Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios

 

Esta seção contém sugestões para exercícios educacionais em sala de aula e pré-classe; também se sugere, em uma seção separada, uma tarefa pós-aula, para avaliar a compreensão do aluno do Módulo.

Os exercícios nesta seção são mais adequados para turmas com o máximo de 50 alunos, em que os alunos podem ser facilmente organizados em pequenos grupos, em que discutem casos ou realizam atividades, antes que os representantes do grupo forneçam as suas impressões para toda a classe. É possível ter a mesma estrutura de grupos pequenos em grandes classes, composta por algumas centenas de alunos, embora seja mais desafiador e o professor pode querer adaptar técnicas de facilitação para garantir tempo suficiente para as discussões em grupo, bem como fornecer uma devolutiva para toda a classe. A maneira mais fácil de lidar com a exigência de uma pequena discussão em grupo em uma grande classe é pedir aos alunos que discutam os problemas com os quatro ou cinco alunos sentados perto deles. Dadas as limitações de tempo, nem todos os grupos serão capazes de fornecer devolutivas em cada exercício. Recomenda-se que o professor faça seleções aleatórias e tente garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de fornecer devolutivas, pelo menos uma vez durante a sessão. Se o tempo permitir, o professor pode facilitar uma discussão em plenário, após cada grupo ter dado sua devolutiva.

Todos os exercícios nesta seção são apropriados para estudantes de pós-graduação e graduação. No entanto, como o conhecimento prévio e a exposição dos alunos a essas questões variam amplamente, as decisões sobre a adequação dos exercícios devem ser baseadas em seu contexto educacional e social. O professor é incentivado a se relacionar e conectar cada exercício às principais questões do Módulo.

Os três primeiros exercícios referem-se a pesquisas que podem ser concluídos como parte do processo de preparação da turma. Será útil pedir aos alunos que concluam um ou mais desses questionários antes de participar da aula, para ilustrar alguns dos conceitos importantes da ética comportamental. O professor pode recolher as respostas dos alunos antes da aula começar. Durante a aula, o professor pode usar dados dos questionários para ilustrar conceitos importantes. Os alunos devem ser capazes de discutir o significado desses resultados, e lembrar-se deles, quando virem os conceitos subjacentes refletidos em seu próprio comportamento. Uma parte importante da ética comportamental é o conhecimento adquirido a partir de experimentos científicos comportamentais. Os questionários pré-aula permitem que os alunos vislumbrem como esses experimentos são conduzidos. Cada pesquisa pode levar até  trinta minutos para ser concluída. Os alunos devem responder a todas as perguntas da forma mais honesta e natural possível. Não há respostas certas ou erradas, portanto os alunos não devem perder tempo procurando respostas na Internet ou em outras fontes externas. Eles devem fornecer as suas melhores estimativas e seguir as suas intuições. As suas respostas devem permanecer completamente confidenciais e anônimas. O professor deve ser a única pessoa com acesso a todo o conjunto de dados. Todos os dados apresentados em sala de aula serão de respostas agregadas, não de respostas individuais.

Os questionários são seguidos por um exercício presencial, no qual os alunos escolhem e analisam seu próprio estudo de caso de um farol ético.

 

Questionário pré-aula 1:   O Eu versus o comportamento dos outros

A pesquisa  está disponível no anexo

Diretrizes do professor

Um resultado empírico muito confiável é que as pessoas tendem a ser hipócritas, quando acreditam de que são mais éticas do que outras. Pesquisas recentes revelaram que esse efeito é realçado de tal forma que as pessoas tendem a estar especialmente confiantes de que não são tão antiéticas  quanto outras. Ou seja, as pessoas tendem a acreditar que são menos propensas a se envolverem em comportamentos antiéticos do que outras, e podem ou não acreditar que são mais propensas a se envolverem em comportamentos éticos. Isso importa pois as pessoas tendem a subestimar a probabilidade de se envolverem em comportamentos antiéticos e, portanto, subestimarem o perigo dos riscos éticos e das tentações em suas próprias vidas.

Você pode demonstrar essa presunção, simplesmente pedindo aos alunos para preverem a probabilidade de se envolverem em uma série de comportamentos morais e imorais, em comparação com outros da classe. Esta pesquisa pede aos alunos que façam exatamente isso. Especificamente, os alunos são solicitados a prever a probabilidade de se envolverem em uma série de 14 comportamentos, em comparação com outros da classe. Você pode simplesmente mostrar para a classe a classificação média para cada comportamento. Você também pode relatar a classificação média, para os sete comportamentos morais, e os sete comportamentos imorais separadamente.

As perguntas desta pesquisa são feitas em Klein, Nadav e Nicholas Epley (2016). Maybe holier, but definitely less evil, than you: Bounded self-righteousness in social judgment. Journal of Personality and Social Psychology, vol.110, pp.660-674. Uma explicação ampliada desta pesquisa é fornecida na seção 'Ferramentas de ensino adicionais' do Módulo.

 

Pesquisa pré-aula 2:   Quanto?

A pesquisa  está disponível no anexo

Diretrizes do professor

Esta pesquisa pede que os alunos indiquem quanto precisariam ser pagos para realizar uma série de ações diferentes. Esta pesquisa reflete a existência de cinco diferentes fundamentos morais básicos, propostos, pela primeira vez, e identificados por Jonathan Haidt e seus colegas. Embora grande parte da pesquisa existente se concentre nas diferenças entre as pessoas e na importância desses cinco fundamentos morais básicos, também existe um grande grau de comunhão entre as pessoas. Embora os indivíduos possam valorizar algumas bases mais do que outras, quase todos reconhecem a importância de cada fundação. Os professores podem mostrar isso simplesmente através desta pesquisa, pois os alunos provavelmente dirão que precisam ser compensados mais para realizar a violação moral mais extrema em cada um desses cinco pares, do que para executar a versão menos extrema. Os docentes podem relatar a média da classe, em cada item da pesquisa, ou simplesmente notar que a média para o segundo ato é maior do que no primeiro ato, em todos os cinco fundamentos morais. Se isso não for verdade nos resultados dessa classe em particular,então os professores podem falar sobre por que isso pode ser (ter certeza de notar problemas com pequenos tamanhos de amostra também, se acontecer de ter uma classe pequena).

Esta pesquisa é baseada em experimentos descritos nas seguintes publicações: Haidt, Jonathan (2012). A Mente Justa: Por que as pessoas boas são divididas por política ereligião. Nova York: Pantheon Books (ver especialmente capítulo 7); Graham, Jesse, Jonathan Haidt e Brian A. Nosek (2009). Liberais e conservadores dependem de diferentes conjuntos de fundamentos morais.   Journal of Personality and Social Psychology, vol. 96, pp. 1029-1046. Uma explicação ampliada desta pesquisa é fornecida na seção 'Ferramentas de ensino adicionais' do Módulo.

 

Pesquisa pré-aula 3: Demonstração de aconselhamento de investimento

A pesquisa está disponível no anexo

Diretrizes do professor

Esta demonstração ilustra o conceito de consciência ética, pedindo aos alunos que imaginem que eles são assessores de investidores que estão considerando quatro fundos mútuos, um dos quais (Fortitude Investments) é o fundo alimentador Bernard Madoff (o fundo que foi o maior esquema Ponzi da história, até hoje). A Figura 1 mostra a figura que os alunos veem na pesquisa pré-aula. S&P 500 ou Standard & Poor's 500 refere-se a um índice do mercado de ações americano, baseado na capitalização de mercado de 500 grandes empresas.

Figura 1. Figura de demonstração de investimento, usada na pesquisa pré-aula.

Após visualizar o desempenho dos quatro fundos, os alunos são solicitados a indicar em qual fundo aconselharia um cliente a investir. Eles também são solicitados a indicar em qual fundo eles investiriam seu próprio dinheiro. Os alunos são então solicitados a indicar o quão suspeito e potencialmente antiético parece cada um dos fundos.

Muitos estudantes (muitas vezes, a maioria dos estudantes), recomendarão e investirão pessoalmente na Fortitude Investments (o que os alunos recomendam e o que eles investem pessoalmente é geralmente semelhante, e os alunos normalmente trocam de fundos devido a diferenças nas preferências de risco de seu suposto cliente, em vez de devido a considerações éticas). Isso porque os retornos são estáveis, positivos e têm pouca volatilidade ao longo do período mostrado no valor da pesquisa. No entanto, a Fortitude Investments também é um fundo problemático para investir. Os resultados apresentados na pesquisa são retornos reais de quatro fundos diferentes, durante um período de cinco anos (na realidade, de 2000 a 2005). Fortitude Investments é, na verdade, o Bernie Madoff Feeder Fund, que foi o maior esquema Ponzi executado na história humana, até agora. Os retornos reais do fundo Madoff de 2000-2009 são mostrados na Figura 2. O período à esquerda da linha vertical é o que os alunos mostram desse fundo na pesquisa pré-aula.

Figura 2. Desempenho real da Fortitude Investments (The Madoff Feeder Fund) de 2000 a 2009, o ponto em que a fraude de Madoff foi descoberta.

Quando Madoff foi detido, muitos se perguntaram por que tantas pessoas investiram no fundo Madoff. Parte da resposta é que as pessoas se comportam eticamente quando a ética é considerada no momento em que uma pessoa está tomando uma decisão. Quando você está investindo pensa apenas em lucros, retornos e minimização da volatilidade, sem realmente pensar na ética; neste sentido, as pessoas éticas podem acabar fornecendo conselhos antiéticos ou investindo em uma prática antiética. Isso ilustra a importância da consciência ética na tomada de decisões.

Para esta demonstração, você vai querer informar a porcentagem de seus alunos que recomendam cada fundo ao seu cliente, e também a porcentagem daqueles que optam por investir nele, eles mesmos. Você também pode relatar as classificações médias de quão suspeito e antiético o fundo Madoff (Fortitude) parece. Normalmente, depois de tomar sua decisão de investimento, os alunos classificarão a Fortitude Investments (o fundo Madoff) como sendo menos ética do que os outros fundos e mais propensa a estar envolvida em atividades suspeitas, em média. Você pode usar essas classificações para apontar que os alunos são capazes de dizer a diferença entre fundos que parecem éticos e aqueles que não parecem, mas que eles podem, no entanto, optar por investir em um fundo antiético simplesmente porque eles não estavam pensando sobre essas considerações éticas no momento em que eles estavam tomando sua decisão de investimento.

Esta pesquisa é baseada no experimento discutido em Zhang, Ting, Pinar O. Fletcher, Francesca Gino e Max H. Bazerman outros (2015). Redução da ética delimitada: Como ajudar os indivíduos a perceber e evitar comportamentos antiéticos.  Dinâmica Organizacional, vol. 44, nº 4, pp. 310-317. Uma explicação ampliada desta pesquisa é fornecida na seção 'Ferramentas de ensino adicionais' do Módulo.

 

Estudo de caso: Farol Ético

Peça aos alunos que pensem na organização ou sociedade que lhes parece mais ética. Esta seria uma organização ou sociedade que é um farol ético que os alunos podem querer imitar. Peça aos alunos que se concentrem especificamente no que a organização ou sociedade faz para transformar seus princípios éticos em práticas cotidianas e discutir as seguintes questões:

  • Qual foi o seu farol ético?
  • Como eles lidam com os princípios éticos?
  • Como eles introduzem os princípios nas práticas cotidianas (como a contratação, avaliação, remuneração ou polícia)?
  • Como eles respondem a falhas éticas inevitáveis?

Diretrizes do professor

Muita conversa sobre ética se concentra em comportamento antiético. Um componente importante da concepção de uma vida, organização ou sociedade mais ética é de identificar organizações ou sociedades que parecem estar tendo algum sucesso. Claro, nenhuma pessoa, organização ou sociedade é perfeita, mas alguns se comportam de forma mais ética do que outros. O objetivo deste exercício é incentivar os alunos a apreciar como as organizações éticas se relacionam com as suas próprias vidas, e articular o que uma organização ética significa, em seus próprios termos. Os alunos devem se sentir livres para selecionar qualquer exemplo, mas o professor pode estimular os alunos fornecendo alguns exemplos conhecidos de sua região.

 
Seguinte: Exemplo de estrutura de aula
Regressar ao início