Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios

 

Esta seção contém sugestões para exercícios educacionais em sala de aula e de preparação da aula, enquanto uma tarefa pós-aula para avaliar a compreensão do módulo pelo estudante é sugerida em uma seção separada. 

Os exercícios desta seção são mais apropriados para turmas de até 50 estudantes, para que os estudantes possam ser facilmente organizados em pequenos grupos, nos quais discutem casos ou realizam atividades antes que os representantes dos grupos forneçam feedback para toda a turma. Embora seja possível ter a mesma estrutura de pequenos grupos em turmas grandes, com poucas centenas de estudantes, é mais desafiador e o professor pode querer adaptar técnicas de facilitação para garantir tempo suficiente para as discussões em grupo, além de fornecer feedback para toda a turma. A maneira mais fácil de lidar com o requisito para discussões em pequenos grupos em uma classe grande é pedir aos estudantes que discutam os problemas com os quatro ou cinco estudantes sentados perto deles. Dadas as limitações de tempo, nem todos os grupos poderão fornecer feedback em cada exercício. Recomenda-se que o professor faça seleções aleatórias e tente garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de fornecer feedback pelo menos uma vez durante a sessão. Se o tempo permitir, o professor poderá facilitar uma discussão em plenário depois de cada grupo fornecer feedback. 

Todos os exercícios desta seção são adequados para estudantes de graduação e pós-graduação. No entanto, como o conhecimento prévio dos estudantes e a exposição a esses problemas variam amplamente, as decisões sobre a adequação dos exercícios devem ser baseadas em seu contexto educacional e social. O professor é incentivado a relacionar e interligar cada exercício às questões-chave do Módulo. 

Exercício 1: Visão do líder

Os líderes diferem na maneira como veem a natureza humana e quanto às táticas que usam para fazer as coisas através dos outros. Este exercício tem como objetivo incentivar os estudantes a refletirem cuidadosamente sobre suas visões atuais sobre liderança e estimular seu interesse em aprender mais sobre liderança ética. O professor pede ao estudante que complete o seguinte questionário, em sala de aula ou antes de chegar à sala de aula, e deve promover uma discussão em sala de aula sobre as perguntas. O questionário foi adaptado da obra A Experiência de Liderança de Richard Daft (p. 166; consulte a seção Referências nas Questões Chave do módulo).

Pense com cuidado em cada item abaixo e indique se concorda ou discorda. Indique também se acha que os seus colegas de classe concordariam ou não com cada item.

 

Eu (Concordo / Discordo)

Meus colegas de classe (Concordam/ discordam)

1. No geral, é melhor ser humilde e honesto a ser bem-sucedido e desonesto.

   

2. Se você confia em alguém completamente, está querendo arranjar problemas

   

3. Um líder deve agir somente quando é moralmente correto.

   

4. Uma boa maneira de lidar com as pessoas é dizer-lhes o que elas gostam de ouvir.

   

5. Não há desculpa para contar uma mentira inofensiva a alguém.

   

6. Faz sentido lisonjear pessoas importantes.

   

7. A maioria das pessoas que se destacam como líderes levam uma vida moralmente correta e inatacável.

   

8. É melhor não contar às pessoas a verdadeira razão pela qual você fez alguma coisa, a menos que isso o beneficie.

   

9. A maioria das pessoas é corajosa, boa e gentil.

   

10. É difícil chegar ao topo sem, às vezes, cortar caminhos.

   
 

Diretrizes para o professor

Os professores devem incentivar os estudantes a compartilhar as suas respostas e as razões que as fundamentam. Os estudantes podem fazer isso em pequenos grupos ou simplesmente recorrendo ao estudante ao lado deles. Os professores não devem avaliar ou criticar as respostas dos estudantes; em vez disso, devem incentivar os estudantes a compartilhar o que realmente acreditam e levá-los a pensar profundamente. Espera-se que ambiguidade e diferenças apareçam nos argumentos dos estudantes. Os professores podem e devem resumir a discussão e explicar aos estudantes que, para resolver a ambiguidade e as diferenças expressas, poderiam obter mais conhecimento sobre liderança ética, incluindo a responsabilidade ética do líder, a importância da liderança ética para tornar um líder eficaz, como tomar decisões éticas e maneiras de promover a liderança ética.

 

Exercício 2: Cartões de decisão

Este exercício envolve a distribuição de cartões aos estudantes, pedindo que eles decidam em que “caixa” os cartões serão colocados e considerem as escolhas feitas pelos colegas.

O professor fornece aos estudantes as seguintes instruções:

1. Leia os cartões de decisão que lhe foram distribuídos e decida em qual das quatro caixas gostaria de colocar cada cartão. As caixas têm o seguinte título: "em todos os casos", "na maioria dos casos", "em alguns casos" e "nunca".

2. Depois de decidir em que caixa colocar cada cartão de decisão, escreva o número do cartão na caixa selecionada.

3. Depois de concluir a tarefa, compare as seleções do estudante sentado ao seu lado com as suas próprias e identifique as diferenças.

4. Concentrando-se nas diferenças em suas seleções, discuta com seus colegas os motivos de suas respectivas decisões de seleção.

5. Após a discussão, fique à vontade para alterar suas seleções. Mostre suas alterações desenhando uma seta na nova caixa.

6. Anote o número de cartões que você alterou.

 
Cartões de Decisão
Cartão de Decisão 1
Cartão de Decisão 2
Cartão de Decisão 3

É errado os líderes aceitarem presentes de seguidores.

Os líderes devem considerar as consequências de suas ações e os efeitos que elas terão.

Os líderes devem sempre ser modelos para todos os seguidores.

Cartão de Decisão 4
Cartão de Decisão 5
Cartão de Decisão 6

Sob todas as condições, os líderes devem garantir que todos os seguidores participem da tomada de decisão.

É suficiente que os líderes se tornem especialistas, pois as relações humanas não importam.

Os líderes devem agir de acordo com o princípio da igualdade.

Caixas

 

Caixa 1:

nunca

Caixa 2:

em alguns casos

Caixa 3:

em alguns casos

Caixa 4:

em todos os casos

Cartão de Decisão 1

 

 

 

 

Cartão de Decisão 2

 

 

 

 

Cartão de Decisão 3

 

 

 

 

Cartão de Decisão 4

 

 

 

 

Cartão de Decisão 5

 

 

 

 

Cartão de Decisão 6

 

 

 

 

 

Diretrizes para o professor

O objetivo deste exercício é incentivar os estudantes a tomarem decisões em determinadas situações e avaliarem as dimensões éticas das decisões do ponto de vista de outras pessoas. Os professores podem criar seus próprios cartões e adaptar o exercício em conformidade.

 

Exercício 3: Exemplos de liderança ética da cultura pop

Os estudantes devem pesquisar, durante a aula, ou antes dela, exemplos de liderança ética entre figuras da cultura pop e celebridades da atualidade. Peça a cada estudante que forneça uma explicação sobre porque essa figura ou celebridade demonstra liderança ética.

Como alternativa, peça a cada estudante que prepare um vídeo de dois minutos apresentando o líder ético da cultura pop de sua escolha.

Diretrizes para o professor

O objetivo deste exercício é incentivar os estudantes a avaliar como a liderança ética afeta e se relaciona com suas próprias vidas, e a articular o que significa liderança ética em seus próprios termos. Os estudantes devem se sentir à vontade para selecionar qualquer figura da cultura pop como exemplo de liderança ética, mas o professor pode estimular os estudantes fornecendo alguns exemplos bem conhecidos de sua região, como Bono, Oprah Winfrey, Beyoncé, o cantor de reggae da Costa do Marfim Alpha Blondie, o rapper nigeriano Falz ou o jogador de basquete chinês Yao Ming.

 

Exercício 4: Estudo de caso: dizer a verdade

Peça aos estudantes que considerem o seguinte caso, retirado de Robbins, Stephen P. e David A. De Cenzo (1998). Fundamentos de gestão: Conceitos e aplicações essenciais (2ª ed.). Nova Jersey: Prentice-Hall, p. 28:

Um de seus funcionários acaba de ser diagnosticado com uma forma tratável de câncer. Ele contou a você sobre tal problema e lhe pediu que não divulgasse o fato para ninguém, pois considera isso um problema de ordem pessoal. Nos próximos meses, esse funcionário se afastará de suas atividades, principalmente durante os tratamentos com radiação. Suas ausências não são um grande problema para a empresa, porque seus deveres envolvem trabalho direto com computadores, que ele pode fazer em casa. No entanto, alguns dos seus outros funcionários passam a fazer perguntas sobre o que se passa com ele. Você recusa-se, educadamente, a discutir a situação dele. Como resultado, os outros funcionários pensam que o colega está recebendo tratamento especial e estão prontos para ir ao seu chefe para reclamar. Você está confiante de que, se eles souberem da doença do funcionário, irão compreender. Mas, você prometeu ao colega doente não revelar o motivo da ausência dele. Ao mesmo tempo, isso pode vir a criar problemas desnecessários e inúteis para ele se os outros funcionários se queixarem. 

Peça aos estudantes que discutam as seguintes perguntas:

  • Deve revelar aos seus funcionários o motivo da ausência do colega de trabalho? Sim ou não? Por quê?
  • Deve explicar ao seu chefe o que realmente está acontecendo?
  • Como você lidaria com essa situação?
 

Diretrizes para o professor

Dê aos estudantes alguns minutos para lerem o caso e prepararem as respostas individuais a três perguntas. Peça aos estudantes que discutam as suas respostas em pequenos grupos e elejam um porta-voz para dar feedback ao grupo na aula. Peça aos porta-vozes dos grupos que partilhem feedback. Resuma, explicando o dilema (escolhendo entre dizer a verdade e ser leal a um amigo) e destacando como a aplicação de diferentes teorias éticas pode levar a diferentes ações.

 

Exercício 5: Estudo de caso: permanecer neutro ou não

Você é o CEO de uma grande plataforma on-line que permite transações comerciais C2C (transações diretamente entre clientes). Durante uma cimeira de liderança, o CEO de uma empresa de jogos vídeo aproxima-se de você para expressar sua preocupação por ter descoberto que está em sua plataforma uma versão pirata de um jogo que ele produz. O CEO acrescenta que a empresa dele parou a produção do jogo depois de receber muitas críticas sobre o grau de violência do jogo. Ele pergunta se estaria disposto a remover o jogo, não apenas por ser uma versão pirata, mas, também, por ser violenta. Até então, você nunca avaliou os produtos vendidos em sua plataforma, pois sua empresa está protegida pelo DMCA (Digital Millennium Copyright Act). A DMCA declara que uma plataforma on-line, como a sua, não pode ser responsabilizada pela venda de qualquer produto específico, uma vez que a empresa que o produz não verifica seletivamente seu site. Se sua empresa remover esse produto da plataforma, segundo DMCA ela teria que rever todos os produtos que estão à venda. Isso exigiria a contratação de uma nova equipe, além do risco adicional de transações significativamente reduzidas em sua plataforma. Se você permanecer neutro e deixar o produto ativo, poderá arriscar críticas do público por permitir a venda de um jogo tão violento.

Peça aos estudantes que discutam a decisão que tomariam se estivessem na posição desse líder e os motivos dessa decisão.

Diretrizes para o professor

Este estudo de caso envolve um conflito ético um pouco mais complexo para um líder em comparação com o anterior. As diretrizes para a realização deste exercício são semelhantes às anteriores: depois de conceder aos estudantes alguns minutos para lerem o caso e prepararem respostas individuais, peça-lhes que discutam suas respostas em pequenos grupos e elejam um porta-voz para dar feedback ao grupo plenário. Peça aos porta-vozes dos grupos que forneçam feedback. Resuma, explicando o dilema e destacando como a aplicação de diferentes teorias éticas pode levar a diferentes ações.

 

Exercício 6: Converter conhecimento em prática

O objetivo deste exercício é transformar o conhecimento sobre liderança ética em diretrizes práticas. Os estudantes são incentivados a examinar cuidadosamente as dez atividades que a Daft associa a um líder moral e, em seguida, a rever os cinco princípios de liderança ética sugeridos por Northouse (consulte a seção Questões Chave).

Daft resume as dez atividades seguintes de um líder moral:

1. Desenvolver, articular e defender altos princípios morais.

2. Concentrar-se no que é certo para a organização e para todas as pessoas envolvidas.

3. Definir o exemplo pelo qual você deseja que outras pessoas vivam.

4. Ser honesto consigo mesmo e com os outros.

5. Afastar o medo e eliminar problemas que não podem ser discutidos.

6. Estabelecer e comunicar políticas de ética.

7. Desenvolver uma diretriz fundamental e mostrar tolerância zero a violações éticas.

8. Recompensar a conduta ética.

9. Tratar todos com justiça, dignidade e respeito, do nível mais baixo ao mais alto da organização.

10. Fazer a coisa certa na sua vida privada e profissional, mesmo que ninguém esteja olhando. 

Os cinco princípios de liderança ética da Northouse são os seguintes: 

1. Líderes Éticos Respeitam os Outros:: fazê-lo significa sempre tratar os outros como fins em si mesmos e nunca como meios para fins. Respeito significa que um líder ouve atentamente os seguidores, é empático e tolerante com pontos de vista opostos. Significa tratar os seguidores de maneira a confirmar suas crenças, atitudes e valores.

2. Líderes Éticos Servem os Outros: os líderes que servem são altruístas. Eles colocam o bem-estar de seus seguidores em primeiro lugar em seus planos. Ao praticar o princípio do serviço, os líderes éticos devem estar dispostos a se concentrar no acompanhamento, colocar os interesses de outras pessoas em primeiro lugar e devem agir de forma a beneficiar os outros.

3. Líderes Éticos são Justos: os líderes éticos estão preocupados com questões de equidade e justiça. Eles priorizam o tratamento de todos os seus seguidores de maneira igual. Como regra, ninguém deve receber tratamento especial ou consideração especial, exceto quando a sua situação particular exigir. Quando os indivíduos são tratados de maneira diferente, os motivos para um tratamento diferente devem ser claros e razoáveis, e devem ser baseados em valores morais.

4. Líderes Éticos São Honestos: Ser honesto não é apenas dizer a verdade. Tem a ver com ser aberto com os outros e representar a realidade o mais completa e integralmente possível.

5. Líderes Éticos Constroem Comunidade: a liderança ética exige atenção a uma virtude cívica. Líderes e seguidores precisam cumprir mais do que seus próprios objetivos mutuamente determinados. Eles precisam de atender aos objetivos e pretensões da comunidade. Um líder ético está preocupado com o bem comum, no sentido mais amplo, prestando atenção em como as mudanças propostas por um líder e seguidores afetarão a organização maior, a comunidade e a sociedade. 

Depois de considerar cuidadosamente as abordagens de Northouse e Daft, os estudantes devem ser incentivados a avaliar criticamente essas abordagens e elaborar seu próprio conjunto de diretrizes práticas para liderança ética.  

Diretrizes para o professor

O professor fornece uma visão geral dessas duas abordagens e alguns exemplos de como isso pode funcionar na prática. Peça aos estudantes que estudem as listas de atividades individualmente e, depois, discutam sobre elas em pequenos grupos. Os estudantes também devem considerar essas abordagens criticamente. Eles concordam com as listas? Convide os estudantes a priorizar itens nas listas (por exemplo, escolhendo os três primeiros) e a sugerir novas atividades que possam ser adicionadas às listas. Cada grupo pequeno tem a oportunidade de apresentar sua lista dos três primeiros para toda a turma e indicar as razões em que baseiam suas escolhas. O professor registra isso em um quadro branco para poder identificar atividades comuns entre os grupos. Após todos os grupos terem apresentado suas listas, o professor resume e faz a conclusão do exercício.

 
Seguinte: Exemplo de Estrutura de Aula
Regressar ao início