Este módulo é um recurso para professores 

 

Avaliação dos estudantes

 

Esta seção oferece sugestões de tarefas após a aula com o propósito de avaliar o estudante sobre o entendimento do Módulo. As sugestões para tarefas pré-aula ou durante a aula encontram-se na seção dos Exercícios.

Uma ou mais das tarefas a seguir são propostas para serem executadas dentro de duas semanas após o término do Módulo. Contém variados graus de aprendizado experimental e podem ser adaptadas para se adequarem aos conhecimentos dos alunos.

  1. Dissertação: Os estudantes analisam um estudo de caso que levanta questões interrelacionadas de integridade, ética e lei. Dependendo dos seus conhecimentos, os alunos podem analisar um estudo de caso que tenha sido discutido inicialmente em sala. Esta opção requer que os alunos se empenhem em uma análise mais sofisticada do problema na dissertação, referindo-se ao Módulo e incorporando o material encontrado. Os professores também podem usar um estudo de caso que ainda não tenha sido discutido em sala. No que respeita a fontes para o estudo de caso, os professores podem usar um dos estudos de caso identificado no Módulo ou começar o exercício fazendo com que os alunos identifiquem questões de interesse. Se os alunos elaborarem os problemas para a dissertação ou estudo de caso, isso fará com que fiquem mais interessados e empenhados com a tarefa, embora o professor necessite trabalhar com a questão para ter certeza de que é suficientemente desafiadora e apropriada para o Módulo.
  2. Entrevista e análise: Atribua aos alunos a tarefa de entrevistar alguém que considerem ético ou que tenha integridade. Os estudantes devem perguntar à pessoa sobre uma decisão difícil que tiveram de tomar e fazer anotações sobre a entrevista. O professor deve revisar as notas e identificar um problema decorrente da entrevista, que o aluno então analisará por escrito. Esta tarefa deve ser realizada por etapas, com os comentários do professor para que o foco do estudante permaneça relevante para o Módulo. (Se este exercício for utilizado, é importante discutir a privacidade e confidencialidade com os estudantes, e certificar-se se o entrevistado pretende continuar anônimo ou não).
  3. Apresentação: os estudantes fazem uma apresentação individual ou em grupo sobre questões de integridade, ética e lei, em relação ao material recomendado, ou uma questão levantada pelos estudantes que o professor tenha aprovado com antecedência. As apresentações sobre o material suplementar podem ser feitas durante uma parte da aula reservada às discussões, de uma maneira que sublinhe a relevância do Módulo para os estudantes, isto é, no final do debate, o professor pode perguntar “O que precisamos de saber, que não sabemos ainda?” Para esta opção, os estudantes podem considerar usar recursos relevantes para a apresentação e até pedir a outros alunos para que ajudem com a leitura, com a aprovação prévia e revisão do professor.
  4. Projeto Comunitário: Os estudantes podem identificar questões de integridade, ética e lei surgidos na comunidade, realizar pesquisas relevantes e propor e analisar soluções. Os alunos devem, no mínimo, escrever os seus resultados, mas, de forma ideal, devem compartilhar os seus resultados com a classe. Assim como a tarefa da entrevista, essa avaliação é melhor se realizada em etapas, com comentários do professor, para garantir que os estudantes interajam apropriadamente com a comunidade e que o foco do projeto permaneça relevante para o Módulo.
 
Seguinte: Materiais de ensino adicionais
Regressar ao início