Este módulo é um recurso para professores 

 

Avaliação dos estudantes

 

Essa seção sugere uma atividade pós-aula com o propósito de avaliar se o estudante compreendeu o Módulo. As sugestões de avaliação antes da aula ou durante a aula são apresentadas na seção dos Exercícios.

Propõem-se aqui duas atividades pós-aula. A primeira é especificamente sobre a ética no serviço público. Esta atividade também pode ser relevante para estudantes que não sejam especialistas em administração pública, servindo como uma forma de medir o conhecimento e o entendimento sobre o Módulo. A segunda atividade pede que os estudantes pensem no que eles podem fazer a fim de fortalecer a ética nos seus próprios ambientes, criando estratégias baseadas nos debates dos Módulos. Isto não se encontra necessariamente relacionado à ética no serviço público, mas encoraja a reflexão crítica, a capacidade de análise e o design criativo, habilidades que são relevantes aos temas examinados no Módulo.

Atividade 1: Redação sobre um valor do serviço público

Os estudantes devem selecionar um valor do serviço público e escrever uma redação sobre o tema.

  • Os estudantes devem explicar o valor escolhido, revisar um código de éticas do serviço público nacional e identificar os conceitos das condutas relacionadas ao valor, ou pesquisar diferentes códigos na Internet e comparar as diferentes formulações do valor e dos conceitos das condutas.
  • Eles devem, também, debater quais as implicações que esse valor tem no serviço público e na vida pública, caso seja implementado de forma apropriada.  
  • Eles devem, da mesma forma, explicar o porquê desse valor ser importante para suas vidas.

Atividade 2: O que eu posso fazer para tornar o ambiente seja mais ético?

Os estudantes devem selecionar uma prática de violação da integridade no seu próprio ambiente (escola, clube de esportes, grupo de amigos, família). A prática da violação da integridade é um comportamento de alguém que repetidamente viole as regras ou normas éticas, formais ou informais, pertinentes ao grupo/ambiente. Os estudantes devem escrever uma redação respondendo às seguintes questões:

  • Por que a prática evoluiu e por que se repete?
  • Em que condições, se alguma, você faria alguma coisa para mudar a prática?
  • Como você deve tentar mudar essa prática?

Durante as reflexões dos estudantes, eles devem colocar em prática alguns dos conceitos que aprenderam no Módulo.

 
Seguinte: Materiais de ensino adicionais
Regressar ao início