Este módulo é um recurso para professores 

 

Introdução 

 

Este Módulo explora a existência de valores humanos universais, que são aqueles aspectos ou comportamentos que acreditamos que devem ser privilegiados e promovidos, na vida de todos os seres humanos. Um valor é uma das nossas crenças mais importantes e duradouras, quer seja sobre uma coisa ou um comportamento. Mesmo que alguns valores sejam universais, eles surgem frequentemente de contextos religiosos, sociais e políticos particulares. Para entender isso, os alunos examinarão um dos “valores universais” do sistema das Nações Unidas, ou seja, os direitos humanos. Os estudantes serão apresentados à formação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e entenderão como ela se originou de debates entre um grupo multicultural de filósofos, diplomatas e políticos. Os estudantes realizarão um exercício de aprendizagem ativa, para criar uma Declaração Universal dos Valores Humanos (DUVH), para reforçar essas ideias.

O Módulo é um recurso para professores. Ele fornece um esboço para uma aula de três horas, mas que pode ser usado para encontros mais curtos ou mais longos, ou alargado para uma disciplina completa (consulte: Guia para desenvolver uma disciplina autônoma).

 

Objetivos de aprendizagem

 
  • Compreender as ideias de valores, ética e moralidade em um contexto multicultural
  • Compreender como os valores universais podem ser descobertos por diferentes meios, incluindo através da investigação científica, pesquisa histórica ou debate público e deliberação (o que alguns filósofos chamam de método dialético)
  • Compreender e discutir a ideia do relativismo moral e os desafios que ele representa para os valores universais
  • Avaliar criticamente a relação entre teoria e prática na formulação de valores
  • Compreender que os valores surgem de experiências vividas, mas que precisam ser justificados perante os outros
  • Compreender o papel da deliberação e do debate no enquadramento de tais valores
  • Compreender como criar um documento executável, através deste processo

 

Seguinte: Questões Chave
Regressar ao início