Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios

 

Esta seção faz sugestões de exercícios educativos em sala de aula e pré-aula, enquanto que uma atividade pós-aula será sugerida numa seção separada, com o objetivo de verficar o quanto o estudante assimilou deste Módulo.

Este Módulo foi construído com um foco no estudante, utilizando um método de ensino experimental. O objetivo é envolver os estudantes nas reflexões e debates relacionados aos problemas e dilemas públicos, assim como fazê-los perceber como a compreensão e as reações responsáveis podem resultar do diálogo. A reflexão dessa experiência abrirá portas no entendimento dos instrumentos e processos de gerenciamento ético e de integridade. O tamanho de grupo ideal para esse método é de 15-20 estudantes. Com um grupo desse tamanho será até possível manter debates em plenárias participativas e envolver todos no diálogo. Embora seja possível ensinar esse Módulo em salas de aula grandes, será mais desafiador poder assegurar um envolvimento ativo dos estudantes. Além disso, fazer os mesmos exercícios em grupos grandes pode levar mais tempo, e assim talvez o docente precise utilizar outras técnicas de facilitação. Cada exercício é apresentado como uma atividade para um grupo de 15-20 estudantes, mas ao final da descrição de cada exercício, estão incluídas sugestões em como facilitar a atividade com grandes grupos.

Todos os exercícios dessa sessão são direcionados a estudantes de graduação e de pós-graduação. Todavia, alguns dos casos e pontos de debate utilizados nos exercícios podem não ser apropriados para o contexto social em questão. Nos exercícios talvez mais sensíveis, oferecemos alternativas ou os docentes também podem encontrar alternativas que considerem mais adequadas. 

Exercício 1: Receptividade sobre valores

Após um rápido debate sobre os valores que são importantes, distribua cartões entre os estudantes e peça a eles para escrever um valor que considerem o mais importante nas suas vidas. Peça que imaginem estar na recepção de abertura de um novo programa e que precisam se apresentar aos outros estudantes usuando o valor escrito no seu próprio cartão. Sendo assim, o cartão seria o cartão de visita de cada um. Ao se apresentarem aos outros, é necessário explicarem o valor escolhido como o principal. Feitas as mútuas e rápidas apresentações, os estudantes devem fazer novos contatos, se apresentando aos outros estudantes.

Orientações para o professor

Dê aos estudantes dez minutos para se misturarem e conversarem, então colete os cartões e os exponha no quadro branco ou no flipchart. Identifique as similaridades e as diversidades e pergunte “Como você se sentiu ao se apresentar com o que considera o seu valor principal?”. Provavelmente os estudantes comentarão que raramente conversam sobre esse tema. O docente poderá enfatizar a importância de falar sobre valores, criando assim valores compartilhados e confiança mútua entre as pessoas. Caso os estudantes necessitem de exemplos de valores, eles podem tirar da lista disponível no Mindtools website (role o cursor até o “nível 4”). 

Exercício 2: Códigos éticos para os servidores públicos

Distribua a lista dos valores fundamentais e das principais condutas do código nacional do serviço público do seu país ou de outro código nacional para o serviço público (veja, por exemplo, os códigos do serviço público disponíveis no OECD website e na Biblioteca Jurídica (Legal Library) Anti-Corrupção da UNODC. Divida os estudantes em cinco grupos. Peça a cada grupo que trabalhe com um valor fundamental da Tabela 1: Valores Fundamentais do Serviço Público e Principais Condutas (veja a sessão dos Temas Principais do Módulo). Esses grupos deveriam identicar os valores e os princípios do código com o valor fundamental correspondente para os quais eles foram designados na Tabela 1.  Por último, os representantes dos grupos explicarão as escolhas feitas pelo próprios grupos para toda sala de aula.

Orientações para o professor

O docente deve explicar que são possíveis muitos agrupamentos e formulações, igualmente apropriados, dos diferentes valores e princípios . Em cada possível contexto, as tradições e o impacto da cultura política afetam essas formulações. Quando o processo de formulação é participativo, isso pode promover a compreensão e a identificação entre as partes interessadas (stakeholders) e, consequentemente, melhores resultados.  

Exercício 3: Violações de práticas de integridade

Peça aos estudantes que dêm exemplos da violação das práticas de integridade. Mostre a eles o vídeo Just Do Your Job! e peça aos estudantes que reajam à situação apresentada no vídeo. Conduza o debate para que os estudantes entendam que talvez os servidores públicos não consigam agir eticamente quando as suas organizações tiverem controles internos fracos e níveis baixos de conformidade (compliance). Peça aos estudantes que se posicionem em relação à situação apresentada no vídeo. Faça anotações no quadro branco ou no flipchart, referentes à violação de práticas de integridade mostradas no vídeo. Explique aos estudantes que o objetivo do gerenciamento da integridade e da ética pública é o de minimizar o risco dessas práticas se tornarem numa realidade.

Orientações para o professor

O vídeo “Just Do Your Job!” elucida um caso óbvio de corrupção. Todavia, é importante observar que o termo “violação de práticas de integridade” engloba práticas corruptas, juntamente com outras de uso impróprio da autoridade, como assédio ou outra forma de tratamento indecente dos colegas. Estas violações podem resultar de incompetência organizacional e pessoal, e de fracos controlos internos e conformidade (compliance). 

Exercício 4: Estudos de caso e reflexão sobre a estruturação da ética 

Selecione um estudo de caso que apresente dilemas éticos e facilite o debate de forma a permitir que os estudantes experienciem a dinâmica do diálogo efetivamente, demonstrando como poderão formar interpretações e opiniões. Por exemplo, faça os estudantes formarem uma meia lua com as cadeiras onde estão sentados e coloque duas cadeiras em cada ponta. Em cada uma dessas duas cadeiras coloque um cartaz com uma das possíveis soluções para o dilema a ser debatido. Peça aos estudantes que desejam falar para se levantarem das suas cadeiras e irem sentar na cadeira com o cartaz que reflete a solução de sua escolha. Peça que façam os seus argumentos sobre o porquê da escolha. Após, eles deverm retornar para as suas cadeiras e escutar os argumentos dos outros estudantes. Entretanto, sempre que se manifestarem, devem faze-lo da cadeira que representa a sua própria escolha. Já numa turma de muitos estudantes, a discussão pode ser facilitada formando um “aquário”. Por exemplo, aproximadamente 15 estudantes fazem o exercício descrito acima e os outros sentam se em torno como observadores.

O instrutor pode usar um dos dois casos de estudo apresentados abaixo para fazer esse exercício, ou qualquer outro estudo que apresente dilemas éticos. Outros casos com essa temática poderão ser encontrados em websites.

Orientações para o docente 

O instrutor lista os principais argumentos no quadro branco ou no flipchart, podendo agrupar os argumentos sob o prisma de três categorias de éticas principais: utilitária, deontologia e por virtude (essas categorias são discutidas no Módulo 1 sobre Integridade e Ética (Introdução e Parâmetro Conceitual). 

O docente deve aguardar o tempo que for necessário para que a maioria das considerações éticas sejam articuladas. Se alguns dos pontos importantes faltarem, o docente poderá fazer parte da atividade, adicionando o ponto e estimulando ainda mais debate entre os estudantes. O docente pode fazer um resumo rápido dos argumentos.

Quando os argumentos se esgotarem, o instrutor pedirá aos estudantes que reflitam sobre a experiência individual de cada um, tanto no debate como no processo (compartilhamento). O instrutor pode anotar as reflexões dos estudantes num quadro branco ou flipchart. Caso os posicionamentos mudem durante o debate, isso poderá ser frisado durante a exposição.

O compartilhamento devefocar no formato e no processo. A primeira questão do compartilhamento é: Como você se sentiu nesse debate? Após os estudantes compartilharem os seus sentimentos, todos devem fazer uma abordagem do que ocorreu durante o exercício. É importante demonstrar que os argumentos impactaram nas opiniões dos outros. No final do compartilhamento, os estudantes devem discutir como o formato influenciou o debate.

Resumindo, o instrutor reforça as ideias que são importantes para a compreensão do processo de gerenciamento da ética, tais como: o espaço seguro; o processo estruturado; a partilha das diferentes interpretações; a compreensão dos argumentos dos outros; o debate sobre as potenciais consequências das decisões a serem tomadas; a compreensão dos argumentos para a adoção de certos valores e regras; o sentir-se incluído e ouvido; a experiência da criação do consenso; ou pelo menos o entendimento das preocupações e pontos de vista dos outros; e, consequentemente, surgirão, no final do processo, decisões mais responsáveis.

 
Seguinte: Estudos de caso
Regressar ao início