Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de estrutura de aula

 

Esta seção contém recomendações para uma sequência e tempo de ensino destinados a atingir os resultados de aprendizagem em uma aula de três horas. O professor pode desconsiderar ou encurtar alguns dos segmentos abaixo para dar mais tempo a outros elementos, incluindo introdução, “quebra-gelos”, conclusão ou pequenos intervalos. A estrutura também pode ser adaptada para aulas mais curtas ou longas, visto que a duração das aulas varia entre os países. 

Primeira Sessão

  • Peça aos estudantes que assistam a um ou dois dos vídeos listados. Produza uma lista de perguntas sobre os vídeos e visão geral; combine com uma fonte acadêmica relacionada a armas de fogo no sistema de justiça criminal. 
  • Quebra-gelo (em sala de aula, 10-15 minutos): em pares ou pequenos grupos, peça aos estudantes para discutir o vídeo e fornecer um resumo das questões principais; use suas perguntas para gerar respostas e utilize-as para formular uma discussão relativa a armas de fogo no sistema de justiça criminal, estabelecendo o que foi compreendido até o momento. 
  • Aula (25-35 minutos): faça uma breve explanação sobre a detecção e investigação de armas de fogo no sistema de justiça criminal usando a narrativa do Módulo. 

Segunda Sessão

  • Atividade pré-aula (o tempo varia): peça aos estudantes para olharem o trabalho de Gramazzi (2014) e / ou Savona e Mancuso (2017) e resumirem os principais pontos sobre a resposta da justiça penal. O resumo será usado em um debate pós-curso sobre os desafios da resposta da justiça penal. 
  • Discussão (10-15 minutos): em pequenos grupos, peça aos estudantes para discutirem os fluxos ilícitos de armas de fogo em relação ao tráfico e estoques, e também para listarem as consequências, causas e soluções. 
  • Aula (25-35 minutos): faça uma breve explanação sobre o marco legal e as respostas da justiça penal usando informações da narrativa do Módulo. 

Terceira Sessão

  • Atividade do estudante - Após a aula, peça aos estudantes para completarem o Exercício 1.
  • Atividade do estudante - Após a aula, peça aos estudantes para completarem o Exercício 2.
  • Discuta os exercícios e o que foi aprendido com eles.
  • Os professores podem concluir com uma discussão resumindo o papel das armas de fogo no sistema de justiça criminal, as dificuldades presentes no combate ao crime e o fluxo de armas de fogo ilícitas, além da importância da cooperação e investigações proativas e baseadas em inteligência, que contam com eficiência e treinamento de pessoal de justiça criminal e autoridades policiais.
 
Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início