Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de estrutura de aula

 

Esta seção contém recomendações para uma sequência de ensino e um cronograma destinado a obter resultados de aprendizagem através de uma aula de três horas. O professor pode optar por desconsiderar ou reduzir alguns dos segmentos a fim de dedicar mais tempo a outros elementos, incluindo à introdução, aos quebra-gelo, à conclusão ou a algumas pausas curtas. A estrutura também pode ser adaptada para aulas mais curtas ou mais longas, uma vez que as durações das aulas variam de um país para outro.

A sessão de três horas deve ser interativa e divertida, e os professores devem trazer as suas próprias contribuições criativas à sala de aula, informadas por sua familiaridade acerca das práticas, crenças e sensibilidades locais. Idealmente, os alunos devem se concentrar em aspectos específicos de suas vidas, à luz do material apresentado no início de cada exercício, prestando atenção especial às estratégias que eles poderiam criar para evitar as armadilhas que são uma parte inerente da vida humana. O Módulo visa a fazer com que os alunos reflitam sobre as suas próprias vidas, em relação ao material apresentado e, para que isso aconteça, os alunos devem receber uma plataforma para compartilhar ideias e experiências, com o objetivo de colaborar no desenvolvimento de uma compreensão do assunto.

Introdução (10 min)

  • O professor apresenta o Módulo, explicando a sua abordagem e justificação, focando-se na natureza ambivalente das características de nós mesmos que estão sendo discutidas (por exemplo: a atenção seletiva, a conformidade, o poder que as figuras de autoridade têm sobre nós, a maneira como algumas situações nos impulsionam a agir de determinada forma e não de outras, e o papel dos quadros de incentivos, bons e ruins).

Exercício 1: Não consegue ver o que está bem à sua frente (20 min)

  • O professor apresenta o material em vídeo, oferece uma breve introdução dos temas a serem discutidos e facilita uma discussão interativa.

Exercício 2: a experiência/ensaio do bom samaritano de Darley e Batson (30 min)

  • O professor apresenta o material em vídeo, oferece uma breve introdução dos temas a serem discutidos e facilita uma discussão interativa.

A Introdução e os exercícios 1 e 2 devem ser realizados em uma sessão de uma hora, já que eles funcionam bem em conjunto. O Exercício 1 destaca tanto o papel positivo quanto o negativo da atenção seletiva e o Exercício 2 transpõe o tema da atenção seletiva para a esfera moral. Os exercícios 1 e 2 também introduzem temas chave que este Módulo pretende expor aos alunos: até que ponto agir de forma ética é uma questão de reconhecer como as nossas características psicológicas básicas interagem com o contexto (pessoas que passam a bola ou que têm muita pressa) e como essas características psicológicas podem distorcer a nossa capacidade de compreender adequadamente o que, do nosso ponto de vista, é considerado eticamente relevante.

Exercício 3: experiência/ensaio de conformidade de Asch (45 min)

  • O professor apresenta o material em vídeo ou simula ser o Salomon Asch e recria o ensaio com os alunos (alguns alunos devem ser informados com antecedência).
  • O professor oferece uma breve introdução dos temas a serem discutidos e facilita uma discussão interativa.

Exercício 4 ou 5 (60 min)

  • Exercício 4: Experiência/ensaio da Obediência de Milgram. O professor apresenta o material em vídeo, oferece uma breve introdução dos temas a serem discutidos e facilita uma discussão interativa.
  • Exercício 5: Experiência/ensaio da prisão de Stanford de Zimbardo. O professor apresenta o material em vídeo, oferece uma breve introdução aos temas a serem discutidos e facilita uma discussão interativa.

O Exercício 3 e o Exercício 4 (ou o Exercício 5) devem ser feitos em uma sessão de uma hora, pois o experimento/ensaio de Asch ilustra o tema da conformidade de uma maneira realmente determinante/forte e um pouco leve, enquanto o experimento de Milgram e Zimbardo abordam o lado obscuro da conformidade com a autoridade. Os exercícios 4 e 5 destacam muitos dos temas discutidos anteriormente e enfatizam como a inter-relação entre mecanismos psicológicos e circunstâncias externas (uma prisão simulada ou as estruturas de incentivo) afetam profundamente como as pessoas tendem a agir.

Conclusão (15 min)

  • A conclusão deve enfatizar como os mecanismos que nos beneficiam também podem nos enganar. Discuta o Módulo como um todo, com os alunos, concentrando-se nas estratégias para evitar o efeito nefasto que as forças básicas, que estão dentro de nós, podem realizar sem que percebamos, especialmente quando reagimos às pressões ambientais corruptas. Concentre-se também na relação entre assumir a responsabilidade por nossas vidas e a vida ética.
 
Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início