrigações de manutenção de registros são monitoradas pelos Ministérios do Interior em busca de armas de fogo em posse de civis e os Ministérios de Defesa pelas armas pertencentes ao exército. A destruição e desativação de armas de fogo é novamente uma responsabilidade conjunta entre os Ministérios da Defesa e do Interior. 

Para melhor coordenar essas funções internamente e facilitar a interação com outros países e internacionalmente, vários países estabeleceram órgãos interinstitucionais. Estes podem assumir diferentes formatos, e suas funções podem variar de uma simples função consultiva a uma missão de definição e implementação de políticas mais ativas. Vários instrumentos internacionais e regionais exigem que seus membros designem órgãos focais ou coordenadores nacionais: o Protocolo de Armas de Fogo e a Convenção Interamericana contra a Fabricação e o Tráfico Ilícitos de Armas de Fogo, Munições, Explosivos e Outros Materiais Relacionados (CIFTA) exigem que os Estados-parte designem um órgão nacional ou ponto focal para atuar como ligação entre eles e outros Estados-parte em todos os assuntos relacionados à implementação desses instrumentos; o Programa de Ação das Nações Unidas para Prevenir, Combater e Erradicar o Comércio Ilícito de Armas Pequenas e Armamento Leve e várias convenções da África também recomendam ou exigem que os Estados-parte estabeleçam Comissões Nacionais: Artigo 24 da Convenção sobre Armas Pequenas e Armamento Leve, suas Munições e Outros Materiais Relacionados (Convenção da CEDEAO), artigo 17 do Protocolo sobre Controle de Armas de Fogo, Munições e Outros Materiais Relacionados na Região da Comunidade para o Desenvolvimento da Região Sul da África (Protocolo da SADC) e Artigos 27 e 28 da Convenção da África Central para o Controle de Armas Pequenas e Armamento Leve, Munição e Todas as Peças e Componentes que podem ser usados fabricação, reparo e montagem (Convenção de Kinshasa). Os Estados-parte da UE são obrigados a estabelecer pontos focais de armas de fogo. Os termos variam, mas essencialmente as funções sugeridas desses órgãos coordenadores permanecem semelhantes, o que garante coerência, coordenação e eficácia entre as várias instituições que têm um papel específico a desempenhar nos regimes nacionais de controle de armas de fogo, além de promover e facilitar a cooperação regional e internacional nesta área. 

A Colômbia, por exemplo, estabeleceu em 2006 um Comitê Nacional de Coordenação para Prevenir, Combater e Erradicar o Tráfico Ilícito de Armas Pequenas e Armamento Leve (APAL) em todos os seus aspectos. O Comitê é presidido pelo Ministério das Relações Exteriores e tem entre suas funções a de desenvolver e supervisionar a implementação de um Plano de Ação Nacional sobre APAL. Na África, vários países estabeleceram Comissões Nacionais, muitas vezes colocadas diretamente sob a Presidência, como Burkina Faso e Gana. Os Estados-parte da UE estabeleceram pontos focais nacionais, que se reúnem periodicamente no âmbito do Grupo Europeu de Peritos em Armas de Fogo – EFE, composto principalmente por órgãos policiais, encarregados de promover e facilitar o intercâmbio de informações e a cooperação na detecção e no combate ao tráfico ilícito de armas de fogo. Uma abordagem semelhante também está sendo seguida nos Bálcãs Ocidentais com o estabelecimento de pontos focais e o equivalente Grupo SEEFEN.

 
Seguinte: Estratégias nacionais e planos de ação sobre armas de fogo
Regressar ao início