Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios

 

Esta seção contém sugestões para exercícios educacionais anteriores às aulas e para as aulas. No que respeita a tarefas a serem realizadas após as aulas, para avaliar o entendimento do Módulo, encontram-se sugeridas numa seção separada.

Os exercícios desta seção são mais adequados para turmas com o máximo de 50 alunos, que podem ser facilmente organizadas em pequenos grupos nos quais se discutem casos ou realizam atividades, antes que os representantes dos grupos apresentem os seus resultados para a turma toda. Embora seja possível usar a mesma estrutura de grupos pequenos em salas maiores, compostas por centenas de alunos, a situação é mais desafiadora, e o professor pode querer adaptar técnicas de facilitação para garantir que haja tempo suficiente para as discussões em grupo, assim como fornecer os seus comentários para toda a turma. O jeito mais fácil de tratar o debate, com uma sala maior, tão seriamente como em grupos pequenos, é o de solicitar aos alunos que discutam as questões com os quatro ou cinco alunos que estejam sentados próximos a eles. Dadas as limitações de tempo, nem todos os grupos serão capazes de apresentar as suas discussões em cada exercício. Recomenda-se que o professor faça seleções aleatórias e tente se certificar que todos os grupos tenham oportunidade de se manifestar, pelo menos uma vez durante a aula. Se o tempo permitir, o professor pode ensejar um debate em plenário, depois da apresentação por parte de cada grupo.

Todos os exercícios nesta seção são apropriados para alunos da graduação ou pós-graduação. No entanto, como o conhecimento prévio dos alunos e exposição aos temas varia bastante, as decisões sobre a adequação dos exercícios devem ser baseadas em seus contextos educacional e social. O professor é incentivado a relacionar e conectar cada exercício às questões principais do Módulo.

Exercício 1: Estudos de caso

Escolha um ou mais dos seguintes estudos de casos e coordene uma discussão que permita aos estudantes abordar e debater questões de integridade, ética e lei. Se o tempo permitir, possibilite aos alunos de votarem em quais dos casos de estudos querem discutir.

Para professores que estejam ensinando em classes numerosas, os estudos de casos com múltiplas partes e diferentes métodos de solução se ajustam bem ao tamanho e energia do grupo em tal ambiente. Eles podem começar com os alunos escolhendo qual o caso que preferem discutir. Os professores podem dividir a análise do caso escolhido em etapas, apresentando-o aos alunos em ordem sequencial, garantindo assim que os grupos maiores permaneçam no caminho certo da discussão. Podem instruir os alunos a discutirem perguntas em um pequeno grupo, sem saírem dos seus lugares, e escolher uma pessoa para falar pelo grupo, caso seja chamado. Não há necessidade de oferecer muito tempo para a discussão em grupo, pois as ideias podem ser desenvolvidas, mais tarde, com toda a classe. Os professores podem variar os grupos chamados para falar, a fim de incentivar a participação ativa de todos.

Exercício 2: Definições

Divida a classe em três grupos e atribua a cada grupo a tarefa de apresentar as definições de integridade, ética e lei para a turma toda. 

Orientações para o professor

Para turmas numerosas: oriente os alunos a formarem grupos com três membros e escolha um ou dois grupos, aleatoriamente, para compartilharem as suas definições.  Alternativamente, divida o ambiente em três grupos e para cada um deles atribua um termo diferente a ser definido; escolha, então, um ou dois grupos, aleatoriamente, para compartilharem as suas definições.  Os professores podem pedir aos alunos que não realizem as suas pesquisas pela internet, mas que identifiquem eles próprios a definição dos termos.  

Exercício 3: Entrevistas

Antes de encontrar com os alunos, atribua a tarefa de entrevistarem alguém que considerem éticos ou que tenham integridade.  Os alunos devem perguntar à pessoa sobre uma decisão difícil que teve que tomar, e, após, compartilhar a entrevista com a classe. Se utilizar este exercício, é importante que discuta a privacidade e a confidencialidade com os estudantes, e converse sobre se a pessoa entrevistada quer permanecer anônima ou não. 

Orientações para o professor

Os alunos podem fazer este exercício em turmas numerosas, mas, devido a questões de privacidade, os relatórios escritos devem ser enviados ao professor, que pode resumi-los e torná-los anônimos para a turma, ou então, perguntar aos alunos se se sentiriam confortáveis em compartilhar as suas entrevistas. 

Exercício 4: Vídeos

Assista e discuta filmes ou vídeos que tratam de tópicos deste Módulo, tais como:

Blackfish (2013): um documentário que retrata uma baleia orca pertencente ao parque comercial e atração turística SeaWorld, e a controvérsia sobre estes animais em cativeiro. Podem ser encontrados online numerosos planos de aula e guias para discussão sobre este filme. Os professores podem verificar as orientações no website TeachWithMovie.

Diamante de Sangue (2006): situado em Serra Leoa em 1999, no meio da Guerra Cívil; Diamante de Sangue chama atenção para a responsabilidade dos cidadãos  e empresas do mundo industrializado, em garantir que os diamantes que eles compram não tenham sido utilizados ​​para financiar conflitos no exterior. Ressalta, também, a difícil situação das crianças-soldados. Um guia para discussões está disponível aqui

Orientações para o professor

Em salas numerosas, os alunos poderão assistir os vídeos previamente à aula e os professores podem promover uma discussão durante a aula, através de pequeno grupos que apresentem as questões discutidas. 

Exercício 5: Ensinando integridade, ética e lei

Antes da aula, organize-se de forma a que seus alunos ensinem os conceitos de integridade, ética e lei a alunos mais jovens; por exemplo, os alunos universitários podem visitar e ensinar alunos do Ensino Médio. Na sala de aula, dê tempo aos estudantes para elaborarem ideias interativas e apropriadas à idade dos alunos que visitarão, prepararem atividades e praticarem a lição (as encenações podem funcionar bem aqui). Fora da sala de aula, como parte do exercício ou enquanto atividade extracurricular, acompanhe os alunos a uma escola do Ensino Médio. Após a aula, peça aos alunos que avaliem a sua experiência de ensinar usando um diário ou relatório. O diário ou relatório deve apresentar os desafios práticos e conceituais no ensino da integridade, ética e lei, assim como aquilo que os estudantes aprenderam sobre integridade, ética e lei através da experiência do ensino. 

Orientações para o professor

Este exercício exige a supervisão do professor mais de perto, e pode ser mais desafiador em salas numerosas, mas pode ser uma opção entre um número de diferentes exercícios possíveis, relativamente aos quais os alunos possam optar. O professor deve agir como um comunicador central, relativamente aos alunos que submetam os seus relatórios e aos professores dos alunos mais jovens, que enviem os seus comentários ao professor dos alunos universitários.

 
Seguinte: Estudos de caso
Regressar ao início