Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de estrutura de aula

 

Essa seção contém recomendações para uma sequência e cronometragem planejadas do ensino para se alcançar os objetivos da aprendizagem, para uma aula de três horas.  O/A professor/a pode querer anular ou diminuir alguns dos segmentos abaixo de modo a dar mais tempo para outros elementos, inclusive à introdução, atividades tipo quebra gelo, conclusões ou para intervalos curtos.  A estrutura pode também ser adaptada para aulas mais ou menos longas, dado que a duração das aulas varia de país para país.

 

Introdução (10 minutos)

O docente discute as metas e objetivos do Módulo, os métodos de ensino, e as ligações com o Módulo 1 do E4J Integridade e Ética, e introduz a estrutura da turma e o plano de avaliação. O docente pode referir-se ao exercício de pré-classe e perguntar aos alunos sobre os dilemas éticos apresentados na ferramenta de e-learning.

Aplicar a ética nos negócios e o argumento de ética nos negócios (40 minutos)

  • O professor explica, numa troca interativa com os estudantes, as formas de se aplicar os princípios éticos nos negócios, se referindo a diferentes níveis, bem como aos seis princípios discutidos na secção de Questões Chave do Módulo.
  • Pode analisar-se uma decisão comercial hipotética ou passada, para revelar o seu alinhamento, ou não, com os seis princípios descritos; a medida em que incorpora os interesses das partes interessadas e o bem comum; e a medida em que contribui, ou não, para um clima e uma cultura ética para o negócio.
  • O docente resume os pontos levantados, salientando os vários benefícios que as empresas desfrutam quando agem eticamente em termos de reputação, atração de talentos, licença para operar, acesso ao financiamento público e aprovisionamento, projetos internacionais, expectativas da sociedade e inovação. O conferencista também aborda brevemente os ODS e o papel do sector privado na sua promoção. 

Palestra sobre como se implementar a ética nos negócios (20 minutos)

  • O docente introduz o quadro de gestão comummente encontrado em programas de integridade e ética nas empresas (ver a discussão sobre a gestão da ética empresarial na seção das Questões Chave do Módulo.
  • O docente pode também pedir aos estudantes que olhem, numa discussão aberta, para um programa de integridade e ética empresarial através das lentes dos intervenientes externos - por exemplo, dos reguladores, ONGs, organizações da indústria - enquanto recorrem aos recursos livremente disponíveis listados abaixo. 

Introduzir códigos de conduta e códigos de ética (30 minutos)

  • Para definir o cenário para uma sessão interativa, o docente introduz vários códigos de conduta e códigos de ética de diferentes tipos de empresas, incluindo os desafios na sua implementação e o seu alcance e limitações percebidas. Devem discutir-se questões como a sua finalidade para os negócios, o seu âmbito (por exemplo, para empregados e parceiros comerciais), a seleção linguística e o conteúdo..
  • O orador conduz uma discussão em classe sobre os vários tópicos que são tipicamente incluídos num código de conduta, bem como o seu estilo e estrutura e as referências claras a componentes do quadro de gestão e o tom da direção.
  • O/A professor/a pode usar os slides disponíveis no Módulo, para apresentar códigos de conduta para negócios.

O/A professor/a apresenta, então, três códigos de conduta selecionados, de indústrias ou setores diferentes, que serão usados durante as sessões interativas. Devem se indicar diversos códigos, por exemplo representando indústrias diferentes, funcionários, localizações geográficas e contextos culturais. Sugerem-se os seguintes códigos: Tata Group, Duratex, Glaxosmithkline, Exxon Mobil e Spectris.                                Os códigos podem ser acessados aqui: Tata Group, Duratex, GlaxoSmithKline, ExxonMobil, and Spectris.                                       

Exercício 3 (30 minutos)

Exercício 4 (40 mins)

Encerramento (10 mins)

  • O/A professor/a resume o que foi aprendido em uma aula de três horas, enfatizando os seguintes pontos:
    • A ética em negócios é um componente essencial de um negócio de sucesso e sustentável.
    • As empresas devem traçar os seus valores de uma forma clara, para envolverem os seus empregados e os ajudarem a tomar decisões comerciais sólidas e éticas.
    • É essencial uma cultura de abertura, verdade e integridade da corporação, para que se encontrem soluções éticas que satisfaçam as necessidades das várias partes interessadas das companhias e se respondam aos dilemas complexos que exigem uma profunda abordagem funcional cruzada.
 
Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início