Este módulo é um recurso para professores 

 

Introdução

 

Evidências de pesquisas científicas comportamentais mostraram que as pessoas são menos consistentes e menos racionais em suas decisões do que gostariam de admitir a si mesmas. Às vezes, uma pessoa pode não estar ciente o quanto seu comportamento desvia de padrões éticos. Isso porque justificativas e julgamento tendencioso desfocam a percepção de violações éticas (OCDE, 2018). Este Módulo proporciona uma breve introdução ao campo da ética comportamental, que estuda  os processos psicológicos que impulsionam comportamentos éticos e antiéticos. O objetivo desse Módulo é fornecer aos alunos elementos sobre o comportamento humano que podem ser facilmente traduzidos em ações que eles podem tomar, para criar ambientes mais éticos. O Módulo propõe que os alunos respondam até três questionários antes do início das aulas, como parte do processo de preparação. Esses questionários fornecerão dados que podem ser utilizados para ilustrar os conceitos apresentados no Módulo. Os alunos entenderão melhor os conceitos, quando puderem ver esses conceitos em seu próprio comportamento. Os questionários pré-aula são uma inovação crítica para este Módulo, pois ilustram não apenas o conteúdo do curso, mas também como a ciência comportamental é conduzida.

O Módulo é um recurso para professores. Ele fornece um esboço para uma aula de três horas, mas pode ser usado para sessões mais curtas ou mais longas, ou estendido para um curso completo (ver: Diretrizes para desenvolver um curso autônomo).

 

Objetivos de aprendizagem

 
  • Identificar riscos éticos na vida cotidiana, sociedades e organizações que podem levar a escolhas antiéticas, como estruturas que difundem a responsabilidade ou um grupo que coletivamente desestigmatiza o comportamento
  • Entender que as escolhas éticas não são feitas isoladamente, mas como parte da interação social (então o que os outros pensam ou fazem importa)
  • Usar elementos comportamentais para criar um ambiente que incentive   comportamentos mais éticos
  • Compreender que a concepção de políticas comportamentais pode ser implementada efetivamente para aumentar o comportamento ético, a muito pouco custo financeiro
 
Seguinte: Temas chave
Regressar ao início