Este módulo é um recurso para professores 

 

Materiais de ensino adicionais

 

Esta sessão inclui links que são ferramentas de ajuda de ensino como slides de PowerPoint, materiais de vídeo e estudos de casos. Estes poderão auxiliar o docente no ensino dos temas elucidados no Módulo. Os docentes podem adaptar os slides e outros materias para as suas necessidades específicas.

Apresentação de PowerPoint

 

Estudos de Caso

  • Integrity Management in the Public Sector: the Dutch Approach .  » Os capítulos 8-12 dessa publicação são sugeridos para docentes do módulo de três horas que não são especialistas do setor público pois eles apresentam sistemas de integração organizacional de organizações públicas de diferentes setores. Estes casos demonstram como os gerenciamentos dos processos de integridade podem ser implementados na prática. No caso de cursos de maior duração, a apresentação da abordagem e o debate sobre alguns dos casos está também incluída na sequência das aulas sugerida.
  • The Fix Rate: A Key Metric for Transparency and Accountability .  » A publicação poderá ajudar os docentes dos módulos de três horas que não são especialistas do setor público, pois eles apresentam sistemas de integração organizacional de organizações públicas de diferentes setores. Esses casos demonstram como os gerenciamentos dos processos de integridade podem ser implementados na prática. No caso de cursos de maior duração, a apresentação da abordagem e o debate sobre alguns dos casos está também incluída na sequência das aulas sugeridas.
  • Resources about Integrity Pacts .  » Essas publicações narram como governos podem fazer contratos com as diferentes partes interessadas (stakeholders) da sociedade civil, garantindo a integridade na implementação do projeto. Elas poderão ser utilizadas nos cursos de longa duração autônomos, juntamente com a publicação acima referida.
  • Ethics Unwrapped: Cases .  » Neste site, podem encontrar-se vários casos curtos  que podem ser utilizados ao invés dos incluídos no Módulo. Este site também é uma excelente fonte de explicações sucintas e claras dos termos fundamentais, além de oferecer bons vídeos de curta duração.
 

Video material

  • Eagleman: How do I decide?  » Este video é uma palestra de David Eagleman sobre a tomada de decisões. O material pode ser assistido pelos estudantes como uma atividade anterior a aula. Ver este vídeo pode ser muito importante no ambiente acadêmico - onde a educação está centrada em teorias e abordagens racionais - porque chama a atenção aos estudantes para a natureza psicológica das reacções e decisões humanas . O vídeo pode auxiliar os estudantes a compreender as estratégias que constroem valores, especialmente àquelas que são denominadas como sendo componentes tênues do gerenciamento de integridade.
  • Integrity Action: Just Do your Job!  » O video apresenta uma situação de dilema no serviço público. O vídeo tem dois términos diferentes, mas ambos monstram quão indefesas são as organizações que possuem funcionários com falta de integridade e como poderão vivenciar situações onde as escolhas não serão satisfatórias. É também um material excelente para pedir que os estudantes indentifiquem os elementos que violam a integridade das pessoas ou a integridade das organizações. A longa lista montada pelos participantes pode ser agrupada em grupos temáticos.
  • Ethics Unwrapped.  » No site é possível encontrar muitos vídeos de curta duração que exibem uma explicação clara de termos fundamentais. São excelentes para aulas nas quais os estudantes falam inglês bem ou que possuem recursos para tradução. Outra páginas nesse site possuem casos curtos para quando o instrutor queira substituir os casos oferecidos nesse Módulo.
  • Robin Williams - Conformity - Dead Poets' Society.  » Uma cena curta do famoso filme Dead Poets’ Society (Sociedade dos Poetas Mortos) pode ser utilizada após um intervalo da aula, para trazer de volta a atenção dos participantes e introduzir o debate sobre o gerenciamento ético.
 
Seguinte: Guia para desenvolver uma disciplina autônoma
Regressar ao início