Este módulo é um recurso para professores 

 

Introdução

 

Este Módulo fornece uma breve introdução aos conceitos de integridade e ética. Ele está projetado para ser utilizado por professores que desejam fornecer aos seus alunos clareza conceitual, expô-los a dilemas éticos e provocá-los a tomar decisões éticas. O conceito de integridade foi adicionado, para ampliar o foco do campo mais tradicional da ética. Combinados, os conceitos de integridade e ética fornecem uma perspectiva mais abrangente – eles nos permitem ir além das discussões sobre a diferença entre o certo e o errado, a fim de focar, também, nas relações e no comportamento. 

Ao longo do Módulo, os alunos serão introduzidos aos conceitos e estimulados, profundamente, a tomar decisões sobre o que eles considerariam como as soluções mais éticas para determinados dilemas. Aos alunos serão apresentadas três grandes teorias éticas. Depois, os alunos serão desafiados a concordar ou discordar dessas teorias, sem medo ou receio de adotar qualquer posicionamento, o que contribuirá para melhorar o seu aprendizado e proporcionará maior prazer no desenvolvimento do Módulo. 

O Módulo é um recurso para professores. Ele está planejado para uma aula de três horas, mas pode ser utilizado para aulas mais curtas ou mais longas, ou, sendo ampliado, para um curso completo (ver: Guía para desenvolver um curso autônomo).

 

Objetivos de Aprendizagem

 
  • Entender e definir os conceitos de integridade e ética
  • Descrever três grandes abordagens teóricas, em integridade e ética
  • Identificar dilemas éticos e aplicar diferentes abordagens teóricas
  • Entender o conceito de integridade pessoal, no contexto deste Módulo
 
Seguinte: Questões Chave
Regressar ao início