Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios

 

Esta seção contém sugestões para exercícios educacionais pré e durante a aula, enquanto uma tarefa pós-aula para avaliar a compreensão dos estudantes sobre o Módulo é sugerida em uma seção separada.

Os exercícios nesta seção são apropriados para turmas de até 50 alunos, em que os estudantes podem ser facilmente organizados em pequenos grupos nos quais discutem casos ou realizam atividades antes que os representantes do grupo forneçam feedback para toda a classe. Embora seja possível ter a mesma estrutura de pequenos grupos em turmas grandes com algumas centenas de alunos, isso pode ser mais desafiador. Assim, o professor pode adaptar técnicas de facilitação para garantir tempo suficiente para discussões em grupo, bem como fornecer feedback para toda a classe. 

A maneira mais fácil de lidar com a necessidade de discussão em pequenos grupos em uma classe grande é pedir aos estudantes que discutam as questões com os quatro ou cinco estudantes sentados mais próximos a eles. Dadas as limitações de tempo, nem todos os grupos serão capazes de fornecer o feedback em cada exercício. Recomenda-se que o professor faça seleções aleatórias e tente garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de fornecer feedback pelo menos uma vez durante a sessão. Se o tempo permitir, o professor pode facilitar uma discussão em plenário após cada grupo ter fornecido feedback. 

Exercício 1: Detectando e Investigando Armas de Fogo

Os estudantes devem assistir ao vídeo (INTERPOL Operação Trigger II: Visando o tráfico ilícito de armas de fogo na Europa) antes de ir para a aula. 

Diretrizes para o professor

Peça aos estudantes para listar os fatores que impedem a prevenção, detecção, investigação e punição de crimes com armas de fogo. Veja como uma arma circula legal e ilegalmente (Figura 8.1). Que fatores podem facilitar ou impedir o fluxo e que impacto isso tem sobre como as armas de fogo são detectadas e investigadas? 

Exercício 2: Fortalecendo as Respostas da Justiça Penal

Os estudantes deveriam ter assistido à aula sobre o fortalecimento das respostas da justiça penal. 

Diretrizes para o professor

Para este exercício, os estudantes são convidados a preparar uma breve apresentação discutindo o papel das armas de fogo no sistema de justiça criminal. Divida os estudantes em pequenos grupos. Uma vez em grupos, peça que descrevam as principais respostas da justiça penal e como pretendem combater o crime e os fluxos ilícitos de armas de fogo. Peça aos estudantes que considerem o tráfico e os estoques e listem as consequências, causas e soluções. 

Cada grupo produzirá uma breve apresentação (5 minutos) no final do exercício. Os estudantes apresentarão suas ideias, delineando os principais problemas e destacando soluções, por meio de exemplos. Selecione 2-3 grupos aleatoriamente e peça aos estudantes para que apresentem suas ideias, forneçam um feedback e discussões de outros grupos.

 
Seguinte: Exemplo de estrutura de aula
Regressar ao início