Este módulo é um recurso para professores 

 

Guia para desenvolver uma disciplina autônoma

 

Este Módulo fornece um esboço de um curso de três horas, mas com potencial para que os temas sejam desenvolvidos e abordados num curso autônomo. O escopo e estrutura do curso dependerão e serão determinados pelas  necessidades específicas de cada contexto. Aqui é apresentatada uma sugestão e possibilidade em como estruturar o curso.

Sessão

Tema

Breve descrição

1

Valores pessoais e dilemas éticos

Os estudantes debatem os seus valores pessoais, refletem sobre situações com dilemas éticos e aprendem quais são as três principais teorias éticas (ex. utilitarismo deontologia, ética de valores). Isto pode ser ensinado com base ou em conjunto com o Módulo 1 de Integridade e Ética.

2

Decisões Éticas

Os estudantes aprendem que as decisões resultam de processos racionais cognitivos e emocionais. Eles assistem ao vídeo  “How do I decide?” da autoria do Eagleman e debatem a relação entre o que assistiram e suas próprias experiências.

3

O poder do contexto

Os estudantes assistem a um filme de curta duração, sobre a experiência da prisão do Zimbardo, e debatem como o contexto pode condicionar o comportamento. Eles simulam alguns experimentos éticos da Ariely e Mazar e debatem como o enquadramento e as lembranças podem modificar a tomada de decisão em certas situações. Isto pode ser ensinado com base ou em conjunto com o Módulo 6 de Integridade e Ética.

4.

Clima Ético

Aproveitando os filmes assistidos e os experimentos durante as sessões anteriores, os estudantes exploram como um clima positivo e as lembranças éticas podem ser utilizados para construir um clima ético.

5

Os sistemas democrátios e os seus valores

Aproveitando o resultado positivo do conjunto das suas próprias experiências, os estudantes exploram as conexões sistêmicas entre os valores democráticos e a implementação dos valores e da confiança pública.

6

O papel da administração pública e dos servidores públicos

Os estudantes exploram o papel da administração pública no sistema democrático, o universo dos valores democráticos, as diversas relações entre os componentes do sistema e os valores específicos pertinentes a estas relações.

7

Código da ética pública

Assim como no exercício do Módulo, mas num formato extendido, os estudantes explorarão os valores e os princípios do código da ética pública, nos seus próprios países, e tentarão aplicá-los num caso particular.

8

Valores conflitantes no serviço público

Utilizando o artigo do Graaf-Huberts-Smulders (2014), os estudantes exploram os conflitos típicos de valores no setor público e os mecanismos padronizados para lidar com essas questões. Também podem debater os pontos fortes e fracos desses mecanismos e quais as alternativas no processo decisório.

9

Gerenciamento da integridade pública

Os estudantes aprendem sobre o objetivo, o processo e os instrumentos do gerenciamento da integridade pública. Eles também aprendem a distinguir entre processos e instrumentos que são baseados em valores e os que são baseados em regras.

10

Gerenciamento da integridade organizacional

Apresentam-se alguns gerenciamentos da integridade organizacional para os estudantes e eles debatem como esses sistemas aplicam os intrumentos e implementam os objetivos do gerenciamento da integridade pública.

11

Trabalhando com a sociedade civil para que o serviço público que é oferecido tenha a integridade fortalecida

Os estudantes aprendem sobre os projectos comunitários implementados pela Acção de Integridade e a metodologia "Fix-Rate" e o método "Pacto de Integridade" da Transparency International. Discutem o papel potencial das partes interessadas da sociedade civil na garantia da integridade pública e de projectos potenciais no seu próprio ambiente.

12

Fortalecendo a integridade e a ética no meu próprio ambiente

Os estudantes reflectem, através de um processo estruturado, sobre como iniciar um processo de integridade e ética ou sistema de gestão nas suas universidades, enquanto aplicam o que aprenderam no curso. Identificam os instrumentos existentes e avaliam-nos, e concebem instrumentos adicionais. Se o tempo e os conhecimentos dos alunos permitirem, podem mesmo desenvolver uma estratégia de integridade para a sua universidade.

 

Regressar ao início