Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de estrutura de aula

 

Esta seção contém recomendações para uma sequência de ensino e tempo destinada a alcançar os objetivos de aprendizagem através de uma aula de três horas. O professor pode querer desconsiderar ou encurtar alguns dos segmentos abaixo, a fim de dar mais tempo a outros elementos, incluindo à introdução, ao quebra-gelo, à conclusão, ou encurtar os intervalos. A estrutura também pode ser adaptada para classes mais curtas ou mais longas, uma vez que a duração da aula varia consoante os países.

Visão geral da classe (10 min)

  • Introdução à ideia de que a ética comportamental se concentra na compreensão das causas psicológicas do comportamento ético e antiético. Mudar o comportamento ético requer conhecer suas causas psicológicas.
  • Introdução aos "mitos" da moralidade: A intuição comum usualmente não compreende essas causas, fornecendo avaliações excessivamente simplificadas de comportamento ético que ignoram causas importantes e impedem nossa capacidade de mudar o comportamento ético.

Quatro mitos sobre a moralidade (45 min)

  • Apresentar as intuições comuns sobre as causas do comportamento ético que simplificam demasiado a realidade.
  • Resultados apresentados de questionários pré-aula, se utilizados.
  • Enfatizar que a intuição comum sugere que a moralidade é principalmente um problema de crença. A ciência comportamental demonstra que a moralidade é influenciada pelo contexto em que as pessoas estão, não apenas pelo tipo de pessoas que são, e essa influência contextual é mais poderosa do que as pessoas geralmente pensam. A ética pode, portanto, ser considerada como um problema de design, e não apenas como um problema de crença.

Ética, por formação (15 min)

  • Você pode mudar o comportamento ético mudando o contexto em que as pessoas estão. Você pode mudar o comportamento ético projetando contextos que ajudam as pessoas a evitar riscos éticos, trazendo a ética ao topo da mente das pessoas e motivando comportamentos éticos.
  • Princípios-chave de concepção de comportamento:
  1. Facilite o comportamento desejado (remova as barreiras que tornam as ações éticas mais difíceis do que elas precisam ser)
  2. Proteção  de risco (é fácil subestimar os riscos éticos)
  3. Teoria de melhoria (nenhum sistema é perfeito, e não se deve deixar que o perfeito seja o inimigo da melhoria)

Ética como um problema de concepção (25 min)

  • Distinguir a linguagem das crenças versus o design: comece falando sobre como tratar a ética como um problema de design e não simplesmente como um problema de crenças.
  • Observe que os programas de conformidade atuais muitas vezes se concentram implicitamente nas crenças e valores dos funcionários. O desafio é que as empresas podem dizer as coisas certas, mas não colocá-las em prática.
  • Os professores poderiam se referir à declaração da missão da Enron, incluindo uma rendição fictícia e intencionalmente humorística que está mais próxima do comportamento real da Enron.
  • Explique que incentivar a ética através do design se concentra na atenção, motivação e normas de uma pessoa.

Transformando princípios em prática (20 min)

  • Apresentar dois passos básicos para transformar princípios em prática:
  1. Princípios articuladores: as declarações de missão devem ser memoráveis, acionáveis e focadas em atributos fundamentais únicos.
  2. Promulgação de princípios: criar normas que guiem a ação.
  • Estresse os dois principais problemas de transformar princípios em práticas cotidianas: O primeiro é a inconsciência ética, pois os princípios guiam o comportamento apenas quando se pensa neles; o segundo, é que as ações guiam o comportamento mais do que os princípios e as palavras articulados.
  • Discuta a demonstração do consultor de investimentos no exercício 3, como uma ilustração da consciência ética.

Estudo de caso: seu farol ético (30 min)

  • Dê aos alunos cinco minutos para discutir o seu farol ético com a pessoa sentada ao seu lado.
  • Discuta as seguintes perguntas com a classe:

1. Qual foi o seu farol ético?

2. Como eles lidam com os princípios éticos?

3. Como eles implementam os princípios nas práticas cotidianas (como na contratação, na avaliação, na remuneração ou nas políticas)?

4. Como eles respondem às falhas éticas inevitáveis?

Projetando uma organização mais ética (30 min)

  • Discuta exemplos concretos de organizações que projetem sistemas mais éticos em práticas cotidianas de contratação, promoção, recompensa e monitoramento.

Conclusão (5 min)

Termine com o resumo da sessão, e um quadro para lembrar as dimensões psicológicas mais importantes a ter em mente ao projetar um sistema mais ético.

 
Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início